: Mais Magazine:: Comentários: 0

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC) é uma das seis unidades de ensino integradas no Instituto Politécnico de Coimbra. A sua história começou a ser escrita há mais de 40 anos, sendo hoje uma das três instituições pioneiras no ensino e investigação de Tecnologias da Saúde em Portugal. Fique a conhecê-la nesta edição pela voz e testemunho do seu Presidente, Graciano Paulo.

Uma escola proativa, interventiva e aberta ao mundo. Assim se apresenta a Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ES-TeSC-IPC) que, ao longo dos seus 42 anos de atividade, assumiu sempre um papel de liderança nos domínios da formação, investigação e desenvolvimento das profissões das Tecnologias da Saúde em Portugal. “Fazer mais e melhor” é objetivo diário da instituição que quer manter-se como escola de excelência – e de referência – no ensino e investigação da Saúde, em Portugal e no mundo.

Estagnar é palavra que não faz parte do léxico da ESTeSC-IPC, até porque “ensinar as atuais gerações é um verdadeiro desafio”, assume o Presidente da escola, Graciano Paulo. “Os jovens de hoje não querem mais aulas tradicionais, expositivas, de débito de conteúdos, pelo que temos obrigatoriamente de criar e adaptar novos modelos de ensino/aprendizagem, mais cativantes, provocadores, integradores e, sobretudo, capazes de despertar o espírito crítico que os nossos estudantes transportam”, descreve.

Atualmente, a escola leciona oito licenciaturas – Audiologia, Ciências Biomédicas Laboratoriais, Dietética e Nutrição, Farmácia, Fisiologia Clínica, Fisioterapia, Imagem Médica e Radioterapia e Saúde Ambiental – que dão acesso a 12 profissões reguladas da designada área das Tecnologias da Saúde. Para além destas formações de 1º ciclo, apresenta ainda um variado leque de formação avançada, desde Cursos de Microcredenciação, Cursos de Especialização, Pós-Graduações e Mestrados. Todos os níveis de formação têm um denominador comum: um ambiente académico acolhedor e um ensino comprometido com a qualidade – uma combinação que resulta, após a conclusão dos cursos, em elevadas taxas de empregabilidade. “Se isso nos satisfaz? De todo. Temos um longo caminho ainda a percorrer e tudo faremos para melhorar”, assume Graciano Paulo.

Inovação e investigação ao serviço da saúde
A par com o ensino, a investigação é uma prioridade para a ESTeSC-IPC, cujos professores “integram projetos financiados nacionais e internacionais de elevada qualidade”, explica o Presidente. Apesar da dificuldade crescente em integrar projetos de investigação, sobretudo através de consórcios internacionais, “felizmente a ESTeSC-IPC tem sabido aproveitar as oportunidades”, explica.

O dirigente acredita que “cabe à academia, através da investigação, contribuir para o desenvolvimento do corpo de conhecimento específico de cada uma das profissões que forma e com isso permitir colocar ao serviço da humanidade esse conhecimento que, no caso da saúde, passa por prestar melhores cuidados, melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, promover a saúde e prevenir a doença”.

Protocolos institucionais reforçam internacionalização da ESTeSC-IPC
A ESTeSC-IPC carrega no seu código genético essa marca: a de ser uma instituição proativa, assumindo sempre a sua responsabilidade de fazer mais e melhor. Por isso, cultiva uma forte ligação à comunidade com a qual coopera em diversas iniciativas científico-culturais.

Para além disso, mantém ainda protocolos com dezenas de instituições nacionais e internacionais, possibilitando aos alunos a oportunidade de realizar programas de estágio e mobilidade num vasto conjunto de organizações, que têm contribuído para a formação de melhores profissionais e, consequentemente, para a evolução e melhoria das condições gerais de saúde da sociedade. “A ESTeSC-IPC tem o privilégio de ter ligações aos mais www.estesc.ipc.ptrelevantes parceiros, a nível nacional e internacional, em cada uma das nossas áreas de formação/investigação tendo, inclusivamente, docentes que lideram algumas organizações internacionais de elevada relevância”, afirma o Pre-sidente.

É graças ao facto de ser uma escola “do mundo” e “para o mundo” que a ESTeSC-IPC hoje se destaca em vários fóruns mundiais, sendo um dos expoentes máximos desse reconhecimento o facto de ser a única escola congénere, a nível mundial, a funcionar como centro colaborador da Organização Mundial de Saúde para a área da proteção contra as radiações para fins médicos. “As redes internacionais a que a ESTeSC-IPC está ligada faz com que sejamos uma instituição líder na área das tecnologias da saúde, em termos de mobilidade de alunos, funcionários docentes e não docentes”.

Qualidade do ensino chama a atenção de grupos hospitalares britânicos
Sendo hoje uma escola de grande reconhecimento nacional e internacional, a ESTeSC-IPC é capaz de atrair os melhores estudantes e apresentar elevadas taxas de empregabilidade dos seus diplomados. A elevada qualidade dos cursos e a importante rede de parcerias empresariais, com os consequentes resultados em termos de empregabilidade dos licenciados, refletem o compromisso da ESTeSC-IPC com o sucesso dos estudantes e com o desenvolvimento da região e do futuro do país. “A ESTeSC-IPC é conhecida (e reconhecida) pelos seus estudantes, por conseguir criar um ambiente familiar, de proximidade, onde o contacto entre os estudantes e professores se traduz numa constante partilha de conhecimentos, dentro e fora das salas de aulas ou laboratórios.

Os estudantes da ESTeSC-IPC são os melhores, porque são os nossos e nunca abdicaremos desse princípio. Há instituições que julgam que o ‘bom’ é ‘ser importante’, na ESTeSC-IPC entendemos, que o ‘importante’ é ‘sermos bons’”.

Neste contexto importa referir o constante interesse demonstrado por grupos hospitalares ingleses que se deslocam à instituição para a realização de ações de apresentação e recrutamento junto dos estudantes finalistas e recém-diplomados. Para Graciano Paulo, o facto de estes grupos hospitalares se deslocarem propositadamente a Portugal, e à ESTeS-C-IPC em particular, para recrutar profissionais é um reconhecimento inequívoco da qualidade dos cursos lecionados na escola. “Há grupos hospitalares internacionais, do setor público e privado, que recrutam exclusivamente para os seus quadros estudantes da ESTeSC-IPC, pelo simples facto de saberem que aqui encontram sempre os melhores. Por outro lado, os nossos estudantes encontram nesses locais um ambiente verdadeiramente aliciante, onde o mérito, o esforço e a dedicação é reconhecido e compensado e este é o verdadeiro mote para a criação de sociedades mais justas e desenvolvidas”, assume o Presidente que não esconde ainda o desejo de que no futuro Portugal consiga dar “valor aos jovens que forma, premiando o mérito e dando-lhes condições para que se consigam fixar no país, sobretudo no interior.