: Mais Magazine:: Comentários: 0

A região Oeste é (re)conhecida como uma das mais extensas áreas vinícolas de Portugal e o município de Torres Vedras como um dos maiores produtores de vinho em território nacional. Região de antiquíssima produção vinícola, ou não tivesse sido berço de uma das primeiras e maiores adegas cooperativas do país, Torres Vedras pauta-se pela relevância das suas vinhas, vinhos e oferta enoturística. Nesta edição, parta connosco à descoberta deste território vinhateiro.

Os 20 quilómetros de costa e paisagens pintadas por vinhas e campos agrícolas conferem ao concelho de Torres Vedras uma identidade marcada pela ruralidade. Com características naturais singulares, Torres Vedras é desde sempre uma zona vitivinícola por excelência, onde a diversidade do clima, dos solos e das castas explicam a variedade e sucesso dos vinhos produzidos no concelho. A influência do Oceano Atlântico, que banha a costa torreense, confere aos vinhos aqui produzidos uma frescura singular. Para além disso, a constante presença de humidade marítima, aliada ao clima temperado e à riqueza dos solos é, também, um dos fatores que contribui para a produção de verdadeiros néctares de Baco.

É precisamente esta identidade que, associada ao espírito empreendedor dos agentes turísticos da região, fez crescer o enoturismo neste concelho do distrito de Lisboa. Hoje, são já 13 os espaços promotores do enoturismo no território que pretendem aliar, à promoção dos seus vinhos, experiências que mergulham na autenticidade do território e das suas gentes. “Em Torres Vedras contamos com um conjunto significativo de produtores que dinamizam atividades de enoturismo, proporcionando visitas a adegas, passeios pelas vinhas e provas de vinhos”, elucida Laura Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras. Ancorada na qualidade, a oferta não para de crescer, com a aposta, cada vez maior, em atividades diferenciadas, como é o caso de passeios pela vinha a bordo de um carro clássico, ou ainda da realização de brunch’s vínicos que juntam os sabores regionais aos vinhos de produção local.

Enoturismo contribui para o desenvolvimento regional

As vinícolas e os vinhos desde sempre tiveram uma grande importância para o concelho de Torres Vedras, que faz parte da Rota Oeste do Vinho e foi eleito, em 2018, “Cidade Europeia do Vinho”. Laura Rodrigues reconhece o impacto que atualmente o enoturismo tem na economia local e dá a conhecer o trabalho desenvolvido pela autarquia com o intuito de promover a dinamização enoturística deste território e de dar a conhecer este seu potencial a quem o visita: “A Câmara Municipal de Torres Vedras tem vindo a apoiar o investimento privado através da divulgação desta oferta, seja por meio do Guia de Enoturismo e do Portal do Turismo de Torres Vedras seja através do convite a produtores locais para estarem presentes em eventos nacionais e internacionais. A nível local, organizamos eventos de promoção do vinho, como é o caso do ‘Vinhos A.Gosto’, um evento que junta vinho, gastronomia e música no centro da cidade, ao fim da tarde, durante todo o mês de agosto”. Para além disso, a relevância do enoturismo no concelho espelha–se ainda no facto de Torres Vedras acolher, ainda este ano, a sede da AMETUR – Associação Mundial de Enoturismo – que visa a promoção do enoturismo a nível mundial.

Os vinhos de Torres Vedras são parte integrante de uma oferta diversificada que inclui um rico património histórico e cultural e um vasto conjunto de equipamentos como quintas, adegas, restaurantes e lojas especializadas em vinhos, sem esquecer os eventos que lhe são dedicados. Quer viaje sozinho, em família ou com amigos, ofertas não faltam para tornar a sua visita mais completa e especial. Assim, quando visitar este território, para além de provar a gastronomia e o vinho, não se esqueça de incluir um passeio pelo litoral do concelho, que conta com 22 praias, caracterizadas pela qualidade ambiental e turística. A visita ao Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras, ao Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho e ao Castro do Zambujal também são obrigatórias, sem esquecer as Linhas de Torres Vedras e o Forte de São Vicente, importantes símbolos históricos na defesa de Lisboa às invasões francesas. “A diversidade de paisagens, de património e de atividades turísticas permitem descobrir e usufruir do concelho de Torres Vedras de diferentes formas. Estou convicta de que os visitantes encontrarão em Torres Vedras uma experiência à sua medida”.