: Mais Magazine:: Comentários: 0

As doenças mentais e do cérebro fazem parte do ADN da Lundbeck desde há 20 anos. Ao longo destas duas décadas, a Lundbeck Portugal tem sido inexcedível na procura de uma vida melhor para os que sofrem de patologias mentais. Este é um percurso a manter nos próximos anos sempre com o mesmo objetivo: fazer a diferença na vida dos doentes.

Fundada em 1915 na Dinamarca, a Lundbeck assinala este ano o seu 20.º aniversário em Portugal. É uma das únicas empresas farmacêuticas do mundo dedicada exclusivamente às doenças mentais e do cérebro, com um percurso sempre de vanguarda na área das neurociências. Para celebrar a data, juntaram mais de duas centenas de profissionais de saúde: médicos especialistas em medicina geral e familiar, psiquiatras, neurologistas e enfermeiros, num evento onde procuraram “Expandir Ligações” através da troca de conhecimentos e experiências.

Além da celebração destes 20 anos, a Lundbeck encontra-se ainda num momento de mudança e de preparação para o lançamento de novas soluções terapêuticas, para problemas de saúde tão diversos como a enxaqueca e a esquizofrenia. Temas que marcaram o programa da conferência “Expandir Ligações” quer das sessões científicas, quer dos workshops e mesa-redonda.

Consciente da importância deste tipo de iniciativas, a Lundbeck resolveu, assim, assinalar o seu aniversário em Portugal através de uma reflexão sobre as questões mais prementes da área da saúde mental e do cérebro, com foco na depressão, esquizofrenia e enxaqueca. Foi um momento de celebração, mas também de grande esperança no futuro e com a convicção de que a Lundbeck Portugal se irá manter na senda da investigação e disponibilização de novos fármacos inovadores, com a premissa de continuar a expandir ligações e a colocar a saúde mental e do cérebro no topo das prioridades.

Estima-se que, atualmente, 700 milhões de pessoas em todo o mundo vivam com doenças do cérebro e que um elevado número sofre devido a tratamento inadequado, discriminação, absentismo laboral, reformas antecipadas e outras consequências desnecessárias. A principal missão da Lundbeck é fazer com que todos os que sofrem com estes problemas de saúde possam estar no seu melhor.

A paixão por fazer a diferença para os doentes está patente em todas as ações promovidas pela Lundbeck, sempre com o propósito da construção de uma herança que fomente uma cultura de colaboração, responsabilidade e respeito e em restaurar a saúde mental e do cérebro. E no ano em que celebra o seu 20.º aniversário, a Lundbeck formula um desejo: o de conseguir levar a sua visão a mais profissionais de saúde, a mais doentes e familiares e a mais necessidades médicas não atendidas.


Atualmente num momento de mudança, que significado tem a celebração do 20º aniversário da Lundbeck em Portugal?
Acreditamos nos resultados do trabalho conjunto, do qual os profissionais de saúde fazem parte integrante, pelo que o encontro que proporcionámos foi uma oportunidade de nos enriquecermos ao nível do conhecimento e de abrir novas possibilidades no tratamento que poderão fazer a diferença na vida de cada pessoa.

Qual a principal missão da Lundbeck?
A nossa missão é desde sempre proporcionar à comunidade científica, doentes e suas famílias, a inovação dos nossos tratamentos para as doenças mentais e do cérebro e continua a ser o que nos inspira para o futuro, sobretudo num momento em que nos preparamos para lançar novos fármacos inovadores na área das neurociências, nomeadamente na área da enxaqueca.

Que importância tem a inovação na Lundbeck?
A inovação é um dos nossos pilares. Encaramo-la como forma de responder aos desafios do setor, considerando-a essencial para o desenvolvimento, crescimento e competitividade. Nesse sentido, e como empresa farmacêutica especializada em doenças neurológicas e psiquiátricas, estamos na linha da frente da investigação e dedicamos todos os esforços a restaurar a saúde mental e neurológica, para que cada pessoa possa estar no seu melhor. Em termos de inovação, estamos, por isso, focados na investigação e no desenvolvimento de medicamentos, assumindo sempre um mesmo compromisso: recuperar a saúde mental e do cérebro. As novas tecnologias permitem que o know-how adquirido ao longo de 70 anos de experiência nos tornem numa das companhias farmacêuticas mais reconhecidas ao nível da vanguarda tecnológica. Um conhecimento que se reflete nas práticas que fomos implementando e renovando, mas também ao nível das necessidades terapêuticas adaptadas a cada patologia. Na Lundbeck as neurociências são a nossa essência e a inovação a nossa diferença.

De que forma “Expandir Ligações” pode marcar a diferença no panorama nacional?
Na Lundbeck acreditamos que a vida é feita de ligações. São estas que nos motivam a continuar, que nos enchem os dias e o coração de felicidade e de boas recordações. São ainda mais do que isso, pois só as ligações permitem que avancemos, possibilitam a esperança, o compromisso e o progresso. Por outro lado, acreditamos também nos resultados do trabalho conjunto – com o Governo, associações de doentes, stakeholders e profissionais de saúde. Acreditamos que é possível fazer mais pela saúde mental e pelas doenças do cérebro dos portugueses. Só juntos poderemos expandir ligações e colocar a saúde mental e do cérebro no topo das prioridades da agenda pública nacional.