: Mais Magazine:: Comentários: 0

Com a freguesia de Sines localizada a norte e Porto Covo a sul, o município de Sines usufrui de uma panóplia de vantagens para a realização de atividades ligadas ao mar e à natureza. Hoje, assumem também a vontade de celebrar mais parcerias em prol da conquista de uma oferta turística mais diversificada.

A meio da Costa Alentejana, com vistas para o Atlântico, encontra-se a Estação Náutica de Sines. Esta é composta por “uma rede de oferta turística náutica de qualidade, organizada a partir da valorização integrada dos recursos náuticos presentes” neste território. O leque de experiências que podem ser usufruídas nesta estação é variado, logo “a importância para a afirmação do turismo náutico de qualidade em Portugal”, também é reforçada, “porque no fundo, tudo o que está relacionado com o mar faz parte da identidade desta região, devido à localização privilegiada para o desenvolvimento de atividades náuticas”, tal como descreve Filipa Faria, Vereadora do Turismo e Ambiente da Câmara Municipal de Sines.

A posição geográfica e o próprio clima desta cidade do Alentejo possibilitam a existência de uma ampla e diversificada oferta turística. Atualmente, esta rede dispõe de serviços de alojamento, restauração, atividades náuticas e outras relevantes para atrair turistas e acrescentar valor ao território. A “ideia é que um visitante que venha a Sines à procura de atividades náuticas possa também desfrutar de tudo o que a região tem de melhor, tendo a experiência mais completa possível”. E, neste sentido, o objetivo futuro desta estação náutica é conquistar “mais parceiros locais”.

O reconhecimento da sustentabilidade e o combate ao inimigo chamado sazonalidade

Neste concelho, o respeito pela preservação e proteção do ecossistema é uma prioridade, assumida durante todo o ano, através do “plano de educação ambiental que integra, inclusivamente, as ações de promoção no âmbito da Bandeira Azul.” Aliás, desde os três últimos anos, que esse trabalho tem vindo a ser reconhecido com o galardão do “Município Mais Azul do Alentejo”. Sines é uma cidade que está “cheia” nos meses de época alta, entre a primavera e o verão, e praticamente vazia na chegada do outono e inverno. Assim sendo, Filipa Faria garante que o desejo da Câmara Municipal é o de navegar a favor e não contra a maré, com vista a “potencializar a oferta turística do concelho e combater a sazonalidade”. Por isso é que têm apostado todas as fichas na Estação Náutica de Sines”, ao tentar “motivar os parceiros a trabalharem em conjunto e a criarem, por exemplo, pacotes e parcerias entre eles”, de forma a “complementarem e oferecerem uma agradável e completa experiência” aos visitantes, não apenas no verão, mas também na época de menor procura.”

A passagem do Caminho Marítimo de Santiago pelo berço do navegador

Relativamente ao atracar do “cruzeiro inaugural do Caminho Marítimo de Santiago” por terras alentejanas, a entrevistada revela a “grande honra” que tiveram em recebê-lo, uma vez que “Sines é a terra natal do mais insigne navegador português, Vasco da Gama”. A própria ainda acrescenta que com esta viagem foi possível juntar o útil ao agradável, ou seja, combinar “a passagem deste cruzeiro ao conceito de
Estação Náutica” e assim ter uma “oportunidade de dar a conhecer aos navegadores o nosso património histórico, natural e cultural, e ainda a nossa riqueza gastronómica, oferta turística e todas as atividades náuticas disponíveis no concelho”.

Em jeito de remate da conversa a Vereadora do Turismo e Ambiente refere que todo o património de Sines é “digno de ser visitado” e deixa o convite a todos os nossos leitores para que passem pelo “website da Estação Náutica de Sines e do Município, onde poderão consultar com mais pormenor tudo o que esta região tem para oferecer”.