: Mais Magazine:: Comentários: 0

Por entre as montanhas e as paisagens verdejantes do centro de Portugal, o Rio Zêzere é autor da criação das mais belas paisagens naturais do país. É parte da identidade das gentes e do território de todos os 13 concelhos por onde as suas águas passam, como é o caso de Ferreira do Zêzere. Aliado ao panorama paisagístico do concelho que contorna as curvas do Zêzere, o município oferece um pacote de experiências marcantes e diferenciadoras, que promete despertar todos os seus sentidos.

É da autoria do Rio Zêzere as mais belas paisagens verdejantes da região centro de Portugal, sendo simultaneamente um elemento identitário e de ligação entre os treze concelhos por onde o rio passa. Sabedoras das potencialidades que o rio tem para oferecer a quem o procura, todos os treze concelhos juntaram-se para dar vida à Grande Rota do Rio Zêzere, uma iniciativa que permite a valorização da beleza paisagística dos territórios, assim como do turismo de natureza, aquático e desportivo, da gastronomia (com a transformação de produtos do rio) e do património etnográfico e imaterial associado às vivências das gentes ribeirinhas. Aliás, este projeto construído à volta do Rio Zêzere é sinónimo dos bons laços de amizade que ligam os concelhos banhados pelas águas do Zêzere. Esta necessidade é ainda mais premente quando a generalidade dos concelhos atravessados por este rio são territórios de baixa densidade, cujo desenvolvimento urge alavancar. Neste sentido, o município de Ferreira do Zêzere é um dos agentes municipais presentes no projeto, tratando-se de uma localidade que tem muito para dar a quem a visita, oferecendo uma experiência que promete destaca-se pela sua capacidade sensorial e imersiva junto do Rio Zêzere.

Ferreira do Zêzere é conhecida como a “terra de sentidos”

Aproveitando a parte da Grande Rota do Rio Zêzere que cobre o município, Ferreira do Zêzere assume-se como a “terra de sentidos”, onde uma viagem pelos produtos turísticos da vila promete oferecer uma experiência marcada pela ativação de todos os sentidos no acesso a uma paisagem singular e a um património edificado, arqueológico, etnográfico e imaterial do maior interesse e desdobrados na música, no folclore e nas tradições. Junto do rio ex-líbris da vila, é inevitável dar conta dos cheiros frescos e puros do espaço natural, bem como da gastronomia diversificada da região, proporcionando uma experiência sensorial marcante e diferenciada. O facto do Rio Zêzere ser um dos rios mais limpos da Europa e gozar de uma centralidade no território nacional que o torna facilmente acessível a todos os portugueses são mais-valias para que a Grande Rota do Rio Zêzere seja um polo turístico para Ferreira do Zêzere e, consequentemente, uma oportunidade de alavancar a economia local. No concelho de Ferreira do Zêzere, percorrer os trilhos da Rota do Zêzere pode ser feito de diversas formas, de acordo com os interesses dos diferentes públicos que a frequentam. Seja a pé, de bicicleta ou até de barco, através da prestação de serviços dos diversos operadores de diversão que operam no território, todas as formas são boas para ter um contacto direto e privilegiado com a genuinidade e identidade das longas margens do Zêzere que serpenteiam lugares únicos de características diferenciadas em termos de morfologia, densidade populacional, fauna, flora e outros fatores de grande interesse para o visitante. Fatores que proporcionam experiências que marcam e justificam o desejo de voltar. Ainda que, atualmente, não existam mecanismos que permitam medir com exatidão a real adesão à Rota do Zêzere, a grande massa populacional que semanalmente frequenta os trilhos do Zêzere permite concluir que há um interesse crescente por esta rota, sendo que muitos visitantes vão, de acordo com as suas disponibilidades, fazendo o percurso, não necessariamente de uma vez e, por vezes, com incidência em locais que consideram que melhor se identificam com os seus interesses. Toda esta oferta sensorial oferecida pelas paisagens do Rio Zêzere, está ainda aliada à qualidade do alojamento, ao conjunto de atividades desportivas (aquáticas, de aventura e fruição dos espaços) e culturais que são disponibilizadas através de uma planificação estruturada e coerente e à oferta turística da região, como é exemplo os passeios de barco de recreio, as águas límpidas e seguras das praias fluviais e todo o património material, como a península mágica de Dornes, com a sua torre templária pentagonal.

Atualmente, Ferreira do Zêzere, em conjunto com os restantes municípios, realizam vários projetos que ajudam a dinamizar a Rota do Zêzere e a preparar o seu futuro

Regularmente, de forma a potenciar e a dinamizar o Zêzere e a sua rota, o município de Ferreira do Zêzere tem desenvolvido várias iniciativas, com destaque para a renovação da imagem do município e a criação do clube de produtores, bem como a planificação de atividades desportivas e culturais, como é exemplo o Festival Gastronómico do Lagostim e Peixe do Rio – Sabores do Zêzere, o X-Trophy ou o Granfondo Médio Tejo. Iniciativas que têm alcance local, regional e nacional, visando diferentes públicos. Simultaneamente, estão também a ser melhoradas as condições das zonas balneares do Lago Azul e Bairrada/Bairradinha, ao mesmo tempo que se desenvolvem obras e projetos para essas mesmas zonas e para o concelho em geral que visam criar melhores condições para os ferreirenses e visitantes do território. De forma a continuar a alimentar-se o sucesso que a Rota do Zêzere tem registado, estão a ser desenvolvidos vários projetos intermunicipais que contribuirão para o crescimento e afirmação da rota do Zêzere, o que não implica que individualmente ou em rede, se criem produtos ou projetos associados a esta rota. Nesta lógica, atualmente, está a ser ultimado um projeto intermunicipal ligado à herança templária do território, ao mesmo tempo que se forma a Rota Templária de âmbito nacional. Por outro lado, quem visita Ferreira do Zêzere pode usufruir de um vasto conjunto de percursos pedestres, BTT e Trail e brevemente terá à sua disposição um centro de BTT e Trail, assim como um projeto de mobilidade sustentável (com recurso a bicicletas elétricas). Assim, não faltam motivos para vir conhecer a Grande Rota do Rio Zêzere e usufruir da experiência sensorial que Ferreira do Zêzere tem para lhe oferecer.