: Mais Magazine:: Comentários: 0

O Colégio CBE (Centro de Bem-Estar Infantil e Juvenil do Coração de Jesus) é um estabelecimento de Ensino Particular e Cooperativo, fundado pelas Irmãs Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora, em 1893.

A escola assume um papel relevante no processo de desenvolvimento das crianças e, como tal, é responsável pela transmissão de conhecimentos e valores que são fundamentais para o futuro. O Colégio CBE, que conta com ensino pré-escolar e 1º ciclo, tem uma oferta pedagógica que pretende ir ao encontro disso mesmo, apostando num ensino que procura estabelecer um equilíbrio entre o desenvolvimento de competências nos vários domínios de aprendizagem e um leque de valores estruturantes que decorrem do ideário da congregação, de matriz assumidamente franciscana. O lema adotado pela instituição “Servir, educando” reflete o seu compromisso educativo na promoção da inclusão e no desenvolvimento integral e responsável da criança. Para tal, conta com uma equipa educativa motivada na concretização do seu projeto educativo, estruturado em eixos de ação multinível, orientados numa linha de compromisso com a nossa identidade institucional, partindo de uma prática pedagógica reflexiva e aberta à inovação pedagógica.

Trata-se de um projeto de (des)envolvimento educativo que procura promover respostas diferenciadas e integradoras, contando ainda com excelentes instalações que permitem que os estudantes tenham uma boa experiência educativa. O recinto escolar integra vários espaços ao ar livre, zonas verdes e de recreio, salas de aula e de atividades bem equipadas, ginásio, estúdio de dança, campo de jogos, piscina (…) que permitem realizar um vasto conjunto de atividades de âmbito letivo, recreativo, desportivo e de enriquecimento curricu-ar. Apesar da importância de boas instalações para um bom ensino, o papel de toda a equipa docente e não docente da instituição é crucial no desenvolvimento físico, emocional e intelectual de cada uma das crianças.

O CBE é uma instituição aberta à comunidade envolvente e conta ainda com um conjunto de parcerias que são uma reconhecida mais-valia. O facto de integrar o grupo de Estabelecimentos de Ensino FMNS permite, desde logo, realizar um conjunto de atividades formativas, culturais e desportivas em conjunto, bem como ter a possibilidade de partilhar recursos humanos e técnicos.

Sucesso do colégio reconhecido

A preocupação do CBE vai para além do desenvolvimento cognitivo das crianças e prova disso é o facto de ter sido reconhecido com o “Selo Escola Sem Bullying, Escola Sem Violência 2022/2023” e o “Selo Escola Saudavelmente 2022-2024”, que distingue instituições de ensino com boas práticas no âmbito psicológico e bem-estar físico e emocional. Neste contexto, o CBE apresenta um conjunto de programas que têm precisamente a missão de trabalhar esses aspetos com os alunos, tais como o projeto “MaisFeliz”, que se foca no aumento de motivação dos alunos e na adoção de comportamentos adequados em ambiente escolar, o “CBE Ativo”, que visa o desenvolvimento físico saudável, o “SoÚnico” e “As diferenças que nos unem” que trabalham as diferenças e a inclusão, em contexto educativo e ainda o programa “Prosseguir” que pretende ser uma ferramenta importante no processo de transição de ciclo.

Atento à evolução e à exigência crescente de padrões de qualidade do ensino, o CBE é um colégio certificado pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER), desde 2008, ano em que implementou o Sistema de Gestão de Qualidade, de acordo com a norma NP EN ISO 9001. Este sistema contempla todos os meios e procedimentos adotados pelo CBE para assegurar a qualidade adequada aos seus processos, permitindo uma monitorização eficaz de todo o trabalho realizado na instituição com os seguintes objetivos: assegurar a qualidade de ensino, o comportamento ético, o desenvolvimento formativo da equipa e a melhoria contínua da segurança, das infraestruturas e dos recursos materiais, procurando exceder as expetativas dos alunos e das suas famílias. Estes objetivos constituem o enorme desafio que o CBE abraça diariamente, sem perder de vista alguns sonhos que procurará concretizar num futuro próximo: a criação da creche e o alargamento da oferta educativa ao 2º ciclo do Ensino Básico.