: Mais Magazine:: Comentários: 0

O programa integra a apresentação de trabalhos, projetos e de novas ideias, debate de perspetivas e de soluções, momentos de análise e de projeções, para, num universo de mais de 1100 participantes já confirmados, dar “Um Grito pela Água!”. O maior evento nacional da água e do saneamento decorre no Multiusos de Gondomar, entre os dias 27 e 30 de novembro, e traz algumas novidades.

Lisboa, 26 de novembro – A APDA volta a organizar mais uma edição do ENEG – Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água, desta vez em Gondomar, a capital da ourivesaria. Especialistas e profissionais do setor reúnem-se para dar continuidade aos trabalhos e à luta por um setor mais eficiente, equitativo e sustentável, quer financeiramente, quer ao nível dos recursos humanos. Paralelamente, e aberta a todos os profissionais do setor, decorre a Exposição dos mais recentes equipamentos, produtos e serviços relacionados com água e saneamento, à escala nacional e internacional. Estão presentes 60 entidades distribuídas por 117 stands.O ENEG 2023 tem como Keynote Speaker Jorge Moreira da Silva, SubSecretário-geral da ONU e Diretor Executivo da UNOPS – Agência das Nações Unidas para a construção de infraestruturas e gestão de projetos. “Acelerar a transição para o acesso universal à água e ao saneamento num contexto global de policrises” é o tema que traz à sessão de abertura do evento.

O Grande Debate centra-se no mote do evento – Um Grito pela Água! – acrescentando-lhe a vertente da necessária transformação do setor através da perspetiva e experiência dos especialistas intervenientes. As mesas-redondas trazem a debate sete temáticas: A Adaptação às Novas Diretivas Europeias – Exigências e Implicações; A Eficiência dos Sistemas – Um Objetivo Essencial para o Setor e para o País; O Equilíbrio do Atual Subfinanciamento do Setor – Como, Com Quem e Com o Quê?; A Afirmação do Setor na Sociedade Civil; A Economia Circular no Combate à Ameaça das Alterações Climáticas; A Atratividade do Setor nas Diferentes
Gerações de Profissionais; e A Gestão de Ativos como Catalisador da Resiliência das Infraestruturas. A apresentação das 240 Comunicações, o maior número de sempre em contexto de ENEG, tem lugar nas salas Purpose, Profit, People e Planet, estando o Auditório reservado para um formato novidade desta edição: as Flash Talks. Também aqui decorrem, pela primeira vez, sessões promovidas por comissões especializadas da APDA, designadamente a que trata os sistemas de abastecimento de água e a inovação. O ENEG também vai acolher, pela primeira vez, a Cerimónia da ERSAR relativa à atribuição de “Prémios e Selos dos Serviços de Águas e Resíduos”, categoria “Selo da qualidade exemplar de água para consumo humano”. Das 227 entidades gestoras que prestaram o serviço de abastecimento público de água em baixa (aos utilizadores finais), 89 foram distinguidas na referida categoria.

Os Prémios APDA – Tubos de Ouro, para além de distinguir ações/ projetos nas quatro temáticas selecionadas (desenvolvimento sustentável; comunicação do valor da água; interação com o Cliente; e inovação tecnológica e industrial), trazem também uma novidade – o Prémio Carreira, que visa distinguir uma personalidade de reconhecido mérito no setor. De regresso está o Pipe Contest – Campeonato Nacional de Montagem de Ramais em Carga, direcionado para entidades gestoras e empresas do setor, aliando a demonstração técnica dos participantes a momentos de convívio, partilha e união. Este ano, vão estar em competição 11 equipas. A entrega dos prémios Tubos de Ouro e do Pipe Contest desta edição tem lugar no Jantar e Gala, que acontece no dia 28 de novembro, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto (na sala Piso 2 Nascente). No desfecho do programa do evento estão as Visitas Técnicas e Culturais na região, momentos de contacto com as realidades locais que a APDA faz questão de proporcionar, promovendo igualmente a descentralização dos eventos que realiza no território nacional. A ETAR de Gramido, as Nature Based Solutions do Parque Central da Asprela, o Museu Municipal da Filigrana e o Património das Águas são os lugares a (re)descobrir nesta edição.
Venha dar um “Um grito pela água!” no Multiusos de Gondomar entre os dias 27 e 30 de novembro.
O ENEG 2023 conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República, sendo que a organização do evento é apoiada por diversas individualidades e entidades.