Entre 27 e 30 de novembro, a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) realiza mais uma edição do Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento (ENEG), que este ano decorre no Multiusos de Gondomar.
Trata-se de um evento bienal que se tornou uma referência no setor da água ao longo das últimas duas décadas e que se assumiu como um espaço de discussão, de partilha de conhecimento, de exposição e de convívio de um conjunto de pessoas que escolheram, de alguma forma, a gestão água como um dos seus propósitos pessoais.
Numa altura em que os recursos hídricos estão cada vez mais presentes na agenda nacional, o ENEG 2023 tem como mote “Um Grito pela Água!”, pretendendo reunir os principais stakeholders para promover a reflexão sobre o estado do setor da água em Portugal, bem como debater os desafios atuais e os que se avizinham.
O evento apresenta um programa abrangente, onde se destacam o Grande Debate, com algumas das principais personalidades do setor, e as sete mesas-redondas, desenhadas à volta de alguns dos maiores desafios que a gestão da água hoje apresenta: a eficiência dos sistemas, a importância da gestão de ativos, a exigência das novas diretivas europeias, a dificuldade em atrair e reter pessoas, as soluções à volta da economia circular como resposta às alterações climáticas, a afirmação do setor perante a sociedade, e também a necessidade de encontrar um financiamento adequado para todos estes desafios.
Em paralelo, vão ser apresentadas as comunicações técnicas, alicerçadas no trabalho que as diferentes comissões especializadas da APDA desenvolvem ao longo do ano e que, nesta edição do evento, foram estruturadas em quatro salas temáticas em torno dos “P”s da sustentabilidade – Purpose, Profit, People e Planet.
Fora das salas, o evento conta com um espaço de exposição, onde estarão presentes mais de 60 entidades distribuídas por 116 stands. O programa integra também outros momentos de interesse, como o Pipe Contest, onde diferentes equipas operacionais competem entre si na montagem de ramais em carga, o Jantar e Gala, onde são divulgados os Prémios APDA – Tubos de Ouro e os vencedores do Pipe Contest, e também as Visitas Técnicas.
De destacar igualmente o Alto Patrocínio concedido pelo Senhor Presidente da República e a participação do Senhor Ministro do Ambiente e da Ação Climática na sessão de abertura do ENEG, sendo este um claro sinal da importância da discussão que se pretende promover.