: Mais Magazine:: Comentários: 0

A operar em Portugal desde 2012, a Opticalia é uma ótica jovem e irreverente que se pauta pela comunicação disruptiva no setor, elegendo a moda como fator diferenciador. A marca é líder de mercado no seu segmento, apresentando um crescimento notável, contando já com 261 lojas por todo o país. Em entrevista à Mais Magazine, o Diretor-Geral António Alves, fala-nos sobre o crescimento da marca em Portugal, das mais-valias dos seus serviços e da rede de associados da Opticalia que promete continuar a expandir-se.

O ano de 2012 marca a rampa de lançamento da Opticalia em Portugal e o segredo para o sucesso que hoje apresenta muito se deve ao modo disruptivo como a marca desde sempre comunicou com os portugueses. Ao contrário do que era corrente na época, onde os óculos graduados eram associados a uma condição médica, a Opticalia rompeu por completo com o paradigma, promovendo os óculos também como um acessório de moda. “Procurámos desde o início mudar o paradigma associado ao uso de óculos graduados, de um complemento e necessidade médica para algo que é tudo isso, mas que também é um complemento de moda, uma extensão do que vestimos e do modo como nos sentimos. Para nos ajudar, claro que tínhamos de ter parceiros de confiança e, por isso, estabelecemos parcerias para a distribuição em exclusivo das coleções de eyewear das principais marcas internacionais de moda no mundo do vestuário, como a Mango, a Pedro del Hierro, a Custo Barcelona, e do grupo Inditex, a Pull&Bear, entre outras”, afirma António Alves.

A forma como a marca se posicionou no mercado tem-lhe merecido um crescimento assinalável, contando já com 261 lojas espalhadas por todo o país, sustentado “por uma equipa composta pelos melhores técnicos e profissionais do setor e por um serviço de excelência que tem vindo a ser reconhecido nos últimos dez anos consecutivamente com o prémio cinco estrelas”. António Alves reconhece que “a essência do negócio é a fidelização do cliente”, levando a que o serviço prestado pela Opticalia prime pela excelência, sempre com o foco na satisfação do cliente. Paralelamente, a ótica garante ainda os melhores produtos do mercado (armações e lentes), trabalhando diretamente com os principais fornecedores de produtos óticos e apostando nas ferramentas e tecnologias de ponta que permitam dar resposta às necessidades dos seus clientes.

O trabalho bem-sucedido da Opticalia leva a que, atualmente, seja a única ótica em Portugal vencedora de um “Prémio Serviço 5 Estrelas”, algo que para António Alves é um enorme orgulho e um grande incentivo. “É um galardão que a Opticalia tem muito orgulho em ter ganho todos os anos desde que este foi criado, já pelo décimo ano consecutivo, por ser um prémio feito com base na avaliação real de clientes nossos e da perceção do mercado sobre a nossa marca. É o reconhecimento do esforço diário dos nossos colaboradores que são a nossa voz junto dos clientes. É um incentivo importante para quem se junta à nossa rede de associados, mas também um desafio grande, porque tem de ser alguém que seja um porta-voz de excelência da nossa marca no mercado onde atua”, afirma o Diretor-Geral da Opticalia.

António Alves destaca ainda que um dos pilares para que a marca seja um caso de sucesso no país, prende-se com o facto de não ser um “franchising tradicional”, mas antes um “sistema de parceiros” que atua de uma forma independente. “Da parte da Opticalia, garantimos o acesso às nossas ferramentas, à nossa loja online, ao nosso seguro de óculos, a todos os acordos que temos fechados com as principais seguradoras, a ferramentas de facilidade de crédito para os clientes, os acordos que temos fechados com os nossos fornecedores preferenciais, ou seja, damos apoio e acesso a tudo o que o ótico precisa para se tornar líder no seu mercado de influência, ou caso já o seja, para chegar aos nossos públicos e consolidar cada vez mais a sua posição. Da parte do franchisado, este deve ser um digno representante da marca, garantindo o cumprimento da cultura e imagem da Opticalia, por um lado, e por outro, focando as suas compras nos parceiros da Opticalia. Acreditamos que esta associação que estabelecemos a três partes é uma componente importantíssima do nosso negócio e que beneficia todos: o ótico, a Opticalia e os fornecedores”, conclui.