: Mais Magazine:: Comentários: 0

Se é certo que a água é o bem mais precioso e fundamental para a vida humana, também é percetível que se tem tornado num bem cada vez mais escasso. Seja fruto da poluição dos recursos hídricos, seja pelas alterações climáticas que cada vez mais se fazem sentir em todo o globo, é urgente encontrar medidas que visem resolver estes problemas e garantir a sustentabilidade deste recurso valioso. Nuno Pinho fala-nos sobre o papel da Xylem na busca de soluções tecnológicas para os problemas relacionados com a escassez de água potável.

Muitos são os fatores que afetam negativamente a disponibilidade de água potável no presente e a longo prazo, e é precisamente com o objetivo de combater este flagelo mundial que surge a Xylem, uma empresa global que fabrica e desenvolve soluções tecnológicas para o transporte, tratamento, monitorização e controlo de águas residuais. A Xylem contém um vasto leque de marcas (Flygt, Lowara, Wede-co, Sanitaire, Goulds, Sensus, etc) que atuam em diferentes áreas e que têm o objetivo de implementar projetos inovadores que sejam uma mais-valia para tornar a água num recurso mais sustentável. “A Xylem tem uma única missão. Ajudar os nossos clientes a resolver os problemas relacionados com a água. A visão da Xylem é a de criar condições no planeta em que os problemas associados à água deixem de ser um constrangimento para a saúde e para o desenvolvimento sustentável”, afirma Nuno Pinho, Country Manager da Xylem em Portugal. A ação da Xylem está ainda totalmente alinhada com os 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, com especial foco em seis deles, nomeadamente aqueles que se relacionem com os recursos hídricos.

A Xylem contém uma variedade de recursos tecnológicos focados na preservação da água

De modo a combater a escassez da água, a Xylem apresenta-se no mercado como uma empresa que desenvolve uma série de produtos tecnológicos capazes de racionar o consumo de água, o seu desperdício, reduzir a emissão de gases com efeito de estufa e minimizar a pegada de carbono dos seus clientes. Tais medidas permitem “às entidades gestoras de águas conhecerem e controlarem melhor os seus ativos, adotando estratégias de operação e manutenção baseadas na previsibilidade e não na reação a eventos não planeados”. Nuno Pinho conclui realçando que, em 2018, a Xylem adquiriu uma vasta gama de plataformas digitais, que estão agora agregadas na marca Xylem Vue powered by Aigua, e que possibilitou “estabelecer uma ligação entre os diversos equipamentos unitários das diferentes infraestruturas de água”, proporcionando condições para que as “entidades gestoras possam prever e prevenir falhas dos sistemas, permitir o controlo em tempo real dos seus ativos, bem como uma maior flexibilidade para lidar com situações críticas por via das alterações climáticas mantendo a infraestrutura existente”.