: Mais Magazine:: Comentários: 0

Localizadas no extremo sudoeste da ilha de São Miguel, nos Açores, as Termas da Ferraria têm uma história que remonta a meados do século XX. Contudo, as suas qualidades terapêuticas já haviam sido mencionadas pelo historiador Gaspar Frutuoso na obra “Saudades da Terra”. Combinando o calor das rochas vulcânicas com a água do mar, este destino tornou-se um verdadeiro spa termal, oferecendo experiências únicas e revitalizantes aos seus visitantes.

À beira-mar, no ponto mais extremo do sudoeste da ilha de São Miguel, nos Açores, encontra-se o lugar encantador da Ferraria. Integrado no Monumento Natural Regional do Pico das Camarinhas e Ponta da Ferraria, este tesouro natural é composto por várias estruturas de origem vulcânica de um valor imensurável em termos paisagísticos e científicos. Porém, para além da sua beleza e interesse científico, é de salientar outra grande riqueza: as duas nascentes de águas termais de origem vulcânica, que não só aquecem as piscinas naturais locais, como também abastecem o seu complexo termal. Com esta localização privilegiada, as Termas da Ferraria proporcionam aos seus visitantes banhos em mar aberto, numa fusão de água salgada com água termal. O exotismo das Termas da Ferraria deve-se às águas de nascentes vulcânicas que correm no subsolo (furos de 20 metros) a uma temperatura de 62º C. São necessariamente arrefecidas na mistura com águas extraídas do mar que rondam os 20º C. Este prodígio é mais um resultado da história de acidentes vulcânicos que esculpiram a paisagem açoriana. Acredita-se que a erupção que originou a Ferraria e fez crescer o contíguo Pico das Camarinhas – que antes caía abruptamente sobre o mar – ocorreu por volta de 1140, ou seja, ainda antes de a ilha ser colonizada.

Atualmente, as Termas da Ferraria oferecem uma variedade de serviços centrados no termalismo, bem-estar, fisioterapia e estética. Consideradas um caso único no mundo, as águas termais da Ferraria são conhecidas por aliviar uma série de condições, desde problemas reumáticos e nevrites até casos de psoríase. Além dos tratamentos terapêuticos, as Termas da Ferraria oferecem igualmente serviços de organização de programas de team building e eventos empresariais e particulares. Com atividades indoor e outdoor, o complexo termal é o local ideal para reuniões ou até mesmo momentos de convívio. Este local dispõe ainda de um restaurante com capacidade para cerca de 55 pessoas, cuja cozinha se baseia no conceito welness & sensorial tasty food, e de um bar, um espaço muito acolhedor, excelente para tomar um chá ou beber um bom vinho. Posto isto, se procura uma experiência verdadeiramente relaxante, as Termas da Ferraria são uma escolha incomparável. Este cenário de ficção científica tem ainda mais encanto ao final do dia, quando o sol se põe diretamente à sua frente, criando uma atmosfera mágica e memorável.