: Mais Magazine:: Comentários: 0

A Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC) é uma instituição de ensino de referência no panorama da formação jurídica em Portugal, fruto do seu vasto legado na área do Direito no nosso país. Fique a conhecer, pela voz de Jónatas Machado, Diretor da FDUC, as mais-valias de estudar naquela que é a mais antiga Faculdade portuguesa.

Qual a oferta formativa que a FDUC tem ao dispor dos seus alunos?

Prof. Jonatas Machado: Temos no 1º ciclo a licenciatura em Direito, em Direito Luso-Brasileiro e em Administração Público-Privada. No 2º ciclo, temos mestrados em direito, em ciências jurídico-forenses e em administração público-privada. No 3º ciclo, temos doutoramentos que abrangem qualquer área do direito. Também é facultada a obtenção de pós-doutoramento em direito no nosso Instituto Jurídico, o qual vem realizando investigação nos mais variados domínios jurídicos. Os nossos centros especializados de ensino e investigação promovem cursos não conferentes de grau nas mais variadas áreas. Centenas de encontros, colóquios e seminários jurídicos e dedicados à Administração são levados a cabo anualmente.

Prof. Jonatas Machado

Quais as caraterísticas e valores que regem o vosso programa formativo e que, desta forma, se mostram como fatores diferenciadores e fundamentais para que os jovens escolham a FDUC para prosseguir os seus estudos?

Prof. Jonatas Machado: Queremos continuar a manter seriedade, rigor, profundidade, abertura, tolerância e espírito crítico no ensino e na investigação. Estamos perante um mundo real e virtual em transformação acelerada, o que suscita, tanto no plano ético como no plano científico e tecnológico, uma abordagem nova e criativa. Para a FDUC, o universitário completo não deve possuir apenas bons conhecimentos científicos e técnicos, devendo também ser uma pessoa de raiz humanista, culta e equilibrada, porque a cultura e o equilíbrio fazem parte da essência da equidade, da justiça e de uma boa administração. Estamos a promover unidades curriculares em inglês e focados no estudo dos efeitos da inteligência artificial no Direito e na Administração. Oferecemos condições para que os alunos possam estudar, aprender e refletir, mas apoiamos também a realização de outras dimensões que contribuam para um desenvolvimento harmonioso, como a vertente cultural, física, social e ambiental. Para este desiderato, temos uma das melhores bibliotecas jurídicas da Europa, um corpo docente de excelência e organismos estudantis vivos e atuantes. E uma cidade acolhedora que convida às festas académicas e às práticas desportivas e culturais.

Para além da Faculdade de Direito de Coimbra ser a mais antiga de Portugal, insere-se ainda num local muito particular, declarado Património Mundial da UNESCO, em 2013. Qual a importância e significado de todo o contexto em que a FDUC se enquadra?

Prof. Jonatas Machado: Embora a FDUC viva no presente a pensar no futuro, este belo local faz-nos reviver a nossa riquíssima cultura. Recorda-nos que o equilíbrio entre a tradição e a inovação se faz a partir de profundas raízes históricas. Quem estuda na FDUC sente fazer parte de um projeto de ensino e investigação que se iniciou há séculos, mas sempre virado para o presente e para futuro. Este contexto de reflexão obriga-nos a ser ambiciosos: o mundo é o nosso limite.