Em conversa, Carla Padrel de Oliveira, Reitora da Universidade Aberta, revela a sua visão para o futuro desta instituição, cujo método de ensino utilizado tem sido um verdadeiro sucesso, sobretudo, entre a população adulta.
Fundada em 1988, a Universidade Aberta (UAb) é a única instituição de ensino superior público a distân-cia em Portugal. Considera que esta é uma das características que fazem desta instituição uma referência a nível nacional?
A Universidade Aberta foi e continua a ser a única universidade pública portuguesa de ensino a distância. A sua afirmação como universidade digital e instituição europeia de referência, no domínio avançado do elearning e da aprendizagem online, resulta do reconhecimento do seu Modelo Pedagógico Virtual. Este modelo, essencialmente assíncrono, aposta na flexibilidade de ofertas formativas de qualidade, formais e não formais, permitindo formar, capacitar e abrir as portas do conhecimento a populações adultas geograficamente dispersas, sem constrangimentos de espaço e de tempo. Hoje, como depois da crise pandémica, continua a ser a única universidade portuguesa totalmente preparada para enfrentar os desafios do ensino, da aprendizagem e da avaliação online. A UAb tornou–se a primeira universidade nacional a ser distinguida por boas práticas nas áreas da inovação e da sustentabilidade no ensino superior. Com uma população estudantil cuja média de idades se situa nos 40 anos, formou mais de 40.000 estudantes da chamada população adulta. Definiu, também, um espaço próprio na formação ao Longo da Vida, apostando no desenvolvimento de competências de estudantes fora da idade de referência. São estas as principais características que fazem da UAb uma universidade de referência no domínio do elearning e da aprendizagem online.
No que concerne à oferta pedagógica, que cursos disponibilizam aos vossos alunos?
Para responder aos novos desafios de sociedades cada vez mais dinâmicas, a oferta pedagógica da UAb inclui 11 cursos de licenciatura, 21 mestrados e 11 doutoramentos, em diferentes áreas científicas bem como, formações não conferentes de grau. No âmbito do Programa Impulso Adultos 2025, financiado pelo PRR, estão em oferta microcredenciais nas áreas de: Aprendizagem a Distância e Digital, Transição e Transformação Digital, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Línguas e Comunicação, desenvolvidas em colaboração com empresas e associações profissionais, promovendo o upskilling ou reskilling em contexto laboral.
Em termos futuros, o que podemos esperar desta instituição? Pretendem reforçar a vossa aposta na inovação?
A Universidade Aberta, referente nacional do ensino a distância, é pioneira na transformação digital e digitalização dos processos de suporte e respetivas áreas de missão. Sendo uma porta aberta para públicos não tradicionais com enfoque na aprendizagem ao logo da vida, a procura de novos caminhos pedagógicos é um desígnio e um dever. Na Universidade Aberta a inovação ultrapassa o digital, assumindo-se como um eixo fundamental e transversal a todas as atividades.
Somos uma Universidade que procura inovar nas ofertas formativas, nos caminhos pedagógicos, nos processos e procedimentos e também na forma como investigamos e transferimos o conhecimento.