: Mais Magazine:: Comentários: 0

Cada vez mais a cibersegurança é importante para as organizações, uma vez que os ataques informáticos têm aumentado de forma constante. É fundamental implementar uma estratégia de cibersegurança na sua empresa, de forma a proteger o negócio, os clientes e os dados.

Determinadas ações podem permitir uma segurança mais robusta, mitigar riscos inerentes e ajudar a evitar um ataque cibernético. Veja por onde começar:

RISK ASSESSMENT – Identificar vulnerabilidades, isto é, efetuar uma análise de risco para perceber como está o seu negócio e determinar os objetivos de segurança de rede, sistemas e processos.

ZERO TRUST APPROACH – Adotar uma política Zero Trust para a segurança de rede, partindo do princípio de que nada, nem ninguém é confiável. Deve ainda adicionar visibilidade e monitorização e, claro, educar os recursos humanos sobre as práticas de segurança.

VISIBILITY – Investir em analítica avançada, incluindo analítica de segurança. Para além de proporcionar uma visibilidade avançada do tráfego de rede, também permite a correlação com diversos eventos de segurança. Deve ainda garantir uma visibilidade dos fluxos de tráfego (North/South e East/West).

POLICY BASED ACCESS CONTROL – controlar “quem” e “o quê” se liga à rede e efetuar auditorias, assim como, implementar uma solução de Network Access Control com políticas fortes e granulares, adaptada ao seu ambiente. Deve, ainda, ter monitorização constante dos dispositivos e utilizadores tanto nos segmentos com ou sem firewalls. É importante também ter Log e Audit de todos os acessos – utilizadores, IoT, etc.

NETWORK SEGMENTATION – Conter “ataques” e isolar hackers e considerar segmentação na génese do desenho da rede: isolamento de IT e IoT, controlo de acesso forte e ambiente multi layer.

A cibersegurança já se encontra na lista de prioridades dos decisores, no entanto, é crucial mostrar o real valor de uma boa estratégia de segurança, assim como criar um plano de continuidade de negócio e resposta a incidentes. A segurança não pode ser vista como um custo, pois as perdas provenientes de uma falha de segurança ou de um ataque bem-sucedido podem ser devastadoras. A Decunify ajuda-o a encontrar a solução de segurança de nível corporativo, independentemente do orçamento, dimensão ou complexidade. Ajudamo-lo a garantir a segurança da sua organização, tendo em conta uma estratégia preventiva e proativa, que permita a eficácia dos seus processos e recursos. É fundamental que a estratégia seja abrangente, integrada, automatizada e resiliente, com capacidade de prevenção e constante monitorização.