: Mais Magazine:: Comentários: 0

Situada na Maia, é uma empresa recente especializada em sistemas inteligentes para automóveis elétricos, dedicados tanto a clientes particulares como empresas, e sendo adaptáveis a todas as carteiras. A Wall Power SMOTION e os primeiros passos de bebé para a internacionalização são duas das novidades desta empresa este ano.

Nasceu na área da mobilidade inteligente há cinco anos, com a ideia enraizada de contribuir para a consciência ambiental e desenvolver tecnologia para servir as pessoas, numa clara ligação daquilo que compreendem ser o conceito chave de “Smart Cities”, as ditas cidades inteligentes, como começa por explicar António Ferreira, Founder e Ceo da SMOTION. Hoje em dia disponibilizam acessórios e carregadores de “última geração”, para os automóveis elétricos, que foram pensados para serem práticos e “simples de operar”. Esses, dispõem de uma aplicação gratuita, onde é possível “programar sessões de carregamento, controlar os consumos e custos, bem como aceder a ficheiros de Excel”, um serviço de grande utilidade para os clientes empresariais.

Já na área dos transportes públicos, a SMOTION fabrica a nível nacional “painéis de informação em tempo real para as paragens de autocarro”. Este equipamento, apelidado de SMOTION Tracker, existente no concelho de Matosinhos, também está ligado a uma plataforma de fácil acesso para os utilizadores, informando-os “do tempo de espera estimado”. A inovação não se fica por aqui, porque além destas soluções, esta empresa criou um “sistema de estacionamento inteligente, através de sensores disponíveis em cada lugar de estacionamento”. A informação da localização e a quantidade de locais disponíveis para estacionar nos arruamentos são dispostas em painéis informativos, mas também numa aplicação, “em que os condutores podem saber de antemão se uma determinada rua tem lugares disponíveis”. Esta ideia ainda não saiu do papel. António Ferreira afirma que concorreu a um projeto na Câmara Municipal de Leiria, que ainda carece de feedback. O mesmo salienta que estes produtos possibilitam “reduzir as emissões de gases poluentes, visto que a procura de estacionamento é rápida e eficaz”.


O ano de 2022 trouxe novidades a esta marca, dado que projetaram e lançaram no mercado o Wallpower, que é um “sistema revolucionário, 100% português, de carga inteligente para os veículos elétricos”. Dentro das suas funcionalidades, disponibiliza a “regulação da potência, o balanceamento de energia e o powersgaring, que permite saber a bateria disponível nos carregadores. “Parada de momento, mas não descartada” encontra-se a solução dos painéis de informação em Braille para os autocarros”, dedicada às pessoas invisuais.


António Ferreira confessa que a “tecnologia que desenvolvem e fabricam tem como objetivo a produção nacional, mas também as expandir além fronteiras, no sentido de fomentar a exportação de equipamentos criados, desenvolvidos e fabricados em Portugal”. A par disso, o próprio adianta que “neste momento estão em negociações com a Sérvia para exportarem os carregadores”.

O incentivo e o futuro da mobilidade elétrica

O Administrador afirma que “alguns clientes da SMOTION que avançam para a mobilidade elétrica ainda apresentam algumas dúvidas acerca do modo de utilização dos equipamentos elétricos, contudo tentamos sempre dissipá-las e explicar que a necessidade de investir na mobilidade sustentável é cada vez maior, até pelo aumento do preço dos combustíveis”. Aliado a isso e face aos entraves que ainda existem na hora da compra, como por exemplo a falta de zonas de carregamento, aconselham os consumidores a “adquirirem de um serviço de carregamento em casa e em tarifa bi horária, porque carregar fora do domicílio, por vezes, pode ficar mais dispendioso do que atestar o veículo com gasóleo”. Além do mais, esta empresa procura estimular atitudes sustentáveis na carteira de cliente, “através do envio semanal de newsletters”.

Quanto ao futuro da mobilidade elétrica em Portugal, António Ferreira refere que é preciso reforçar a educação ambiental “dos nossos filhos”, em prol do futuro das gerações. Todavia, e em voz otimista, revela que “já somos dos países da Europa à frente na mobilidade elétrica” e por isso é necessário “apostar e incentivar nesta área e consequentemente nas energias renováveis”. Relativamente aos objetivos da SMOTION, admite que passam pela internacionalização e pelo reforço do “papel de referência em Portugal na tecnologia e nos equipa-mentos para a mobilidade elétrica”.