: Mais Magazine:: Comentários: 0

Todos aqueles que visitam o município de Arronches são presenteados com uma envolvente paisagística única que colore de verde a região do distrito de Portalegre. A sua forte ligação à natureza é facilmente percetível, uma vez que parte do concelho integra o Parque Natural da Serra de São Mamede. Arronches tem assumido o seu papel dinamizador junto dos empresários turísticos e da população na promoção do turismo de natureza.

O turismo de natureza tem ganho cada vez mais apoiantes e o município de Arronches é um dos concelhos que se afirma no panorama nacional como um defensor desta tipologia turística. Nem poderia ser de outra forma, visto que Arronches tem uma ligação enorme à natureza desde os recursos hídricos ao desenvolvimento das atividades agrícolas, não esquecendo a área do concelho que integra o Parque Natural da Serra de São Mamede, um dos seus ex-líbris. Aqui podem-se encontrar Pinturas Rupestres com mais de três mil anos. Por entre o verde da serra existem vários trilhos rurais onde se podem praticar atividades tais como Birdwatching, Cycling ou Walking.

Paralelamente, o concelho dispõe de dois percursos homologados. O “Percurso da Esperança”, que passa por pontos como, na sua parte mais rural, o Sobreiral ou as Pinturas Rupestres e, no troço mais urbano, as Casas Caiadas, o Centro Interpretativo de Identidade Local ou a Ponte Internacional Mais Pequena do Mundo. Já o percurso “Forte e Valorosa Vila de Arronches’” percorre as margens do Rio Caia, o Caminho do Vassalo, uma zona mais rural onde se contempla o montado e, na área mais urbana, pode-se apreciar património como a Fortaleza, a Igreja Matriz ou os museus instalados em Assunção. A autarquia tem planos para desenvolver a breve prazo um percurso na freguesia de Mosteiros.

A forte ligação de Arronches à natureza leva a que o município crie várias dinâmicas de apoio a um turismo mais sustentável e amigo do ambiente
É precisamente por esta forte envolvência com a natureza que o município de Portalegre tem adotado cada vez mais medidas ecológicas, procurando sensibilizar os empresários ligados ao ramo do turismo, assim como toda a população em geral, para a importância de implementar ações amigas do ambiente. Por esta razão, Arronches convidou todos os empresários do setor do turismo da região para a sessão de apresentação do Programa de Formação-Ação “Melhor Turismo 2020”. Uma sessão que serviu para relembrar os agentes de restauração e turismo do concelho para a importância de adotar práticas benéficas para o ambiente, existindo já uma procura por parte dos clientes em usufruir de serviços que tenham esse cuidado ambiental, divulgando ainda aquilo que é uma estratégia regional para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável delineados pela ONU.

Arronches juntou-se a vários municípios alentejanos na criação do “TransAlentejo Walking Festival”, o festival de caminhadas do Alentejo
Especificamente no Alentejo a modalidade do turismo de natureza tem vindo a ganhar mais praticantes, especialmente através de caminhadas em trilhos localizados no seio das mais belas paisagens da região. Sabedores que a modalidade do walking tem vindo a crescer e a cativar mais interessados, 47 municípios juntaram-se, incluindo Arronches, e levaram a cabo o projeto “TransAlentejo Walking Festival”, o festival de caminhadas do Alentejo. Um projeto que, para além de dar visibilidade à região, promove ainda aquilo que o concelho tem para oferecer aos seus visitantes, numa combinação entre a atividade desportiva e a realização de conferências com assuntos, tais como turismo de caminhadas, de natureza e desenvolvimento territorial.

O trabalho que Arronches tem desenvolvido estes anos no âmbito de um turismo mais sustentável tem recolhido muitos frutos, visto que cada vez mais a região recebe mais interessados na modalidade e que procuram alojamentos em zonas rurais que possibilitem conhecer as tradições agrícolas tradicionais do concelho. Desta forma, a autarquia, em parceria com os restantes três municípios que integram o Parque Natural, encontra-se a desenvolver projetos no sentido de proteger o meio e de facilitar o acesso a essa área, melhorando a experiência de quem visita a região.