: Mais Magazine:: Comentários: 0

A TecAmbiente, empresa de consultoria e assessoria nas áreas do ambiente, turismo e sustentabilidade, surgiu em 2003 com o propósito de oferecer soluções personalizadas e de alta qualidade aos seus clientes. Cristina Abreu, CEO da TecAmbiente, deu a conhecer o trabalho desenvolvido pela empresa funchalense na proteção do meio ambiente e promoção da sustentabilidade.

Há duas décadas surgia na cidade do Funchal a TecAmbiente, uma empresa de consultoria na área do ambiente e desenvolvimento. Ao longo dos últimos 20 anos, a empresa liderada por Cristina Abreu tem pautado a sua atividade por uma atuação assente na qualidade, inovação, e na procura das soluções mais adequadas a cada caso, sempre com elevados padrões de responsabilidade, ética e compromisso.

Atualmente a trabalhar com uma vasta rede de parceiros nacionais e internacionais, de modo a responder à medida das necessidades dos seus clientes, a TecAmbiente disponibiliza ao mercado um vasto leque de serviços em todas as áreas do ambiente e sustentabilidade. “A TecAmbiente intervém técnica e cientificamente em várias áreas desde a gestão ambiental e sustentabilidade, conservação da natureza, áreas protegidas e biodiversidade, restauro ambiental e monitorização, avaliação de impacte ambiental, planeamento, entre outros”, explica Cristina Abreu. Para além disso, a TecAmbiente possui também experiência em turismo sustentável, atuando na conceção e planeamento de produtos e serviços, para destinos e empresas nas diferentes áreas do turismo, planeamento turístico territorial, planos de sustentabilidade, certificação, capacitação técnica e formação e na assessoria para a implementação de modelos de negócio inovadores e sustentáveis.

Consciente de que o conhecimento continua a ser uma das principais ferramentas para que o mundo avance e mude, sobretudo, quando falamos em questões ambientais e de sustentabilidade, a TecAmbiente agrega também aos seus serviços o investimento na formação orientada para as necessidades dos seus clientes nas áreas da sustentabilidade, gestão ambiental, turismo sustentável e ecoturismo. “O conhecimento é imperativo como base para tomada de decisão. A aposta na educação e na formação, desde as populações aos decisores, deve considerar a introdução de temas como a sustentabilidade, conservação da natureza e da biodiversidade nos modelos de gestão e na economia. Verifica-se que os processos de gestão empresarial no turismo estão muito direcionados para a sustentabilidade económica numa visão muito redutora que impede a identificação e exploração de oportunidades.” Na ótica de Cristina Abreu a educação e a formação no setor do turismo é “fundamental para estimular a criatividade, a mudança de mentalidade e a introdução de novas ferramentas”, uma vez que possibilita a aposta em modelos inovadores e sustentáveis, capazes de promover “negócios de qualidade, de longo prazo, competitivos e economicamente rentáveis”, ultrapassando as fronteiras do turismo tradicional e, em linha com propostas de valor assentes na qualidade, diferenciação, resiliência e inovação.


“ETICO for Sustainability”
Do ponto de vista ambiental, a TecAmbiente definiu uma política própria, que assenta numa visão integrada sobre a sustentabilidade e procura promover junto dos colaboradores e stakeholders o compromisso com este conceito, com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e com o espírito da Agenda 2030. Como resultado, a empresa desenvolveu um referencial de certificação, o “ETICO for Sustainability”, com o intuito de ajudar as organizações na adoção de estratégias sustentáveis. “O ‘Etico for Sustainability’, surgiu como resposta à necessidade de assessorar as entidades a evoluírem para modelos de negócio assentes nas boas práticas ambientais, socioculturais e económicas, na melhoria contínua, em linha com os princípios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).” Tendo por base os 5P’s definidos nos ODS – Planeta, Pessoas, Parcerias, Paz e Prosperidade – o “Etico for Sustainability” orienta-se para os diferentes setores da atividade económica, sendo as entidades do setor do turismo as que mais procuram este tipo de serviços.

“É necessário ir mais além”
A TecAmbiente assumiu como objetivo, desde o primeiro momento, ajudar empresas de todos os setores a alcançar tanto os seus objetivos de crescimento empresarial como os de proteção do meio ambiente e promoção da sustentabilidade. Decorridos 20 anos desde a sua fundação, Cristina Abreu mostra-se bastante satisfeita com o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido. “Sentimos que temos contribuído para esta mudança e é-nos grato registar a proximidade com os nossos clientes ao longo do tempo, permitindo-nos monitorizar e verificar essa evolução.” Apesar dos bons resultados alcançados, a CEO da TecAmbiente relembra que ainda há um longo caminho a percorrer na criação de medidas efetivas que contribuam para a melhoria das condições de vida, bem-estar das populações, de melhores salários e de melhores práticas económicas. “As preocupações com o ambiente e com a sua preservação são urgentes e legítimas, mas é necessário ir mais além e alargar o campo de visão para uma maior responsabilidade ao nível social. Consideramos que existe uma necessidade de repensar os negócios do turismo, criando uma visão sobre o futuro que desejamos e imaginarmos o caminho a seguir, ultrapassando as fronteiras do mundo tradicional, através da introdução de criatividade, valores, visão e inovação”, finaliza.