Pedia-lhe que nos começasse por apresentar a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, bem como a oferta formativa que disponibiliza aos seus alunos.
A Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) tem um histórico de 33 anos dedicado à formação de profissionais de referência na indústria do turismo e da hotelaria. Enquanto instituição pública de ensino superior politécnico, a nossa missão é promover a investigação e o conhecimento, impulsionando a inovação no âmbito do turismo. No que respeita à oferta formativa, temos uma polivalência de cursos que abrange toda a cadeia de valor do turismo, como a Direção e Gestão Hoteleira, Produção Alimentar em Restauração, Gestão do Lazer e Animação Turística, Informação Turística e Gestão Turística (ramos de Gestão de Empresas Turísticas e de Gestão de Destinos e Produtos Turísticos).Ao nível dos mestrados, a ESHTE leciona cursos, maioritariamente, em regime pós-laboral, como Food Design, Gestão Hoteleira, Inovação em Artes e Ciências Culinárias, Segurança e Qualidade Alimentar na Restauração, Turismo (ramos de Gestão Estratégica de Eventos, Gestão Estratégica de Destinos Turísticos e de Inovação em Turismo ativo e de Experiências) e Turismo e Comunicação (em parceria com o IGOT/Universidade de Lisboa).Quanto à formação pós-graduada, oferecemos os cursos de Artes Culinárias, Design for Food, Gestão de Unidades de Turismo em Espaço Rural, Segurança Alimentar em Catering, Empreendedorismo e Gestão de Negócios em Turismo e Hospitalidade, Turismo Cultural e Turismo Literário. A ESHTE ainda colabora com o IGOT na ministração de um Doutoramento em Turismo.
De que forma é que esta instituição marca pela diferença no panorama de ensino superior português?
A oferta formativa da ESHTE é cuidadosamente estruturada e altamente valorizada, beneficiando da localização estratégica no eixo turístico de Lisboa/Cascais/Sintra, proporcionando aos nossos alunos um ambiente único de aprendizagem, imerso num cenário rico em oportunidades e práticas reais na indústria do turismo. Orgulhamo-nos da nossa certificação de qualidade TedQual, conferida pela Organização Mundial do Turismo, assumindo-se não apenas como um selo de excelência, mas também um reflexo do compromisso contínuo de aperfeiçoamento da formação e investigação em Turismo. A vertente prática do ensino aqui lecionado dota os alunos de competências para melhor enfrentarem as dificuldades inerentes à entrada no mercado de trabalho.
Como descreveria o corpo docente da ESHTE? Na sua opinião, até que ponto um professor faz a diferença na vida do aluno?
O corpo docente da ESHTE é um conjunto notável de profissionais altamente qualificado e experiente, que domina os conteúdos e possui uma vasta experiência de aplicação, capacitando os alunos de mentalidade empreendedora, supor-te e orientação profissional.
Para finalizar, que metas têm definidas para o próximo ano letivo?
A ESHTE, prosseguindo na senda da inovação e adaptação às novas tendências no setor da hotelaria e do turismo, revitalizou a sua oferta formativa, reestruturando os cursos de licenciatura e mestrado. Igualmente, irá ocorrer uma forte aposta estratégica não só ao nível da celebração de Protocolos Académicos, como também com a prestação de serviços para a comunidade. Pretende–se, ainda, intensificar a candidatura a projetos financiados. Garantindo a excelência académica, esta presidência tem como meta a melhoria das condições para toda a Comunidade da ESHTE, nomeadamente ao nível de infraestruturas, alojamento e espaços de refeição. Tudo para cimentar a sua posição cimeira enquanto escola de referência, nas suas áreas de intervenção, continuando a merecer a preferência dos estudantes que almejam alcançar um alto nível de qualificação académica.