: Mais Magazine:: Comentários: 0

A origem do Grupo Marques remonta a 1979, data da fundação da empresa, sendo hoje um dos principais grupos empresariais privados dos Açores, com uma implementação no arquipélago e mais de 500 colaboradores diretos. Tradicionalmente conhecido na área da Construção Civil, está atualmente presente em várias áreas de negócio através de várias empresas onde se destaca a Marques Inovação & Ambiente (MIA), que privilegia os produtos endógenos e a economia circular. Nesta lógica, desenvolveu a marca Essentia Azorica que produz óleos essenciais 100 % biológicos, extraídos de plantas endógenas e produzidos localmente na destilaria industrial da empresa, tal como explica Margarida Martins, Diretora Geral Marques Inovação & Ambiente, em entrevista à Mais Magazine.

O que é a Marques Inovação & Ambiente (MIA)?

A MIA é uma empresa do Grupo Marques, dedicada a várias tipologias de negócio, nas áreas do Ambiente e da Inovação. Na área do Ambiente, a MIA atua na receção e tratamento de resíduos de construção e demolição, na limpeza de terrenos e jardins e, ainda, na produção de óleos essenciais, com a marca Essentia Azorica.

Como surgiu a Essentia Azorica?

Esta é a marca açoriana que nasceu da necessidade de reaproveitar os desperdícios da pedreira e da indústria madeireira do Grupo Marques. Criou-se, por isso, a destilaria, para, inicialmente, transformar as ramas de criptoméria em óleos essenciais.

Quais os produtos comercializados pela Essentia Azorica?

Atualmente já destilamos mais de dez óleos essenciais, de plantas e flores existentes nos Açores, com propriedades terapêuticas comprovadas. Criámos o conceito de “Açores num frasco” ou “#azo-resinabottle”. Também comercializamos outros produtos ligados aos óleos, como os difusores e ainda o pó de basalto, a nossa mais recente novidade.

O que são e quais os benefícios da utilização dos óleos essenciais?

Os óleos essenciais são substâncias 100% naturais e puras, líquidas, extraídas através do nosso processo de destilação por arraste de vapor, que não envolve a utilização de químicos ou solventes. Atualmente encontramo-nos também em processo de obtenção da certificação de agricultura biológica. Os óleos têm ação terapêutica quando inalados ou absorvidos pela pele. Podem ser utilizados em massagem (com um óleo transportador), em compressas, banhos, inalação ou vaporização.

A destilação dos óleos essenciais dá ainda origem a um outro produto: a Água Floral.

Sim, também conhecida como hidrolato, a Água Floral é um subproduto da destilação dos óleos essenciais. Possui propriedades hidratantes, tonificantes e refrescantes. Pode ser utilizada de diversas formas, para cuidados com o corpo ou rosto e ainda como aromatizadores de ambiente. Por ser suave, pode ser aplicada em crianças, jovens, idosos e em pessoas com saúde debilitada, podendo também ser aplicada em peles sensíveis, com queimaduras, feridas, eczemas, assaduras ou simplesmente doloridas.

E o Pó de Basalto, o vosso mais recente produto?

O pó de basalto é obtido através da trituração da rocha de basalto, resultando num pó fino e rico em minerais, com diversas utilizações, nomeadamente, na cosmética. Este pó promove a elasticidade da pele, deixando-a mais macia, tendo um efeito de diminuição dos poros, além de aumentar a luminosidade da pele. A sua aplicação promove a suavização de linhas de expressão e rugas, ajuda a suavizar determinadas manchas causadas pela exposição solar e tem um efeito purificante, podendo ser aplicado no rosto e no corpo, conforme as indicações do produto.

Como e onde se podem adquirir os produtos da Essentia Azorica?

Através do nosso site, redes sociais: @essentiazorica ou email: essentiaazorica@grupomarques.org. Também temos pontos de revenda distribuídos por todo o país.