: Mais Magazine:: Comentários: 0

Decorria o ano de 1989 quando Manuel Mendes Bastos fundou uma das maiores empresas de comercialização e retalho de bacalhau salgado seco do país – a Caxamar. Tendo como foco providenciar ao mercado bacalhau de elevada qualidade e de acordo com a tradição portuguesa, a Caxamar faz do esforço e empenho dois dos seus valores basilares. Fique a conhecer nesta edição, pela voz de Gonçalo Bastos, CEO da Caxamar, a empresa nacional que trabalha diariamente movida pela paixão e pelo compromisso de satisfação dos seus clientes.

A Caxamar foi fundada há mais de 30 anos e desde então, vem passando todo o seu saber de geração em geração. Poderíamos começar a nossa conversa por conhecer um pouco melhor o universo Caxamar e quais os valores que a foram guiando ao longo das mais de três décadas de existência?
Foram três décadas de muita exigência, 33 anos passaram e podemos dizer que muita coisa mudou, o que se mantém inalterável são os valores que nos têm guiado até aqui, pois acreditamos que a paixão que todos os dias colocamos no nosso trabalho, a determinação com que abraçamos os novos desafios e associado a isto a solidariedade que existe dentro da Caxamar, tem sido de facto o que acreditamos que nos tem ajudado a construir a empresa que temos hoje.

A empresa iniciou a sua atividade tendo como objetivo a comercialização por grosso e a retalho de bacalhau salgado seco e desde muito cedo, sempre trabalhou com os melhores fornecedores a nível mundial. O que diferencia o bacalhau Caxamar e o torna a escolha de milhares de clientes?
Nós acreditamos muito nas parcerias, e sem dúvida que as que temos mantido ao longo destes anos com os nossos fornecedores têm sido um fator muito importante para podermos garantir ao nosso cliente um produto consistente e com a qualidade que é esperada em cada gama. Temos feito um forte investimento na nossa marca, tanto a nível de imagem como de consistência e acreditamos que é isso que tem feito os consumidores olharem hoje para a Caxamar como isso mesmo, uma marca fiável e consistente. Estamos muito focados em construir uma marca que seja forte e que nos garanta uma sustentabilidade no futuro.

O bacalhau sempre fez parte da tradição portuguesa e por isso o grau de exigência dos portugueses é o mais alto. De que forma, a Caxamar assegura sempre o melhor produto aos seus clientes?
Os portugueses são profundos conhecedores de bacalhau, o que torna o nosso trabalho ainda mais exigente, e a base do nosso crescimento e da nossa consistência é sem dúvida essa exigência dos consumidores. Como referi anteriormente, temos procurado criar uma marca confiável, e para isso temos feito um trabalho de diferenciação de produto por gamas, que permite ao consumidor no processo de compra saber exatamente que produto está a comprar. Isto faz com que o cliente se sinta seguro na compra e continue a confiar na nossa marca, pois sabe que associada a uma determinada gama vai ter determinado produto.

Aliando a garantia da melhor matéria-prima com a experiência e condições ideais para transformação de bacalhau, a Caxamar consegue fornecer o melhor bacalhau ao mercado nacional e internacional. De que forma a Caxamar tem procurado manter-se na vanguarda da inovação e assim oferecer sempre um produto final com elevados índices de qualidade?
Os hábitos alimentares estão a sofrer profundas mudanças, e nestes últimos anos então a dinâmica do setor alimentar está como nunca me lembro, nós enquanto indústria do setor do bacalhau, um setor ainda que tradicional, estamos muito atentos a todos estes processos de mudança que estão a acontecer na sociedade, e acreditamos que a única forma de podermos acompanhar esta transformação é inovarmos e reinventarmo-nos todos os dias, é isso que temos procurado fazer de uma forma transversal a toda a organização. Aquilo que são hoje as exigências dos novos consumidores transporta-nos para uma nova realidade de produtos mantendo sempre a qualidade.



Apesar disso, o respeito pela tradição fará sempre parte do processo de inovação da empresa?
Exatamente, como referi anteriormente, somos uma empresa de um setor tradicional que procuramos manter a tradição, conciliando isso com a inovação que é necessária para acompanharmos a novas tendências de consumo e os novos hábitos alimentares.

Com o aproximar da época natalícia começa a procura por bacalhau, um dos peixes mais consumidos em Portugal nesta altura. Porquê que o bacalhau Caxamar é a escolha ideal nesta época natalícia?
Diria mesmo o mais consumido. É uma época muito importante para nós enquanto fornecedores e também muito especial. Será o primeiro Natal pós-pandemia em que podemos voltar a estar to[1]dos juntos e a reunir as nossas famílias sem as restrições do passado e claro que pode ficar ainda mais especial com o bacalhau da Caxamar.

São 33 anos de atividade, toneladas de bacalhau vendido e mais milhares de clientes satisfeitos. O que ainda podemos esperar da Caxamar para o futuro?
Antes de falar do futuro, quero falar do passado, dos últimos anos que vivemos, estes tempos de incerteza que vivemos recentemente com a pandemia, e quero falar desses tempos, para agradecer profundamente a todos os nossos colaboradores que foram incansáveis no esforço que fizeram para que nunca tenha faltado produto aos consumidores e sei bem o sacrifício pessoal que alguns tiveram de fazer. E agradecer a todos os nossos clientes nomeadamente o canal HORECA que viveu tempos de profunda incerteza, mas que todos juntos conseguimos superar, um obrigado a todos. No futuro o que podemos prometer é manter a qualidade e a tradição aliados a novos produtos e um serviço diferenciador aos nossos clientes. A Caxamar deseja a todos um feliz Natal e um próspero Ano Novo.