: Mais Magazine:: Comentários: 0

Em 1988 abriu ao público o sonho de uma família, o Colégio Casa Mãe. Depois de mais de três décadas pautadas pela inovação e pelo rigor, o Colégio Casa Mãe continua a afirmar-se como uma instituição de referência na área do ensino, apostando num modelo de educação inclusiva e transversal, em que o aluno é o pilar central.

O Colégio Casa Mãe existe como estabelecimento de ensino desde 19 de setembro de 1988, mas as suas raízes são bem mais antigas. Tudo começou com um sonho, uma mãe e uma família. Com um espaço de 145 mil metros quadrados, distribuídos por dois blocos, desde a primeira pedra da sua fundação, o Colégio Casa Mãe é sinónimo de família e dos seus valores. Começou por ser um sonho, uma pequena semente que germinou com muito trabalho e constante dedicação. O desejo inicial de criar uma escola que também fosse uma casa, um espaço de aprendizagem e de afetos, é um desejo que une ainda hoje todos os que estão no Colégio. Depois de mais de três décadas os valores do Colégio Casa Mãe mantêm-se inalteráveis. O Colégio sempre foi uma referência na promoção de um ambiente familiar, de forte ligação ao meio. O incentivo de convívios que permitem às famílias participar na vida do Colégio é demonstrativo disso mesmo e traduz-se anualmente, por exemplo, na Festa da Família. O afeto é uma palavra-chave na vida do Colégio. Só com afeto se podem construir diálogos que promovam um crescimento integral e saudável, por isso, todos fazem parte da mesma equipa, partilham a mesma vontade de estabelecer e manter laços que se perpetuam mesmo quando a frequência do mesmo espaço termina.

De mérito reconhecido, o Colégio Casa Mãe é uma parte integrante e fundamental do percurso de muitos alunos. Da creche ao ensino secundário, há mais de três décadas que trabalha diariamente para garantir o sucesso e o bem-estar dos seus alunos, pautando sempre a sua atividade pela inovação e pelo rigor. Oferece um ensino integrado que se inicia com a transformação na creche e a apreensão do mundo na educação pré-escolar, que passa pelo questionamento do mundo e a entrada na comunidade do saber no 1º ciclo, que assume mais responsabilidades e trabalha a autonomia no 2º ciclo, que toma consciência da capacidade de autorregulação e da orientação vocacional no 3º ciclo, que constrói um projeto pessoal com o recurso à arte, ao talento e ao método de trabalho no ensino secundário.

Uma sala de aula fora de portas

O Projeto Educativo do Colégio Casa Mãe promove ainda o outdoor learning. A quinta, a horta, o lago, a estufa e a ecopista são verdadeiras salas de aula sem paredes. A promoção da aprendizagem ao ar livre transforma as aulas de Educação Física em incursões pela natureza e em atividades radicais, as aulas de Ciências em experiências na estufa e em apreciação dos seres vivos que se desenvolvem no lago, as atividades de leitura em partilha com os animais da quinta, as aulas de Estudo do Meio em cultivo de plantas, as aulas de Música do pré-escolar em pequenos concertos ao ar livre. É caso para dizer que no Colégio Casa Mãe os alunos têm a natureza debaixo dos pés e ao alcance das mãos.

A este conceito inovador junta-se ainda uma enorme diversidade de projetos e atividades pedagógicas, cujo principal objetivo é envolver a comunidade escolar na construção da cidadania. Por esse motivo, o Colégio Casa Mãe tem vindo a ser promotor de experiências que fomentam a reflexão e o crescimento em várias vertentes, como são exemplos os Projeto Eco-escolas desde 2005, onde todos os alunos se reveem numa realidade que se quer mais sustentável, o Projeto Erasmus+, para os alunos do ensino secundário, criando um manual de boas práticas na área das ciências, ou ainda as academias e clubes.

Sem esquecer o passado, o Colégio Casa Mãe tem os olhos postos no futuro e é a pensar nisso que forma cidadãos críticos, solidários, com consciência ecológica, capazes de uma aprendizagem contínua ao longo da vida. A segurança, o afeto, o conhecimento, a razão: são estes os pilares desta casa, são estas as folhas do seu trevo. É esse o sonho que não para de crescer e que se prolongará no tempo, muito para além de quem o sonhou.