: Mais Magazine:: Comentários: 0

No mercado há quase 20 anos, a Metacase é uma empresa de consultoria e tecnologia, especializada na Gestão Global de Fluxos Financeiros. Falámos com Manon Fortes, que nos deu a conhecer um pouco mais sobre a empresa.

Em primeiro lugar, perguntava-lhe como é que surgiu a Metacase e quais são os serviços que prestam?
A MetaCase é uma empresa de consultoria e tecnologia que está no mercado desde 2003 e é especializada na Gestão Global de Fluxos Financeiros. A MetaCase foi fundada por um grupo de consultores com uma larga experiência nas áreas de Cash e Treasury Management e das Comunicações Multibancárias. Este conhecimento das soluções existentes e das problemáticas no mercado permitiu que desenvolvêssemos a Plataforma TargetOne e um modelo de negócio assente em estudar os fluxos e processos das empresas e grupos, de forma a apresentar soluções e melhores práticas que permitam a otimização da gestão de todos os fluxos que entram e saem das empresas (gestão de pagamentos, cobranças e recebimentos, tesouraria, previsão de tesouraria, reconciliações, operações financeiras, etc). Por outro lado, a nossa equipa esteve na génese da criação do atual canal multibancário que permite uma conectividade mais direta entre as empresas e os bancos.

Quais são os maiores desafios que encontram atualmente no mercado?
Os principais desafios que encontramos são nomeadamente a falta de aposta na digitalização de processos que leva à possível ocorrência de erros e consumo de recursos em áreas que podem ser automatizadas. Notamos também que as empresas sentem dificuldade na contratação/retenção de talentos, que, na nossa experiência, pode ser mitigada através do recurso a Outsourcings especializados. Por outro lado, embora já se veja uma boa evolução, notamos que muitas empresas portuguesas ainda gerem as suas tesourarias ao dia a dia não beneficiando das vantagens de uma gestão previsional a medio-longo prazo.

Pode-nos falar um pouco da Plataforma Target One e quais as principais vantagens que trouxe aos clientes da Metacase?
A TargetOne diversifica-se primeiramente por ser uma solução escalável e evolutiva. É uma Plataforma concebida e desenvolvida pela MetaCase, com base no know how e experiência dos nossos consultores em diversas soluções no mercado, que visa dar uma resposta tecnológica “Tailor Made” às problemáticas das áreas financeiras dos Grupos e Empresas. Por outro lado, a TargetOne apresenta uma visão holística dos processos financeiros acima referidos, pois acreditamos que uma gestão a 360º permite uma verdadeira otimização dos mesmos.

A Metacase opera também com clientes internacionais? Como é que se deu esta transição para o mercado internacional?
A Plataforma Target One já é atualmente utilizada em cerca de 16 países. A nossa estratégia de internacionalização tem estado assente nos nossos clientes, pois vamos onde os nossos clientes nos levam. De momento estamos a apostar também em parceiros locais de distribuição e partilha de conhecimento.

Em 2020, a Metacase foi eleita a melhor PME. Já em 2021, ficou no top 5% as melhores PME’s em Portugal. Qual é o segredo para o sucesso que têm obtido nos últimos anos?

Sem dúvida a confiança e reconhecimento dos nossos clientes e parceiros e uma excelente equipa. Recentemente fomos também eleitos pela publicação Financial Services Review como estando no Top 10 dos Banking Solution Provider na Europa.