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Conduzir os maiatos à sustentabilidade integral do território é uma ambição assumida pelo Presidente da Câmara Municipal da Maia, nesta entrevista à Mais Magazine. António Silva Tiago falou-nos sobre os projetos em curso para promover a mobilidade sustentável e adiantou as novidades da edição deste ano da Semana Europeia da Mobilidade, como o concurso juvenil de ideias.

O contributo do município da Maia para uma mobilidade mais amiga do ambiente começou a dar cartas a partir de 2013, ano em que foi desenvolvido o Plano de Mobilidade Sustentável. Este tem em vista “o estabelecimento de uma estratégia para a organização das acessibilidades e a gestão da mobilidade, sendo para tal definido um conjunto de propostas que contribuem para a implementação e promoção de um modelo de mobilidade mais sustentável”. Perante este desafio, o Presidente da Câmara Municipal da Maia faz um balanço positivo destes últimos anos, uma vez que estão “a construir um caminho rumo a uma mobilidade inclusiva, mais segura e sustentável”. António Silva Tiago vai mais longe ao afirmar que na “Câmara Municipal trabalha-se, quotidianamente, com o propósito de promover, cada vez mais, a vivência do território, proporcionando o contacto com a natureza, a prática de exercício físico e desporto ao ar livre, razão pela qual, mantém o foco numa aposta firme nos modos suaves de mobilidade, privilegiando os percursos pedonais e cicláveis”.

Nesse sentido e à semelhança do que tem ocorrido em anos transatos, na Semana da Mobilidade Europeia de 2022 a autarquia vai desenvolver “uma série de dinâmicas” que irão, na sua maioria, ser realizadas na Praça do Município. Este ano, “através da Empresa Metropolitana de Estacionamento da Maia, vão lançar um concurso juvenil de ideias, para identificar os desafios, projetos, conceitos e as propostas que contribuam para uma mobilidade mais sustentável e eficiente”. A par disso, “existirão jogos interativos relacionados com a temática da mobilidade suave e da neutralidade carbónica, mas também campanhas e ações de sensibilização acerca da mobilidade sustentável e acessibilidade para todos, bem como iniciativas de segurança rodoviária direcionadas para o público mais jovem, exposições relativas à mobilidade, aos transportes públicos e às melhores ligações e ainda um pedipaper à volta da temática do BaZe – Living Lab”. A edição deste ano trará um maior envolvimento das crianças e dos jovens, justificado por serem eles as vozes precursoras e os “mediadores estratégicos” para a mudança de comportamentos das gerações futuras, sem esquecer o “sucesso da Câmara Municipal de mais de 30 anos na educação e sensibilização ambiental”.

Fora esse evento, e em resposta aos dois objetivos ambiciosos estabelecidos pela Comissão Europeia – a eliminação gradual dos automóveis alimentados com combustível convencional até 2050, nas cidades, e o progresso para uma logística urbana com emissões zero nos principais centros urbanos até 2030 – a Maia responde com a convicção de conquistar o título de “primeira cidade do país a atingir a neutralidade carbónica”. Uma delas é a aposta no BaZe – laboratório vivo para a descarbonização, dentro do plano de implementação Living LAB Maia: Net Zero Carbon City. Como o Presidente revela, este programa de ações “tem permitido testar uma série de soluções ambientalmente mais eficientes e sobretudo mais sustentáveis”, sendo que o desejo futuro é que “seja replicado em todo o território, em domínios como o consumo de energia e água, a cobertura dos edifícios, as hortas sociais biológicas, a mobilidade suave, inclusiva e sustentá-vel, a gestão do trânsito e a monitorização de indicadores ambientais em tempo real, como por exemplo a qualidade do ar”. Ainda neste capítulo e seguindo a “visão estratégica para a sustentabilidade integral do território”, António Silva Tiago acrescenta que recentemente substituíram a frota automóvel por “viaturas ambientalmente mais eficientes, a energia elétrica e híbridas plug-in”.

O incentivo à participação ativa da sociedade

O empurrão da Câmara Municipal da Maia aos seus munícipes para a adoção de comportamentos sustentáveis tem sido feito através do projeto BaZe, de que já falámos, com o Fab Lab, que é um “laboratório de desenvolvimento e execução de ideias e projetos, de carácter tecnológico ou artístico, com base na disponibilização de ferramentas de fabricação digital. Com estas ações é possível aumentar o conhecimento na temática da sustentabilidade, desfazerem-se mitos e promover-se a reutilização e a Economia Circular”. Entre as atividades já realizadas, contou-se com a participação de “colaboradores do município, alunos e professores da comunidade educativa local e a população em geral, envolvidos nas temáticas da “Cultura Maker”.

Dentro do mesmo contexto, há uma iniciativa desenvolvida em parceria en-tre a Câmara Municipal e as associações de pais das três escolas do Castelo da Maia, que merece destaque, que é a Pedibus. Esta resolução arrancou em abril deste ano, no âmbito do Dia Europeu Sem Carros, celebrado no dia 22 de setembro, e tem como objetivo “incentivar as crianças a abandonarem os transportes movidos a combustíveis fósseis e a fazerem o percurso para a escola a pé”. E devido aos resultados positivos expressos em poucos meses, António Silva Tiago confessa que “pretendem alargar o modelo a todas as escolas do concelho”.

O ponto final da conversa que teve como ator principal a mobilidade sustentável fez-se de previsões e compromissos. O Presidente da Câmara deixou claro que a intenção coletiva é “conduzir a comunidade concelhia à sustentabilidade integral, compaginando de forma harmoniosa a sustentabilidade ambiental que é, inequivocamente, o fator crítico de sucesso para viabilizar a sustentabilidade demográfica e social e, também muito importante, para permitir a sustentabilidade económica, por forma a que a riqueza gerada no território signifique igualmente, emprego qualificado, duradouro e melhor remunerado, con-jugando todas as premissas para que a Maia seja uma comunidade onde todos contam”.