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Os 90 anos de experiência na área da educação aliados ao ensino de excelência prestado, conferem ao Colégio de Gaia um estatuto de referência no panorama educativo português. Com uma oferta que vai desde os 3 anos até ao ensino secundário e com uma formação baseada nos princípios católicos, o Colégio de Gaia é, cada vez mais, uma instituição que visa não apenas formar o aluno enquanto futuro profissional, mas também como Pessoa.

Qual a oferta pedagógica que o Colégio de Gaia-Escola Católica disponibiliza aos seus alunos?

O Colégio de Gaia é um Estabelecimento de Ensino Particular e Cooperativo, com 90 anos dedicados à educação, e com uma população escolar que, atualmente, se estende da educação pré-escolar ao 12.º ano de escolaridade, constituído por 1562 alunos, 56 turmas, 96 docentes e 49 não docentes. Atendendo a esta diversidade de níveis de ensino, o Colégio de Gaia tem um contexto muito peculiar e inovador, do ponto de vista pedagógica e educacional. Aliás, o Ministério da Educação e o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social têm reconhecido a excelência do papel desempenhado pelo Colégio nos domínios da promoção, da qualificação dos jovens e do combate ao abandono escolar. No ensino secundário, a oferta formativa é constituída por 13 cursos com planos próprios (39 turmas), cofinanciados: Administração e Marketing; Análises Químico-Biológicas; Animação e Gestão Desportiva; Comunicação Multimédia; Contabilidade e Gestão Empresarial; Desenhador de Projetos – Arquitetura e Engenharia; Eletrónica, Telecomunicações e Computadores; Eletrónica Industrial e Automação; Informática e Tecnologias Multimédia; Mecânica e Design Industrial; Tecnologias da Saúde; Tecnologias e Segurança Alimentar; Tecnologias e Sistemas de Informação. Neste contexto, há trinta e nove anos que o Colégio de Gaia proporciona uma oferta educativa/formativa diferenciadora, atenta ao meio envolvente, dando respostas atuantes às solicitações daqueles que procuram esta instituição de ensino. Como reflexo, o caminho feito ao nível da formação qualificante, desde o arranque do ensino técnico-profissional, em 1984/85, até aos atuais cursos com planos próprios, tem conhecido uma procura crescente, quer de candidatos, motivados pela mais-valia que as aprendizagens, com forte, efetiva e vincada componente tecnológica lhes proporcionam, a par da possibilidade do prosseguimento de estudos, com vantagens, num amplo conjunto de instituições de ensino superior; quer do tecido empresarial da região que nos procura. Em suma, no ensino secundário, são ministrados cursos que se regem por planos de estudo próprios, integrando, de forma explícita e harmonizada, as formações geral, ética, científica e tecnológica, à luz do conceito de educação integral e inclusiva, orientada para a cidadania. É, igualmente, um ensino em que a vertente técnica é de tal modo fortalecida que o aluno poderá ingressar, no final deste percurso escolar, na vida ativa, como técnico do nível 4 do Quadro Nacional de Qualificação (QNQ), em áreas de inegável empregabilidade, ou prosseguir, estudos, num amplo conjunto de instituições de ensino superior.

Que instituições ou projetos fazem parceria com o vosso colégio e que vantagens trazem para os estudantes?

O Colégio de Gaia promove a relação com o meio empresarial, autarquias, instituições de ensino superior, organismos públicos e privados, sempre com a preocupação de facultar aos alunos a aquisição e o desenvolvimento de competências técnicas, relacionais e organizacionais relevantes para o seu perfil profissional, académico e pessoal. A título de exemplo, no âmbito da Formação em Contexto de Trabalho (FCT), o Colégio de Gaia tem celebrados cerca de 660 protocolos institucionais. Em consonância com o Plano Anual de Atividades, são inúmeros os projetos/concursos trans e interdisciplinares de âmbito local, nacional e internacional, que têm sido implementados. Salientam-se, entre outros, os inúmeros projetos de voluntariado, como, por exemplo, a participação no Banco Alimentar conta a Fome, as campanhas de angariação de bens promovidas pela Cáritas e a Cruz Vermelha Portuguesa; os programas Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, Hydrogen Society – Innovation Camp, «Cidadania e Política(s)»; os concursos «A Empresa», promovido pela Junior Achievement Portugal, a «Melhor Escola», promovido pelo jornal “O Gaiense”, VIII Olimpíadas de Marketing e Publicidade, as Olimpíadas Internacionais da Biologia (Dubai), X Olimpíadas da Economia, o ToPAS, o TECLA 2023, e o GAME JAM. Por fim, destacamos que, atendendo a que grande parte dos nossos alunos do 12.º ano tem como objetivo prosseguir estudos, o Colégio realiza, anualmente, uma “Mostra de Ensino Superior e Formação” dirigida a alunos e pais/encarregados de educação, permitindo o contacto com as instituições participantes, ajudando-os a clarificarem as suas opções.

Que valores estão explanados no vosso plano de ensino e que consideram ser os mais relevantes para transmitir aos alunos?

Em linha com o Projeto Educativo, revisto recentemente, o Colégio de Gaia preconiza valores como a aprendizagem permanente; a responsabilidade; o respeito e igualdade; a proatividade; a integridade e lealdade; além da fraternidade e espírito de equipa.

O Colégio de Gaia oferece a possibilidade aos seus alunos de realizaram o seu percurso desde a educação pré-escolar até ao ensino secundário. De que forma é que este percurso escolar está articulado e fornece aos estudantes um ensino sustentado?

O Colégio de Gaia tem por missão proporcionar aos alunos uma formação integral, assente na qualidade, no conhecimento e no desenvolvimento das dimensões humana, social, cultural e ética. Assim, procuramos apontar caminhos de realização humana – oferecendo aos alunos, enquanto Pessoas, um espaço onde se sintam bem, acolhidos, animados e felizes, educando-os e formando-os para a sociedade, tendo em conta não apenas os seus interesses imediatos, mas também os seus interesses futuros, estando atentos ao mundo que os rodeia.

Como instituição que ministra cursos do ensino secundário, de que forma o Colégio de Gaia apoia a inserção e a transição para o ensino superior?

Para realizar a monitorização dos processos de inserção profissional e o acompanhamento do percurso dos diplomados, o Colégio de Gaia possui um Gabinete de Inserção na Vida Ativa (GIVA) que, neste âmbito, conta com a colaboração da equipa do Sistema Interno de Garantia da Qualidade/EQAVET. Este serviço foi criado em 1998, em harmonia com o Projeto Educativo do Colégio, com a finalidade de informar, apoiar e acompanhar os alunos e diplomados do Colégio de Gaia no seu percurso de inserção académico e profissional. Colabora, também, na organização e gestão dos estágios curriculares, no âmbito FCT. Atendendo a que mais de 90% dos alunos dos nossos cursos com planos próprios pretende prosseguir os seus estudos no ensino superior, o Colégio disponibiliza, através do GIVA, sessões de esclarecimentos junto dos alunos. Promove, igualmente, workshops e visitas de estudo com diversas instituições de ensino superior e organiza, anualmente, um encontro «Mostra de Ensino Superior e Formação», dirigida a alunos e a pais/encarregados de educação.

Que infraestruturas educativas, equipamentos e recursos o colégio disponibiliza para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos?

Colégio de Gaia dispõe de uma área superior a 10.000 m², respeitante às infraestruturas associadas ao seu funcionamento. Para a lecionação conta com 28 laboratórios técnicos, 72 salas de aula, uma sala multiusos, e uma mediateca, dois pavilhões multidesportivos, uma piscina coberta e aquecida, um campo de futebol sintético, um espaço polidesportivo e um mini complexo de atletismo.

O Colégio de Gaia está certificado pelo selo EQAVET. Qual o significado e importância desta certificação?

Assegurar o alinhamento do sistema de garantia da qualidade com o Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais (EQAVET), foi, é e será, um desígnio estratégico da nossa Instituição, com vista à melhoria contínua da sua oferta de educação e formação. Trata-se de um processo exigente, que envolve, permanentemente, toda a comunidade educativa (alunos, encarregados de educação, docentes e não docentes, empregadores, parceiros sociais, autarquia e a entidade titular), em torno da consecução dos objetivos da instituição. Contudo, salienta-se que, mesmo antes de o Colégio ter iniciado o processo de alinhamento com o Quadro EQAVET, em 2018, sempre assumiu a qualidade do serviço que presta como uma mais-valia. Com efeito, já possuía, e reforçou, os mecanismos de monitorização e avaliação da eficiência e eficácia da formação que ministra. O alinhamento com o Quadro EQA-VET surgiu, assim, como uma oportunidade para melhorar, explicitar e reforçar as práticas já existentes.

O que é que ainda gostaria de ver a sua instituição alcançar?

Desejamos que o Colégio de Gaia seja, cada vez mais, desde a educação pré-escolar ao 12.º ano de escolaridade, uma instituição de referência, escolhida pelas famílias e pelos jovens pela excelência da sua formação, sustentada numa educação de qualidade, atrativa, diferenciada e competitiva. Além disto, apostamos numa sólida formação humana, social, cultural e cívica, no serviço à comunidade, intervindo na vida cultural, social e desportiva do concelho de Vila Nova de Gaia e áreas limítrofes. Queremos um Colégio socialmente reconhecido pelo prestígio do seu corpo docente, pela formação de excelência dos seus diplomados e pelo profissionalismo do pessoal não docente, onde se sintam motivados, comprometidos, com um forte sentimento de pertença e de orgulho na instituição.