: Mais Magazine:: Comentários: 0

A Rota dos Vinhos do Alentejo (Rua 5 de Outubro, nº 88, 7000-854, Évora) acaba de abrir as inscrições para um curso especializado em espumantes. A iniciativa, que desvenda tudo sobre este estilo de vinhos, vai realizar-se a 22 de Julho, entre as 14h00 e as 18h00, e todos os amantes e curiosos da bebida estão convidados a mergulhar numa degustação de sete espumantes alentejanos. 

Nas quatro horas em que decorre o curso organizado pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), a enóloga Patrícia Peixoto vai partilhar tudo sobre o mundo dos espumantes: desde a história e dados estatísticos sobre a produção e consumo mundial até aos processos de produção e características das principais castas portuguesas desta bebida. As inscrições estão abertas até dia 21 de julho e podem ser efetuadas através de rota@vinhosdoalentejo.pt. O curso tem o custo de 25 euros por pessoa e, para além das diversas provas, inclui um certificado de participação. 

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é responsável pela proteção e defesa da DOC Alentejo e da Indicação Geográfica Alentejano, certificação e controlo da origem e qualidade, promoção e fomento da sustentabilidade. Assumindo elevados padrões de rigor, transparência e imparcialidade, a CVRA é um organismo certificador acreditado pela ISO/IEC 17065:2014, com os seus laboratórios de análises físico-químicas e sensoriais acreditados pela ISO/IEC 17025:2018. Acresce ainda a certificação pela ISO 14001:2015, devido ao forte compromisso ao nível ambiental da CVRA. O Alentejo é líder nacional em vinhos certificados, com cerca de 40% de valor total das vendas num universo de 14 regiões vitivinícolas em Portugal. Com uma área de vinha de 23,3 mil de hectares, 30% da sua produção tem como destino a exportação para cinco destinos principais, designadamente Brasil, Suíça, EUA, Reino Unido e Polónia. Uma das duas únicas regiões do mundo que produz Vinho de Talha há mais de dois mil anos, o Alentejo é ainda detentor de uma iniciativa pioneira, o ‘Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo’, que tem como objetivo melhorar as práticas utilizadas nas vinhas e adegas, produzindo uvas e vinho de qualidade e economicamente viáveis.