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A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) nasceu em 1896, sendo, atualmente, a maior associação empresarial na defesa e representação de uma atividade que é uma das mais importantes locomotivas do desenvolvimento e da economia da sociedade portuguesa: o Turismo. Para conhecer um pouco melhor o trabalho desta associação, estivemos à conversa com o seu Presidente, Carlos Moura que, em entrevista, deu a conhecer alguns dos projetos em cima da mesa.

A AHRESP é uma instituição secular, mas que sempre se manteve muito fiel aos princípios que a norteiam e àquele que é o seu foco: a intransigente defesa dos seus associados, mas também das suas atividades económicas. Para garantir o apoio e defesa eficaz aos seus associados, a AHRESP dispõe de serviços de atendimento gratuito, em diversas especialidades, o que lhe permite apoiar os empresários em todos os aspetos que afetam o seu negócio no dia a dia. “A AHRESP sempre se caraterizou pela diversidade de áreas de apoio que tem ao dispor dos seus associados e pela qualidade do serviço que presta”, afirma Carlos Moura.

Atualmente, a AHRESP dispõe de apoio em várias vertentes, designadamente nas áreas que mais importam às empresas, como a jurídica, formação, economia, fiscalidade, financiamentos, arquitetura e qualidade, compreendendo o respetivo aconselhamento gratuito. “Paralelamente, protocolamos com parceiros externos, com quem negociamos as mais vantajosas condições para os nossos associados nas diferentes dimensões necessárias ao funcionamento das empresas do Canal Horeca. Dispomos também de uma academia que funciona com parceiros da AHRESP, sendo esta uma das áreas que mais valorizamos”, acrescenta o Presidente da associação. Destaque ainda para a política de proximidade assumida pela associação, que lhe permite atualmente dispor de uma cobertura nacional, graças às 14 representações físicas, de norte a sul do país, incluindo também as Regiões Autónomas.

Congresso AHRESP debate sobre Sustentabilidade
Desde 1896 a promover o Turismo, a AHRESP tem vindo a desenvolver vários programas com o objetivo de identificar e qualificar em diversas frentes, abrangendo todos os sectores da atividade, com a subjacente qualidade de quadros e serviços. “Na AHRESP sabemos que é preciso uma atenção e um cuidado constante na busca da qualidade para que o nosso destino continue a ser reconhecido como de excelência, e que aí se consiga manter”. Neste contexto, são vários os eventos e programas promovidos ao longo do ano e que vão desde os Programas de Qualificação para a Restauração, Bebidas e Alojamento, às ações formativas, até aos eventos sobre matérias atuais e que merecem destaque. “Este ano, já realizámos um evento sobre Gastronomia e conferências sobre o Mercado de Trabalho e sobre a Digitalização. Realizámos também os Prémios AHRESP, um evento que se destina a reconhecer e premiar o que de melhor se faz no nosso país e o que de melhor os nossos conterrâneos fazem lá fora”, explica Carlos Moura. Neste contexto, importa também referir o grande Congresso AHRESP a acontecer nos dias 14 e 15 deste mês de outubro. Dedicado ao tema “Sustentabilidade: Utopia ou Sobrevivência?” o evento surge num momento em que a recessão bate à porta da Europa, o que pode não deixar ninguém imune – nenhum país e nenhuma atividade – nem mesmo aquela que teve indesmentível recuperação no verão. “É um evento importante, onde contamos ter a presença de mil participantes, vários elementos do Governo, reputados especialistas, e onde iremos aproveitar para partilhar problemas, mas acima de tudo encontrar soluções, para os muitos desafios dos próximos tempos, e de que forma nos podemos preparar”. Assim, e perante esta realidade, o Congresso AHRESP assume-se como uma das principais iniciativas anuais desenvolvidas pela associação, a que se somam ainda muitas outras. Para o próximo ano está previsto um programa de eventos AHRESP ainda mais ambicioso, que Carlos Moura espera que “exceda as expectativas dos nossos as expectativas dos nossos associados e de todos em geral”.