: Mais Magazine:: Comentários: 0

A reciclagem dos resíduos produzidos por todos os setores da sociedade é uma missão crucial na promoção de um mundo assente numa economia circular. A Indaver é uma empresa internacional que orienta a sua missão para a gestão sustentável dos resíduos, nomeadamente os mais perigosos produzidos pela indústria e o setor dos serviços. Em Portugal, a empresa conta já com mais de 20 anos de atividade e assume-se como referência do setor.

Uma sociedade cada vez mais consumista significa uma sociedade que produz uma maior quantidade de lixo. Dar uma segunda vida aos resíduos produzidos, reaproveitando-o numa lógica de economia circular, é um passo fulcral para enfrentar os desafios socio-económico-ambientais que o mundo enfrenta e desmantelar o modelo de economia linear que paira sobre grande parte da sociedade. Por isso mesmo, a realização de uma gestão sustentável dos resíduos assume a importância de levar à não produção de lixo, reaproveitando-se quer material, quer energeticamente os resíduos produzidos, o que constituiu um contributo fundamental para uma melhor gestão dos recursos naturais. É precisamente para dar resposta a estas questões que surge a Indaver, uma empresa que oferece serviços de gestão de resíduos customizados em função das necessidades dos clientes.

Em Portugal, a Indaver atua preferencialmente no setor industrial e trabalha com resíduos perigosos
O serviço disponibilizado pela entidade varia consoante a necessidade concreta de cada cliente, sendo que tanto pode ser tipo “chave na mão”, como por exemplo uma gestão global de resíduos de uma unidade fabril, incluindo todos os serviços associados que vão desde o transporte, ao fornecimento de equipamentos e mão-de-obra, como pode ser a recolha de uma fileira especifica de um resíduo perigoso. Seja qual for o modelo aplicado, será sempre desenvolvido seguindo os princípios de sustentabilidade ambiental. Em Portugal, a Indaver dedica-se principalmente à gestão de resíduos perigosos, quer produzidos pela indústria, quer pelo setor de serviços. Já a nível internacional, o grupo abrange todos os setores – urbano e equiparados, industrial, hospitalar, bioresíduos, entre outros. É com base no “know how” de todos os profissionais da empresa que esta consegue desenvolver o leque de serviços quer em Portugal, quer em Espanha.

O grupo Indaver tem ao seu dispor as melhores tecnologias do mercado
Para que a gestão dos resíduos seja realizada de uma forma eficiente, a Indaver engloba em todas as suas instalações as Melhores Tecnologias Disponíveis (MTD`s). Simultaneamente, o grupo é presença assídua e ativa nos grupos de trabalho da Comissão Europeia que definem os documentos das BREF’s, dando contributos concretos para o desenvolvimento das MTD’s com base em medidas inovadoras que desenvolve e implementa nas suas instalações. De salientar ainda que a Indaver segue um rigoroso código interno de conduta, que contempla as boas práticas e princípios de gestão de resíduos a seguir nos serviços realizados, tal como exigido pela regulamentação e legislação aplicável do setor.

Ao longo dos 20 anos de atividade da Indaver em Portugal, o grupo tem crescido sempre em sintonia com os seus valores, tais como a preocupação com as pessoas e o ambiente, relações de confiança com os nossos stakeholders, ações transparentes, foco nos resultados e melhoria contínua. É sob esta visão que a Indaver garante a sua longevidade e continuará a afirmar-se como uma referência no setor da gestão sustentável dos resíduos em Portugal, ajudando a evoluir o setor no país que conta ainda com um grande fosso comparado com a média europeia.