: Mais Magazine:: Comentários: 0

Ser do Ribatejo é conhecer a Taberna do Quinzena, um dos ex-líbris da cidade escalabitana. Reconhecida como a “Catedral” da boa comida tipicamente ribatejana, há mais de 150 anos que o “Quinzena”, como é carinhosamente apelidado na zona, faz as delícias dos amantes do bom garfo. Fernando Batista assume as rédeas deste negócio onde o principal ingrediente é a qualidade.

É no centro da cidade que encontramos a casa de paredes pintadas de amarelo onde nasceu um dos restaurantes mais singulares de Santarém. Com uma decoração típica que o caracteriza e ajuda a contar a sua história, o ‘Quinzena’ cresceu a ver passar os toiros para as corridas em plena Avenida Laurentino. Cresceu com as feiras no campo fora de vila e a espera de toiros era “regada” de pé ou a cavalo à sua porta. As paredes forradas de cartazes tauromáquicos, capotes, farpas e barretes de campino fixam no tempo dezenas e dezenas de anos de touradas, enquanto nos dão a conhecer a longevidade deste espaço. O negócio que começou em 1870 vai já na quarta geração, assumida por Fernando Batista, que honrosamente herdou do seu pai, também Fernando, os “petiscos e copinhos” que há mais de 150 anos acompanham a história da cidade. A entrada de Fernando Batista no negócio trouxe consigo uma nova era para o “Quinzena”. De um simples e pitoresco negócio familiar, a família Quinzena foi crescendo e alargando os seus horizontes, mantendo sempre a sua tipicidade original e uma política de bem servir. Assim, a casa que funcionava com petiscos e com “uns copinhos”, passou também a servir almoços e jantares, bons, baratos e bem servidos. Em 2006 deu o primeiro passo rumo à expansão, com a abertura de um novo espaço, mais pequeno, mas como mesma qualidade a que a “casa mãe” sempre nos habituou. Hoje, são já sete os espaços com a chancela “Quinzena” que assumem como principal compromisso a qualidade e total satisfação do cliente.

A alma da gastronomia ribatejana à sua mesa O “Quinzena” é um daqueles espaços onde se respira Ribatejo. Em cada prato ou petisco, servidos nas antigas mesas de mármore, vêm-nos à memória os sabores típicos ribatejanos. O magusto com bacalhau assado, o torricado de bacalhau, o bacalhau frito à Quinzena, o naco de novilho bravo avinhado, o entrecosto frito com arroz de feijoca, a queixadinha de porco assada no forno à moda do Quinzena são alguns exemplos do que de melhor se encontra na ementa do “Quinzena”. Escusado será dizer que todos eles primam pelo sabor irrepreensível, que só é possível alcançar com produtos de máxima qualidade, vindos diretamente de produtores ribatejanos para a mesa do cliente. E como cada prato ou petisco tem um vinho indicado para o acompanhar, opções não faltam na vasta garrafeira da casa de onde, naturalmente, sobressaem os rótulos de vinhos tintos e brancos da região.

“Quinzena” um clássico do Ribatejano A boa fama do “Quinzena” tem-lhe trazido milhares de clientes de todos os pontos do país e até do estrangeiro, que cá vêm não apenas pela comida e pelo espaço, mas também pelo carinho com que são recebidos pela equipa de profissionais que compõe esta casa ribatejana. Com o ambiente descontraído e familiar, que tanto o caracteriza, o “Quinzena” é já um clássico gastronómico nacional. Já sabe, numa próxima visita a Santarém, convidámo-lo a partir à descoberta desta casa centenária que tem no cardápio os saberes e sabores mais tradicionais do Ribatejo.