: Mais Magazine:: Comentários: 0

A Enoport Wines vai reforçar a aposta no Enoturismo e definiu como objetivo receber mais de cinco mil turistas até ao final de 2022. O desafio é superar os resultados registados nos últimos anos, com propostas para toda a família oferecidas em diversos sites do grupo: Quinta de S. João Batista, Quinta do Boição, Caves Velhas e Enopoint Wine Store & Bar.

A oferta passa por novos programas, alguns dos quais específicos para quem procura aprofundar o seu conhecimento no mundo dos vinhos. Do programa destacam-se os passeios de charrete pelos recantos da vinha, aos quais se juntam as provas, as visitas guiadas à adega, os concertos ao ar livre ou na Academia de Vinhos. Todas as propostas permitem explorar o melhor das regiões, num ambiente descontraído.

Quinta São João Batista

A Quinta São João Batista está localizada na confluência de Riachos com a Brogueira (Torres Novas) e integrada na Reserva Natural da Biosfera do Paul do Boquilobo, (reconhecida pela UNESCO em 1981 como a 1.ª Reserva Mundial da Biosfera em Portugal). A Quinta de S. João Batista encerra uma história secular muito rica, representada, entre outras, na casa senhorial de estilo colonial, edificada em 1880, incluindo também um conjunto arquitetónico com excelentes caves para estágio de vinho com 585 barricas (uma das maiores da região do Tejo), lagares de vinificação tradicional e um moderno centro de vinificação. Tem uma área total de cerca de 145 hectares, dos quais 130 com vinha.

Em 2022 vai intensificar-se a aposta no Enoturismo, atividade principal da quinta; mas também com olhos postos no Ecoturismo, para além da integração na reserva da Biosfera, a quinta é em si mesmo um exemplo e reserva de biodiversidade; no Turismo Religioso, dada a proximidade com o Santuário de Fátima; no Turismo histórico, dada a proximidade de Torres Novas, Tomar, Almourol ; no Turismo Espeleológico, pois as grutas de Mira de Aire e as do Almonda, das Lapas estão mesmo ao lado, no Turismo Equestre, visto estar ao lado do principal centro equestre do país, Golegã; e finalmente o Turismo Ornitológico, pois a propriedade está a walking distance da Reserva do Paul do Boquilobo, excelente local de observação de espécies raras e autóctones nomeadamente o Boquilobo.

De imediato, dentro dos limites da quinta, os convidados, sendo grupos (G) ou individuais (I) podem usufruir de:

A experiência da vindima é única.

Sentir toda a emoção do ciclo da vinha, viver a experiência de fazer o vinho e passar um dia diferente na quinta.

Já no dia 3 de setembro a Quinta São João Batista organiza “Um dia na vindima. “Junte-se à nossa equipa por um dia e venha VINDIMAR, PISAR-A-PÉ e deliciar-se com uma DEGUSTAÇÃO DO MOSTO DE UVA AO VINHO acompanhada por um ALMOÇO-PIQUENIQUE.

Não deixe passar esta oportunidade inesquecível!

Visita guiada à adega e caves e/ou vinhas (G/I)

Provas de vinhos comentadas/explicadas (G/I)

Cursos de formação especifica sobre vinhos (G)

Programa vindimas (G)Programa de poda (G)

Passeio pedestres, a cavalo ou de charrete nas vinhas e jardins (G/I)

Concertos de música, desportos, retiros, tudo ao ar livre (G/I)

Piquenique à beira-rio, ou jardins, parque de merendas, vinhas (G/I)

Loja de vinhos (G/I)

Refeições vínicas de harmonização (G)

“Temos todas as condições para fazer parte da solução para aliviar a pressão turística nos grandes centros urbanos, fomentando a coesão da atividade turística em todo o território e durante todo o ano. Colocar esta região no mapa turístico nacional é um objetivo. Estão criadas as condições para fazer do Tejo uma alternativa, onde o vinho, a cultura e a biodiversidade são os protagonistas”, refere Nuno Santos, CEO da Enoport Wines.

Quinta do Boição

Na Quinta do Boição, adquirida pelas Caves Velhas em 1989, podemos encontrar cepas com mais de 70 anos. O seu encepamento é maioritariamente da casta Arinto, cujos clones mais antigos que existem foram identificados precisamente na região de Bucelas.

A casta Arinto diz-se, por isso, originária da região de Bucelas onde apresenta a maior variabilidade genética. Encontra aqui o seu terroir de eleição produzindo vinhos com muita mineralidade e com acidez naturalmente alta fazendo com que o vinho se prolongue no tempo sem perder os pontos fortes tão característicos desta região.

A Quinta do Boição tem atualmente cerca de 30 hectares, localizada praticamente na vila de Bucelas (Loures) atravessada por dois canais que alimentam o Rio Trancão, a Ribeira de Murtinhais e a Ribeira do Boição. Possui simultaneamente vinhas de encosta/montanha e vinhas de baixa/vale e beneficia de um microclima muito particular e característico da região.

A agricultura sustentável e amiga do ambiente (produção integrada) é aqui praticada, além duma biodiversidade marcada por uma grande riqueza de fauna e flora. As práticas de cultivo tais como poda, empa e vindima são totalmente manuais. O facto de se terem encontrado fósseis marinhos nos solos da quinta atestam que, outrora, esta zona já esteve submersa pelo mar o que contribui enormemente para a mineralidade, frescura, acidez e longevidade destes vinhos.

Neste particular, a quinta tem vindo a desenvolver experiências nos últimos 15 anos no sentido de aprimorar a sua produção de espumantes e de atingir níveis qualitativos equivalentes aos de champagne, até porque tendo em conta a qualidade da casta e dos solos (está provada a semelhança do terroir de Bucelas com o da região de Champagne), os resultados dependem já só da mestria do enólogo, know-how e experiência acumulada.

A Quinta do Boição permite a receção de particulares ou grupos, disponibilizando uma série de atividades, bem como está disponível para a realização de eventos de pequena escala (até 50 pax), onde seja possível a dinamização do mundo vínico dos DOC Bucelas e da casta Arinto.

Atividades para usufruir:

Visita guiada à adega e as vinhas

Provas de Vinho

Eventos temáticos enogastrónomicos

Programa da vindima

Programa da poda

Passeio pedestre

Concertos de música Piquenique

Caves Velhas

A história das Caves Velhas é indissociável da história de João Camillo Alves que, na sua época, foi um dos empresários vinícolas mais prospero e visionário de Portugal, correndo riscos e aplicando medidas vanguardistas para a época. João Camillo Alves começou por fundar as Adegas Camillo Alves em 1881, empresa pioneira na comercialização de vinhos engarrafados em Portugal.

Em 1939, é fundada a marca Caves Velhas e sob a gestão de João Júlio Camilo Alves, neto do fundador, grande empresário e acima de tudo estratega, deu-se a expansão do negócio da sua família através da implementação de vinhos de marca.

No histórico edifício das Caves Velhas, localizado no centro de Bucelas, capital do Arinto, podemos apreciar essa mesma história. Este edifício, já parcialmente recuperado de modo a permitir visitas, provas e outros eventos vínicos, onde se podem apreciar vinhos com histórias e memórias, verá em breve melhoramentos relevantes, com a criação de uma academia dedicada ao vinho de Bucelas, um restaurante e espaços de eventos.

Atividades disponíveis neste momento:

Visita guiada ao edifício histórico das Caves Velhas

Provas de Vinho (novos e antiguidades)

Eventos temáticos enogastronomicos

Concertos de música

Academia de vinhos

Loja de vinhos

Enopoint Wine Store & Bar

Como complemento à atividade enoturística, a Enoport Wines está a desenvolver um projeto de criação de lojas próprias, designadas como Enopoint. Estes pontos têm como objetivo promover as marcas do grupo, não só através da sua venda, mas também experimentação, em provas, eventos de harmonização, ações de formação, etc.

Atualmente, existem já quatro em funcionamento, em Bucelas (nas Caves Velhas), em Riachos (na Quinta de São João Batista), em Lisboa (na Rua Rodrigo da Fonseca 107C) e online. São locais onde, pela localização, peso histórico e vocação, é possível desfrutar com prazer do melhor do portfólio da empresa e ainda com degustação de queijos e enchidos tradicionais portugueses.