: Mais Magazine:: Comentários: 0

O Festival da Terra Transmontana (FTT) está consolidado como um dos grandes eventos culturais da região transfronteiriça do nordeste
transmontano.


Entre os dias 26 e 28 de julho a zona histórica de Mogadouro, coroada pelo castelo templário da vila, vai acomodar toda a máquina humana, artística e cultural que vai dar vida a este Festival, dedicado à preservação e à revitalização das tradições transmontanas.


O tema escolhido para este ano “Retratos da Nossa Gente”, inspirado na Literatura de J. Rentes de Trabalho, escritor com origens em Estevais, uma aldeia do concelho de Mogadouro, que foi homenageado pelo Município no passado mês de maio.


O FTT tem uma forte componente lúdica, com vários espaços e espetáculos dedicados às crianças, para que estas conheçam algumas particularidades da nossa cultura. A música é de timbre folk e de expressão tradicional, com a atuação de grupos de pauliteiros, máscaras de rituais de solstício de inverno, gaiteiros e muitas animações e figurantes.


O FTT também é uma oportunidade para dar a conhecer a gastronomia regional, que estará presente nas várias tasquinhas especialmente abertas para o evento, dispersas pelo espaço do Festival, permitindo assim que todos tenham acesso às iguarias transmontanas.


O artesanato e os produtos típicos da região também são protagonistas do certame, ocupando dezenas de expositores que o Município disponibilizou para o efeito.

O Município entende o Festival da Terra Transmontana como uma oportunidade em várias vertentes: cultura, património, gastronomia, artesanato, turismo e comércio, e pretende continuar a investir neste evento, conferindo-lhe um cariz cada vez mais agregador e dinâmico.

A sessão de inauguração, marcada para as 18H00 de 26 de julho, contará com a presença dos Municípios vizinhos e dos principais agentes regionais de gestão do território. A Câmara Municipal pretende alargar as parcerias institucionais às autarquias espanholas mais próximas do nosso território, reforçando as relações de cooperação transfronteiriça.