: Mais Magazine:: Comentários: 0

O ISEC Lisboa abriu portas em 1991 e caracteriza-se por disponibilizar aos estudantes uma oferta formativa diferenciadora em áreas de saber multidisciplinares e complementares, guiando-se pelo rigor, esforço e abertura ao conhecimento. Cristina Ventura, Presidente do ISEC Lisboa, deu-nos a conhecer as particularidades do projeto educativo que a instituição de ensino propõe, bem como a atribuição por parte da UNES-CO da Cátedra “A Cidade que Educa e Transforma”.

Considerada a maior escola superior de ensino politécnico em Portugal, o ISEC Lisboa proporciona aos seus estudantes uma pedagogia inovadora, assente numa relação de proximidade com todos os envolvidos no processo de aprendizagem: estudantes, professores, técnicos, dirigentes e parceiros. Cristina Ventura salienta que a oferta educativa que o ISEC Lisboa fornece carateriza-se por ser diferenciadora e agregadora de várias áreas de saber, pois para além de disponibilizar “licenciaturas, mestrados e pós-graduação na área dos riscos e da proteção civil com interações com os da sustentabilidade, reabilitação e do ambiente ou as sinergias entre os cursos das áreas da aviação e aeronáutica com os de turismo e hotelaria ou ainda os cursos das áreas do design e multimédia e os das áreas de marketing e comunicação”. O portfólio formativo contém ainda a grande particularidade de um estudante poder estar não apenas “familiarizado com os temas e programas da sua área de especialidade, mas enriquecer a sua formação por via da interação com áreas do conhecimento conexas através das pontes e sinergias que existem entre as várias áreas de intervenção do ISEC Lisboa”, sublinhou.

Cristina Ventura, presidente do ISEC Lisboa

A investigação é o grande pilar do ISEC Lisboa

Paralelamente, um dos pilares da ação pedagógica do ISEC Lisboa é a investigação científica. Uma vez que não é possível pensar num ensino superior atualizado desligado da produção de conhecimento, esta instituição de ensino superior orienta a sua ação para a produção de conhecimento e soluções que deem resposta a problemas previamente identificados na sociedade. “Um dos pilares centrais do ISEC Lisboa é justamente o da investigação científica aplicada e orientada para a criação de soluções concretas para problemas ou fenómenos pré diagnosticados e a sua posterior transferência para a sociedade, acrescentando valor às empresas e às organizações com quem trabalhamos e em última instância contribuindo deste modo para o bem-estar das pessoas e para o desenvolvimento da região. Simultaneamente, o conhecimento científico produzido retroalimenta o nosso pilar do ensino tornando-o atualizado em permanência”, enfatiza Cristina Ventura. Todo o trabalho produzido neste âmbito é coordenado pela Direção Geral para a Investigação e Desenvolvimento (DGID) e pelos centros de investigação do ISEC Lisboa, sempre operacionalizada em perfeita harmonia entre docentes, investigadores e alunos.

A implementação da missão educativa que o ISEC Lisboa projeta é realizada seguindo uma série de valores que tornam o ensino diferenciado. “A partilha aberta do conhecimento, o rigor, o esforço e a integridade inerentes ao estudo, à produção e difusão do conhecimento são alguns dos valores fundamentais da nossa missão educativa, a par com o desenvolvimento de uma cultura humanista, de respeito pela diferença e inclusiva”, afirma a presidente do ISEC Lisboa. É seguindo estas linhas de ação que o ISEC Lisboa garante a sua longevidade no setor da educação e o alcance do sucesso escolar da comunidade académica da instituição, visto que a taxa de empregabilidade dos cursos do ISEC Lisboa situa-se sistematicamente em torno dos 95%.

Cristina Ventura destaca ainda as várias parcerias que o ISEC Lisboa tem celebrado com várias entidades, que permitem enriquecem o quadro de competências dos estudantes, possibilitando “contactos diretos com o mercado de trabalho, mas também com o que de melhor se vai fazendo no exterior, oferecendo oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal”. Entre as principais parcerias, destacam–se a mobilidade ERASMUS+, a integração em consórcios nacionais e internacionais relativamente a projetos de I&D em curso e ainda ligações diretas com a comunidade que possibilitam a contribuição para o desenvolvimento local através de ações de voluntariado.

O ISEC Lisboa lidera a Cátedra “A Cidade que Educa e Transforma”

Em fevereiro deste ano, foi anunciado que a UNESCO atribuiu ao ISEC Lisboa a importante missão de liderar a Cátedra “A Cidade que Educa e Transforma”, uma rede internacional constituída no momento por 12 Instituições de Ensino Superior de Portugal, do Brasil e da Guiné Bissau. O facto de o ISEC Lisboa possuir um extenso know how ao nível da gestão autárquica e educação foi decisivo para a atribuição desta cátedra por parte da UNESCO, visando desenvolver um sistema de formação, informação, investigação e cooperação sobre os modelos de governação das Cidades Educadoras e, por esta via, contribuir para modelos de governo dos territórios alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com as estratégias das Cidades Educadoras. “O envolvimento da nossa instituição numa rede internacional desta dimensão e com o prestígio de uma Cátedra UNESCO, os benefícios para os estudantes daquelas áreas são inúmeros, abrindo-se novas oportunidades de co-peração internacional e de interação direta com diferentes organizações da sociedade civil”, destaca Cristina Ventura.

A presidente do ISEC Lisboa termina salientando que o facto de nos últimos cinco anos o ISEC Lisboa ter duplicado os estudantes, é um sinal claro do excelente trabalho desenvolvido pela instituição, sendo que o futuro passará pelo “crescimento sustentável, assente na qualidade dos serviços que prestamos aos nossos estudantes e parceiros e posicionarmo-nos como uma escola superior de referência nacional e como uma solution provider para a comunidade em que nos inserimos”.