: Mais Magazine:: Comentários: 0

A ESBAL – Empresa de Secagem de Bacalhau nasceu em 1991, a partir de uma empresa grossista existente no Porto, que vendia produtos alimentares, entre eles o bacalhau. Inicialmente criada com a finalidade de produzir o bacalhau que seria vendido nesse espaço, a empresa acaba mais tarde por se dedicar também à sua importação e secagem. Mais de três décadas depois, a ESBAL é uma inequívoca referência na indústria do bacalhau portuguesa, como nos explica em entrevista Luísa Melo, Administradora da ESBAL.

A ESBAL é uma das empresas portuguesas mais conceituadas na indústria do bacalhau em Portugal. Comecemos a nossa conversa por conhecer um pouco melhor a ESBAL e de que forma foi conquistando uma posição de destaque no mercado?
A ESBAL nasceu de uma empresa grossista de bens alimentares em que o bacalhau era já um produto muito forte na gama. O peso disto fez com que essa empresa (Sinde & Monteiro, Lda.) passasse a importar bacalhau salgado verde e a secá-lo em Ílhavo em regime de prestação de serviços. Em pouco tempo, tornou-se evidente a necessidade de deter uma unidade industrial para secagem de bacalhau nascendo assim a ESBAL. Desde o início da sua atividade, a ESBAL primou pela qualidade procurando matéria-prima e um processo industrial que lhe permitisse ter um produto topo de gama. Isso fez com que a marca ESBAL crescesse no mercado sempre na gama de qualidade. Ter um produto muito fiável, sempre com o mesmo padrão, fez com que a marca fosse aumentando a sua área de influência quer no mercado nacional, quer no mercado de exportação tendo clientes extremamente fiéis.

De que forma a ESBAL assegura o melhor produto aos seus clientes independentemente da sua localização?
A ESBAL, através do seu processo industrial, visa garantir que o seu produto mantenha todas as características do verdadeiro bacalhau português. Procura, através de relações duradouras e de confiança com os seus fornecedores, ter matéria-prima de primeira qualidade. A ESBAL aposta também no serviço ao cliente. Todo o seu trabalho e estratégia visa a satisfação e fidelidade do seu cliente. No fundo, é um trabalho em rede.

De há uns anos para cá, a pensar na evolução do mercado e dos hábitos de consumo das pessoas, a ESBAL começou também a produzir bacalhau demolhado ultracongelado. Novos produtos, a mesma qualidade?
Sem dúvida a mesma qualidade. A ESBAL começou a produzir bacalhau demolhado ultracongelado no ano de 2003, através de parcerias com terceiros. A produção própria, na nossa fábrica, teve o seu início em 2007. São 15 anos de experiência e de evolução. O bacalhau demolhado ultracongelado representa atualmente 75% do volume total de negócios pelo que é uma área de negócio absolutamente primordial.

As empresas da indústria do bacalhau em Portugal destacam-se por estarem equipadas com as mais recentes tecnologias, que não só asseguram toda a qualidade do produto final, como também respeitam todas as exigências regulamentares em termos de higiene e segurança alimentar. De que forma a ESBAL tem procurado manter-se na vanguarda da inovação?
A tecnologia é absolutamente essencial para um processo produtivo eficiente. O bacalhau é um produto tradicional, mas a sua produção tem de estar no século XXI, para podermos ser competitivos, eficientes e amigos do ambiente. Procuramos estar a par dos últimos desenvolvimentos e também, quando pretendemos um equipamento que não existe no mercado, procuramos desenhá-lo e produzi-lo com parceiros locais.

Com o início da época natalícia começa a procura por bacalhau, um dos peixes mais consumidos pelos portugueses nesta altura. Apesar de se verificar alguma escassez do produto, certo é que não irá faltar à mesa este ano. Porque é que o bacalhau ESBAL é a escolha ideal nesta época natalícia?
Exatamente pelos mesmos motivos pelos quais foi a escolha ideal nos anos anteriores. O bacalhau ESBAL é produzido com todo o respeito pelo produto o que o torna líder na categoria de mercado de qualidade.