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Com o propósito de ser fiel a um legado de mais de dois séculos de história de turismo, a Associação de Promoção da Madeira procura, todos os dias, dar todas as condições aos visitantes da ilha, para que possam disfrutar de uma experiência inesquecível.


A Associação de Promoção da Madeira (AP Madeira) nasceu em agosto de 2004, de um entendimento entre os setores público e privado, nomeadamente do Governo Regional, através da Direção Regional do Turismo (DRT), com a ACIF – Câmara de Comércio e Indústria da Madeira. Surgiu a partir da necessidade de dar vida a uma entidade que, em parceria com a Secretaria Regional de Turismo e Cultura, por intermédio da DRT, centrasse as suas atenções, unicamente, na promoção da ilha.

A AP Madeira conta com o apoio de sócios vocacionados para um campo de ação que se centra, principalmente, nas atividades turísticas, incluindo a hotelaria, o alojamento local, as agências de viagens e a animação turística, que abrangem empresas de passeios a pé, jeep tours, canyoning, coasteering, as marítimo-turísticas – desde catamarãs a veleiros – a restauração, as rent-a-car, as DMC (Destination Management Company), as empresas de transferes e entre outras atividades.

Eduardo Jesus, Secretário Regional de Turismo e Cultura e Presidente da Associação de Promoção da Madeira, olha para a comunicação com os seus clientes como um ponto de grande relevância para que tudo corra da melhor forma. “Ao concentrar todas as sinergias entre a AP Madeira e os seus associados, referentes à promoção do destino Madeira, conseguimos uma comunicação mais assertiva, ao mesmo tempo que criamos relações de confiança, que facilitam o desenvolvimento das atividades de ambas as partes”.

A AP Madeira é uma instituição que promove, acima de tudo, as virtudes que a Madeira e Porto Santo têm para oferecer aos seus visitantes, mostrando que estes lugares são destinos de eleição, que proporcionam experiências inesquecíveis ao longo de todo o ano. Neste sentido, Eduardo Jesus dá-nos a conhecer como funciona este processo. “Para o efeito, a Associação de Promoção da Madeira desenvolve, anualmente, um conjunto de ações promocionais, que visam a divulgação do destino nos mercados interno e internacional, sempre de acordo com as estratégias definidas para o setor turístico da Região Autónoma da Madeira e de acordo com o seu plano anual de atividades”.



Esta associação dispõe de um Conselho Consultivo que realiza reuniões de forma periódica, tendo como preocupação fundamental estar presente na hora de colaborar com o setor. Além disto, dedica-se à criação de oportunidades destinadas aos associados, praticando iniciativas nas áreas de relações públicas, congressos e incentivos, feiras e eventos, entre diversas ações promocionais e parcerias estabelecidas. Acresce, ainda, que o forte espírito de equipa existente e a facilidade com que os seus associados chegam até ela, ajudam a tornar a AP Madeira uma instituição de referência, no que diz respeito à gestão da promoção e à atração de visitantes para um certo destino.

A AP Madeira desenvolve, portanto, um conjunto de iniciativas que expressa toda a oferta do destino e que alicia quem visita. A associação encontra-se, de forma consistente, próxima de mercados, a protagonizar ações com os operadores, para fornecer todo o apoio e incentivo na venda da ilha, junto dos seus clientes. Nesta medida, Eduardo Jesus mostra, na entrevista, um pouco do que é feito para fortalecer essas relações. “Patrocinamos centenas de fam trips e press trips, todos os anos, com o propósito de mostramos, in loco, o destino que depois venderão nas lojas físicas ou plataformas online, e, igualmente, através das reportagens que escrevem no regresso às suas origens e publicam nas revistas, jornais e portais”.

A Madeira tem vindo a conquistar um lugar de destaque pelo diversificado leque de ofertas, que se projeta desde os ares da montanha até às ondas do mar, não esquecendo a cultura ímpar, que lhe dá todos os recursos para ser o destino diferenciado que conhecemos hoje. “Num mesmo dia, o viajante pode percorrer uma levada, de manhã, e, à tarde, dar um mergulho no mar, com águas calmas e temperadas. Depois, pode visitar um dos muitos espaços museológicos que existem em todo o arquipélago, visitar uma exposição ou assistir a um concerto. Tudo isto está a poucas horas de distância das cidades europeias. Os eventos, durante todo o ano, motivam, igualmente, as visitas à Região, onde se sobressai o Carnaval, a Festa da Flor, o Festival de Colombo (no Porto Santo), as Festas de Natal e do Fim do Ano”, refere Eduardo Jesus.


Além disto, o arquipélago contempla atrativos passeios, levadas e trilhos, com cerca de 3.000 quilómetros para seguir e explorar, descobrindo paisagens únicas. Na ilha da Madeira pode desfrutar da descida nos carros de cesto, depois de visitar o Monte, garantindo uma experiência repleta de adrenalina, num percurso de, aproximadamente, dois quilómetros, percorridos em cerca de dez minutos

A gastronomia é outro argumento que salta à vista. Sobressaem pratos como a espetada, num espeto de pau de louro, com pedaços de carne bovina. Como acompanhamento a sugestão encaminha-se para o milho frito e para o típico bolo-do-caco com manteiga de alho. É de realçar, ainda, os tradicionais pratos de peixe-espada preto e de atum. O Vinho Madeira e a Poncha são outros dois ícones que conquistam cada vez mais a preferência de quem procura o destino.

Finalmente, um olhar para o meio natural e marítimo. No que diz respeito às zonas verdes da Madeira, importa destacar a Floresta Laurissilva, composta por árvores da família das lauráceas e o facto de esta região pertencer à área biogeográfica da Macaronésia, da qual fazem parte, também, os Açores, as Canárias e Cabo Verde. O Arquipélago da Madeira contém uma área preservada de cerca de 15 mil hectares, considerada Património Natural da Humanidade, pela UNESCO, em 1999.

Já em termos marítimos, os elementos diferenciadores são a observação de cetáceos, os passeios de barco, a prática de desportos aquáticos, como snorkeling, stand up paddle e caiaque. Sobre este assunto, Eduardo Jesus conclui, dizendo: “há que evidenciar os empreendimentos turísticos, eles próprios a disponibilizarem uma oferta de qualidade, atestada pelo número crescente de hóspedes frequentes. E, não menos importante, a secular arte de bem receber dos residentes que tanto cativa os visitantes”.

A proatividade da AP Madeira, para que a segurança no destino fosse reconhecida e aprovada por todos os visitantes, foi crucial para atenuar as consequências provocadas pela pandemia. “Começámos com a operação montada nos aeroportos da Madeira e do Porto Santo, a partir de julho de 2020, que se revelou ter sido fundamental. Inovámos com todos os controlos sanitários, para preservar a saúde pública e oferecer o conforto para viajar. Paralelamente, criamos o Manual de Boas Práticas do setor e, nessa sequência, implementamos as certificações de Boas Práticas contra os Riscos Biológicos em empresas e entidades privadas e públicas. A Região foi única no país e no mundo com estas ações”, afirma Eduardo Jesus.


Foi com naturalidade que a Ilha da Madeira venceu, uma vez mais, o prémio do World Travel Awards, na categoria de “melhor destino insular”, prémio que tem vindo a conquistar, de forma consecutiva, desde 2015. “Consideramos que é o reconhecimento de tudo aquilo que diferencia o arquipélago dos restantes candidatos ao galardão e é uma maneira de reforçar o posicionamento internacional da Região”, confessa Eduardo Jesus.

Mas por onde a AP Madeira pode ainda crescer e que patamares poderá atingir no futuro? A resposta passa por atrair um maior número de associados, procurando ser o mais significativo possível. Estamos perante uma Associação que vê na parceria e no apoio prestado pelo Governo Regional uma variável chave para que a Madeira se possa manter um destino situado no topo das intenções de viagem dos visitantes.

O futuro será desenhado em torno da atenção às janelas de oportunidade que se abrem. “Estaremos na divulgação do produto e das atrações madeirenses e ainda no estreitar de relações com parcerias duradouras. Queremos fortalecer, como é natural num destino turístico com ambição, as ações de promoção e de marketing que desenvolvemos junto dos mercados, no sentido de mantermos a Madeira no mapa da procura de quem pretende viajar”, completa Eduardo Jesus.

A Ilha da Madeira é, por isso, um destino repleto de lugares que a tornam numa escolha de eleição, capaz de se bater com os melhores do mundo. A AP Madeira assume, assim, como demonstrado, um papel preponderante na divulgação de todas as suas valências aos turistas. Pode-se dizer que convida e seduz o visitante, mostrando as vantagens de passar por experiências, que ficarão na memória de cada um dos associados. Já ao cliente cabe a tarefa mais simples, embarcar nesta viagem e desfrutar da estadia.