: Mais Magazine:: Comentários: 0

Nas próximas páginas levamo-lo à descoberta de um dos maiores tesouros do enoturismo português. Sob o mote Sete Séculos de Vindimas, a Quinta do Gradil é um marco histórico-cultural do concelho do Cadaval, no Vilar, e um verdadeiro exemplo da herança secular de produção vinícola na região de vinhos de Lisboa. A admirável história da Quinta do Gradil reflete-se nos seus néctares e nos seus rótulos e, agora, também no seu enoturismo. Venha connosco conhecê-la.

Na paisagem bucólica dominada pela silhueta da Serra de Montejunto, sobressai a Quinta do Gradil, uma das mais antigas quintas produtoras, se não a mais antiga, de vinho da região de Lisboa. Com referências históricas que remontam ao ano de 1492, num documento régio de D. João II, que registava a doação da jurisdição e rendas do concelho do Cadaval e da Quinta do Gradil a D. Martinho de Noronha, a Quinta do Gradil conta já com sete séculos de uma profícua e intensa ligação ao vinho. Mas nem sempre tudo foi fácil.

No século XVIII, D. José mandou que se arrancassem todas as vinhas da região, para dar prioridade ao cultivo do cereal e, simultaneamente, favorecer os interesses que o Marquês de Pombal tinha na região do Douro. Depois de várias reclamações dos lavradores locais para que tal não acontecesse, em 1769, uma vistoria à produção da Quinta do Gradil e às terras circundantes, viria a mudar o rumo da história. Acontece que, para surpresa de alguns, estas terrenos foram reconhecidos como apropriados para a produção de bons vinhos, mais do que de pão. A ligação da Quinta do Gradil com a cultura da vinha é (re)conhecida desde então.

Da história da Quinta do Gradil fazem ainda parte nomes como o de Maria do Carmo Romeiro da Fonseca que, no século XIX, assumiu um papel determinante no rumo deste espaço. Após herdar a Quinta do Gradil do seu pai, que a tinha adquirido, a jovem mandou construir a
casa principal, atual Solar dos Marqueses, o aqueduto das águas, e transformou a quinta numa bem-sucedida exploração agrícola, centrada na produção de vinho, e simultaneamente num lugar de recreio e de lazer. A ligação ao Marquês de Pombal surge na história deste espaço em meados do século XIX, através de Dona Maria do Carmo, proprietária na altura, que viria a casar-se com o futuro Marquês de Pombal, descendente de Sebastião José de Carvalho e Melo. A quinta manteve-se assim nas mãos dos Marqueses ao longo de boa parte do século XX, até ser vendida, em 1963, a Isidoro Maria d’Oliveira, homem de cultura e poeta, autor do poema “Saltimbancos”. A entrada num novo século, em maio de 1999, é assinalada pela aquisição da Quinta do Gradil por Luís Vieira, atual proprietário, com uma história familiar ligada ao comércio de vinho e a sabedoria que aprendeu com o seu avô “Ganita”.

Quinta do Gradil é vinho, é vinha, é enoturismo

Sustentada numa história multisecular, a Quinta do Gradil é uma marca moderna, onde vinho e turismo se cruzam para oferecer ao consumidor exigente uma experiência vínica inesquecível. Com uma oferta diversificada, posicionada no segmento médio e alto do mercado, associada a uma imagem cuidada e luxuosa, a Quinta do Gradil é uma referência incontornável nos Vinhos de Lisboa.

A sua localização privilegiada, entre a Serra de Montejunto e o mar, mas suficientemente afastada deste, permite-lhe tirar partido da influência atlântica, determinante para o equilíbrio ácido e frescura dos seus vinhos, e ao mesmo tempo usufruir de um bom número de horas de sol, importante para a boa maturação das uvas. A argila e o calcário formam a matriz principal dos solos da propriedade com
cerca de 200 hectares, 120 dos quais exclusivamente dedicados à vinha, de onde sobressaem variadíssimas castas portuguesas, mas também estrangeiras, como a famosa casta Tannat já bastante associada à Quinta do Gradil.

É exatamente desta imensidão de vinhas e das condições climatéricas únicas, que nasce um portefólio de vinhos diferenciados, de qualidade e sabor ímpares. Da vasta gama, destacam-se os vinhos monovarietais que são a expressão maior do terroir, conferindo todo o potencial que lhes é inerente, e a oportunidade perfeita para que os apreciadores e connaisseurs possam experienciar o comportamento de cada variedade, ano após ano.


Os vinhos da Quinta do Gradil evidenciam-se por terem uma identidade muito própria, que respeita a expressão plena das castas num contexto privilegiado de influência atlântica e orográfica.


Mas falemos de 2020, um marco preponderante para a Quinta, com a apresentação oficial de uma nova identidade gráfica, que espelha a experiência adquirida na vinha e na adega ao longo das últimas duas décadas, assim como a história da propriedade. Com a nova imagem, surgiram também novas referências no mercado, que têm vindo a ser distinguidas nacional e internacionalmente em revistas e concursos do setor. Percebemos assim que não foi por acaso que a propriedade foi distinguida pela imprensa especializada, Revista Grandes Escolhas, como “Produtor do Ano 2020”.


O lançamento da nova imagem culminou com o trabalho feito nas últimas duas décadas, representado por um forte investimento na qualidade da produção de vinho, na adega, na reabilitação do espaço destinado ao enoturismo e na formação da melhor equipa. Agora, as portas estão abertas, todos os dias, para receber aqueles que queiram visitar a Quinta, descobrir a sua história de Sete Séculos e provar os
seus novos vinhos, ou então celebrar o seu casamento, um batizado ou aniversário de alguém especial. A apenas 45 minutos de Lisboa, a Quinta do Gradil, propriedade da Parras Wines, alindou-se e criou condições para se tornar um destino de referência no enoturismo da região.

Para quem chega a este espaço é quase impossível não se deslumbrar com a silhueta elegante do edifício do palácio (ou com o bem-receber das pessoas com quem se cruzam pelo caminho). Construído em 1854, foi recentemente recuperado, tendo-lhe sido devolvido todo o seu protagonismo aristocrático e atribuído o nome de Solar dos Marqueses, visando toda a sua história. Da linha amarela que pinta o nosso horizonte, sobressai o verde das vinhas que se estendem na várzea e que dão cor à quinta. Estamos, portanto, numa paleta de cores entre os amarelos e os verdes. A paisagem compõe-se ainda com a Capela de Santa Rita – mandada edificar por D. Maria do Carmo em devoção a Sta. Rita de Cássia, padroeira das causas impossíveis – situada junto ao Solar, com a Destilaria (sala de provas), o Miradouro das Águas, e a adega, onde são produzidos alguns dos melhores vinhos de Lisboa.

Porque nem só da vinha e do vinho vive o homem, o enoturismo tem experiências para todos os gostos

Com tradição vinícola centenária, Portugal destaca-se pelas experiências oferecidas aos viajantes que amam vinhos. Na Quinta do Gradil a realidade não é diferente. Com uma atmosfera perfeita para saborear um dia no campo, e com a simpatia de quem o recebe e acompanha, este espaço reúne todas as condições para tornar a sua experiência inesquecível e sentir-se verdadeiramente em casa.

É ao atravessar os seus portões que a aventura começa. E há experiências para todos os gostos! Visitas ao espólio patrimonial e ao processo de viticultura, com início nas vinhas, passando pela adega e culminando na sala de provas e na loja de vinhos. Mas também provas temáticas regadas de uma linda tábua de queijos e enchidos da região, os tão apetecíveis brunchs vínicos, piqueniques nas vinhas, passeios de trator, as famosas experiências de vindimas, trails a pé ou de bicicleta, e a mais recente experiência de apiturismo são algumas das propostas que fazem parte da oferta do enoturismo da Quinta do Gradil.


Graças a uma sala ampla que conta com o apoio de uma cozinha totalmente equipada e com elasticidade para acolher diferentes tipos de experiências, a Quinta do Gradil está preparada para a confeção de refeições para pequenos e grandes grupos. No interior, o Salão dos Marqueses e a Destilaria somam 260 lugares sentados. Lá fora, entre o Páteo Maria do Carmo e o Largo das Conversas, com vista privilegiada para as vinhas e para a Serra de Montejunto, há ainda a possibilidade de receber eventos até 600 pessoas sentadas.

Se procura um local onde realizar as suas Team Building ou simplesmente reunir aquele grupo de amigos, já sabe onde ir. Afinal, não nos podemos esquecer que a Quinta do Gradil foi pertença dos Marqueses de Pombal e é, por isso, desde essa altura um espaço de reuniões e tertúlias por excelência. Este espaço majestoso com a sua fachada amarela e a sua capela singular é também o cenário escolhido por muitos noivos para brindar ao seu “felizes para sempre”. Com um cenário único de vinhas a perder de vista e num ambiente descontraído em que o bom gosto e o requinte imperam, a Quinta do Gradil tem tudo o que precisa para tornar este dia ainda mais inesquecível para si e para os seus convidados.

Com acessos rápidos de quem vem de Lisboa, a Quinta do Gradil é um dos espaços que todos devíamos conhecer. Seja pelos vinhos, pela história ou pelas pessoas, certamente que será uma experiência única e a repetir, sempre de mãos dadas com a natureza e com a melhor companhia para “enoturistar”.