: Mais Magazine:: Comentários: 0

Somos uma empresa de engenharia de comunicações, com mais de 20 anos de experiência em soluções-chave na mão, que aposta na inovação e na criação de soluções próprias e diferenciadas, que respondam às necessidades dos nossos clientes.

Ao longo dos anos, temos vindo a desenvolver soluções que auxiliam os processos de digitalização das cidades nas mais diversas aplicações. Temos desenvolvido soluções que permitem a criação de Smart Cities, em áreas como a Mobilidade, Águas, Contagem de pessoas/veículos entre outros.

Apresentamos soluções de conectividade que visam permitir a recolha de dados das mais diversas aplicações de forma segura e resiliente, e que, por sua vez, permitem entregar a um ecossistema de análise e atuação central. As nossas soluções baseiam-se em soluções tecnológicas (Hardware e Software) que recolhem, tratam, armazenam e enviam via APIs para diversos ecossistemas onde os decisores comodamente podem analisar e tomar decisões

Importa salientar que o sistema de conectividade é produzido e desenvolvido pela Wavecom através de uma equipa de engenharia especializada que permite a entrega da solução end to end.

No setor da água, temos milhares de contadores conectados aos nossos sistemas em diversas cidades do país. Esta solução permite a comunicação com múltiplos contadores de água instalados nos edifícios públicos e privados de forma a permitir a recolha de informação das contagens, obtendo assim um histórico de consumo individual por edifício.

Estas soluções permitem às entidades gestoras de águas e/ou aos municípios, melhorarem:

• Eficiência – monitorização através de obtenção de registo com histórico de consumos e caudais ao longo do tempo e com resolução variável

• Rapidez na deteção de perdas – com envio de alertas

• Transparência para o consumidor

– Envio automático de contagens, sem qualquer intervenção humana

– Consulta de históricos

Continuando a estratégia na aposta e na melhoria nesta área, as regas são também uma aplicação que tem vindo a ser abordada. As soluções das regas desenvolvidas permitem:

Ganhos de eficiência

• Criação de controlos de rega remoto com regras de acordo com previsão de chuva e humidades dos diferentes solos

– Obtenção de consumos de água

Deteção de perdas

• Criação de alarmística global e filtrada por tipo de jardim, área. Cada jardim é único com as suas especificidades de flores.

Nas águas, claramente, verificamos a possibilidade de melhorarmos a eficiência do setor através de uma solução capaz de recolher, informar e armazenar todos os dados de contagem com um retorno de investimento rápido para as entidades do setor.

Com a aposta neste setor, temos desenvolvido de forma continuada o portfólio com criação de soluções inovadoras, que visam melhorar a eficiência e a capacidade de resposta dos municípios e/ou entidades gestoras de águas.

A introdução da telecontagem, motivada por necessidades como: leituras, redução de perdas, análise de perfil de consumos, chamou a atenção das entidades reguladoras para uma nova e importante necessidade: a comunicação dos dados recolhidos pelos contadores.

Neste novo panorama, o conhecimento de uma empresa como a Wavecom, que conta com uma vasta experiência em cenários exigentes (os parques eólicos são um exemplo), são de extrema importância para o sucesso da implementação da telemetria residencial, cujo número de contadores que comunicam para a rede podem passar de dezenas/centenas para milhares de dispositivos.

Ainda como fabricante de equipamentos de comunicação LoRaWAN a Wavecom torna-se numa mais-valia nos cenários em que é pretendida a comunicação por este protocolo. A nossa aposta em soluções multiprotocolo, abertas (muito importante porque são agnósticas a marcas e modelos), procura a otimização da comunicação em cada cenário. É nesta linha que se inserem os projetos em NB-IoT e WM-BUS nomeadamente, mas sem deixar de olhar para outras soluções de comunicação que podem ser aplicadas em determinados cenários e sem descurar para projetos de I&D com as universidades e os politécnicos nacionais.

Nos próximos anos, continuaremos a estratégia na aposta das cidades, nas áreas ligadas à melhoria de consumos, um dos pontos mais críticos. Nesse sentido, a nossa estratégia passa por continuar a apostar no setor das águas, onde verificamos a possibilidade de melhorar a eficiência do setor através de uma solução capaz de recolher, informar e armazenar todos os dados de contagem com um retorno de investimento rápido para as entidades.