: Mais Magazine:: Comentários: 0

Com duas licenciaturas únicas no país, Engenharia Topográfica e Ciência de Dados e Inteligência Artificial, o Politécnico da Guarda está a preparar técnicos para a elevada procura do mercado.

No Instituto Politécnico da Guarda – IPG a Escola Superior de Tecnologia e Gestão tem duas licenciaturas únicas em todo o ensino superior português. Distinguem-se por proporcionarem formações curriculares que nenhum outro politécnico ou universidade oferecem – e por uma procura intensa dos seus estudantes por parte de empregadores. Há empresas envolvidas nas obras de expansão dos metropolitanos de Lisboa e do Porto a procurar recém-formados diretamente no IPG.

Como Engenharia Topográfica é o único curso do país nesta área, centraliza a procura destes graduados por parte de empresas de engenharia, construtoras e autarquias, chegando constantemente ao IPG pedidos de contactos de alunos para lhes fazerem propostas de trabalho. Em 2023 têm sido os gabinetes de engenharia e empresas envolvidas nas obras de expansão dos metropolitanos de Lisboa e do Porto a contactarem o responsável do curso para saberem se há estudantes disponíveis para receberem convites de emprego.

Já Ciência de Dados e Inteligência Artificial é uma licenciatura que, juntando duas áreas que, para além da Guarda, só se encontram emparceiradas na Universidade do Porto, acrescenta também formação específica em tecnologia Blockchain, o que fornece aos seus estudantes competências na área da segurança informática que têm enorme procura no mercado.

Integrar ensino e mercado é prioridade do IPG
Desde 2018 a liderar o Politécnico da Guarda, Joaquim Brigas tem assumido a missão de multiplicar nas quatro escolas do IPG as oportunidades de integrar o ensino, a investigação, o estudo e a aprendizagem com o mercado de trabalho. “O nosso ensino está focado em cultivar uma permanente abertura ao exterior, cultivando parcerias com empresas, com unidades de saúde, com escolas, com autarquias, com IPSS, com clubes desportivos, com órgãos comunicação”, afirma Joaquim Brigas.