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O Colégio Efanor, promovido pela Fundação Belmiro de Azevedo, é uma das instituições de ensino privado mais prestigiadas de todo o país. Há mais de dez anos a formar crianças e jovens com rigor, modernidade e excelência, o Colégio Efanor é um projeto educativo inovador, que acompanha os alunos na sua viagem escolar, ajudando-os a construir no presente um futuro melhor. Fique a conhecê-lo um pouco melhor, nesta edição da Mais Magazine, pela voz do seu Diretor, João Trigo.

João Trigo – Diretor Colégio EFANOR

O Colégio Efanor foi criado em 2008, por iniciativa de Belmiro de Azevedo, no âmbito da fundação com o seu nome que tinha constituída desde início dos anos 1990. Comecemos a nossa conversa por conhecer um pouco melhor o universo do Colégio Efanor e de que forma esta instituição se foi destacando no ensino em Portugal?

O Colégio Efanor tem a sua origem ligada à enorme importância que o seu fundador sempre atribuiu aos temas da Educação e da Escola, pois sempre entendeu, baseando-se na sua própria experiência pessoal, que a escola e os bons ou maus professores têm um forte impacto no desenvolvimento e formação das gerações mais jovens e nos próprios percursos de vida.
Através da criação do Colégio Efanor, o Eng. Belmiro quis fazer um tributo à Educação, às escolas e aos bons professores. Este, foi criado com a vocação de ser uma escola de excelência ao serviço da sociedade, uma espécie de “retribuição simbólica” de tudo o que a escola lhe proporcionou e do impacto que teve na sua vida, especialmente por ter sido por influência do seu professor primário, professor Carlos da Silva
Andrade, que identificou o seu enorme potencial e intercedeu junto dos seus pais, que prosseguiu para além da escolaridade básica, vindo do Marco para o Porto, e dando continuidade aos seus estudos, até obter uma formação de grau superior.

O Colégio Efanor conta com um projeto educativo inovador, orientado para a qualidade e excelência das aprendizagens. Presentemente, qual a oferta formativa do Colégio Efanor e de que forma se vem diferenciando no ensino em Portugal, conseguindo manter-se no lugar cimeiro do ranking nacional?

O Colégio Efanor tem disponíveis todos os níveis de escolaridade: desde o Berçário até ao Ensino Secundário. O objetivo é termos, em todos os níveis de escolaridade, uma oferta com elevados índices de qualidade, capaz de dar resposta aos desafios do presente, sempre de olhos postos nos desafios do futuro. Temos consciência que vivemos num mundo fortemente marcado pelo paradigma da mudança acelerada e que a escola tem que ser, simultaneamente, capaz de acompanhar e ser um dos principais motores deste movimento, sob pena de se tornar obsoleta e não responder às necessidades das gerações mais jovens. A Escola é chamada a estar na vanguarda da promoção do desenvolvimento da própria humanidade, nas diferentes dimensões do que é ser pessoa, desta na relação com os outros, mas também do desenvolvimento das artes, da ciência e da tecnologia. Cada fase do percurso de crescimento de uma criança ou de um jovem é uma imensa janela de oportunidades para o saber, para a aquisição de novas competências, para despertar o talento e a vontade de compromisso com o outro e com a criação de um mundo mais justo, mais sustentável e mais habitável para todos. Estar no lugar cimeiro dos rankings das escolas nacionais, posição que logo nos primeiros resultados das avaliações externas conseguimos, é uma consequência desejada de sermos uma escola de excelência e o corolário natural de um trabalho árduo, exigente e rigoroso que desenvolvemos com os nossos alunos no dia-a-dia!

Colégio Efanor assume a missão de se afirmar uma escola em que os seus alunos tenham a convicção de que as oportunidades no futuro são descobertas, criadas e, acima de tudo, aproveitadas. De que forma o Colégio Efanor tem procurado novas formas de dar aos seus alunos a melhor preparação para singrarem a nível pessoal e profissional?

Essa é uma citação do nosso Fundador, que ao longo de toda a sua vida foi um empreendedor nato, sempre espreitando a oportunidade de desenvolver novas áreas de negócio, de criar empresas grandiosas e sustentáveis, de gerar riqueza económica, mas também, e acima de tudo, de desenvolver talento e de desafiar e apoiar pessoas no seu trajeto de vida.
Enquanto Escola, somos inspirados pelo seu percurso pessoal e profissional, pelas suas ideias e realizações. Como tal, ambicionamos proporcionar aos nossos alunos ferramentas que os preparem para conduzirem autonomamente as suas carreiras e as suas vidas. Queremos estimular as nossas crianças e jovens para que sejam curiosos, tenham sede de saber e de aprender mais, desenvolvam o sentido da busca permanente da verdade e da justiça e adquiram competências essenciais para a Vida, num tempo de incerteza e de acelerada mudança. Proporcionamos essa experiência educativa através da disponibilidade de excelentes infraestruturas e equipamentos, de um currículo diversificado e rico, do uso de metodologias rigorosas, explorando intensamente o trabalho sobre as artes, a saúde física e o desporto, as ciências, as tecnologias, o domínio das línguas estrangeiras, (especialmente a fluência em língua inglesa), a capacitação em matéria de soft skills, o desenvolvimento da consciência social e do sentido do outro, sempre promovendo o talento e a ambição de fazer mais e melhor. Acima de tudo, procuramos ter a disponibilidade e o compromisso permanente das melhores pessoas e equipas, capazes de estimular e modelar o crescimento das nossas crianças e jovens e de lhes proporcionar um contexto educativo em que se sintam permanentemente acolhidos, estimulados e felizes!

Sendo uma das finalidades do Colégio Efanor a formação integral dos alunos, a instituição projeta a educação para além das aulas e do horário letivo. Fale-nos um pouco mais sobre os projetos e iniciativas desenvolvidos neste âmbito?
A componente de oferta facultativa do Colégio, concretizada em projetos e atividades que enriquecem o currículo comum a todos, é uma das formas por excelência de concretização dessa ideia de formação integral dos alunos, por oposição à visão de uma escola exclusivamente focada nas componentes mais académicas. Para prosseguir esse objetivo temos diferentes propostas, que por sistematização agrupamos em quatro áreas: a responsabilidade social e sustentabilidade, o desporto, as artes e a cultura e o desenvolvimento de competências mais ligadas ao mundo do trabalho e das empresas: o empreendedorismo, a criatividade e a capacidade de resolução de problemas.
Procuramos ter em todas estas áreas a oferta de múltiplas atividades e projetos, marcados por um alto nível de qualidade, a que os alunos possam aderir e para os quais se sintam estimulados e desafiados, desde os níveis etários mais precoces.
Neste âmbito, integram-se, por exemplo, o nosso Programa Efanor+; os projetos desportivos, como a natação, o xadrez, o voleibol, o futebol e o rugby; a existência de um grupo de teatro, de uma orquestra e de um coro do Colégio; os intercâmbios com o mundo do trabalho, através de parcerias com empresas e contextos profissionais e o uso de metodologias, como a da Torrance Portugal, que promovem o sentido de empreendedorismo e as competências criativas e de resolução de problemas.

Nesse âmbito o Colégio Efanor lançou, em 2021, como referiu, o programa Formativo e de Responsabilidade Social, EFANOR+, alinhado com o seu Projeto Educativo, que visa mobilizar todos os membros da comunidade, pela reflexão teórica e pela intervenção e contacto com a realidade. Fale-nos um pouco mais sobre este projeto e as iniciativas já desenvolvidas no seu âmbito?

O Efanor+ é a designação que adotámos para agregar um conjunto de projetos nas áreas da responsabilidade social, da solidariedade e da sustentabilidade, que visam despertar nos nossos alunos a consciência do outro, nomeadamente dos mais desfavorecidos da nossa sociedade, e o compromisso com os objetivos de desenvolvimento sustentável, das Nações Unidas. Neste âmbito desenvolvemos um número muito alargado de projetos e parcerias, sendo um programa dinâmico, sempre aberto a novas iniciativas, procurando lançar desafios em que se possam integrar todos os alunos, dos diferentes níveis de ensino, as famílias e colaboradores do Colégio. A título de exemplo: desenvolvemos trabalho regular com pessoas “Sem Abrigo”, os nossos alunos dão explicações a crianças da comunidade, apoiamos, através de Campanhas de recolha de donativos, diversas instituições e organizações não governamentais, temos parcerias ativas em projetos da Lipor, somos uma eco-escola, distinguida com a Bandeira Verde da ABAE, desenvolvemos ações de limpeza de praias, dias de mobilidade sustentável… No final deste ano letivo, vamos lançar um projeto em Moçambique, com uma componente solidária e de apoio às populações, nomeadamente crianças, na zona de
Monte Chimoio, em parceria com a Associações The Big Hand e Ajudar Moçambique, e uma componente de educação para a sustentabilidade, no Parque da Gorongosa. Neste projeto tencionamos envolver anualmente entre dez a doze alunos do ensino secundário, que estarão no terreno durante cerca de um mês do seu período de férias.

Este é sobretudo um colégio que prepara os alunos para o futuro, através de um ensino inovador e diferenciado, proporcionando-lhes uma variedade de experiências. Qual a importância que esta inovação nos métodos de aprendizagem representa para a comunidade escolar?

A inovação é um conceito que faz parte do léxico comum do universo das escolas, mas com uma expressão mais conceptual que real. Sempre observei e me impressionou que, sendo a escola uma instituição que lida com as gerações mais “amigas” da mudança, como são, sem dúvida, as gerações mais jovens, seja talvez a instituição mais estática, na sua forma organizativa e nos seus processos e das que mais resiste à mudança.
Para o Colégio Efanor, que pretende ser uma escola com uma oferta educativa de excelência, capaz de dar resposta aos desafios do futuro, a inovação permanente associada à cultura de melhoria contínua é algo que faz todo o sentido. Inovamos no currículo, apostando, por exemplo, num ambiente bilingue, com 50% do tempo a comunicar em língua inglesa, nos níveis iniciais. Inovamos com ofertas menos comuns, integradas no currículo semanal dos níveis Pré-Escolar e 1.º ciclo do ensino Básico, como o Xadrez, a Natação, a prática de Instrumento Clássico e o trabalho de Orquestra. Inovamos tendo parcerias fortes com universidades e equipas de investigação, como é o caso de dois projetos que temos em curso na Creche: Projeto Desenvolvimento e Educação em Creche, em parceria com o CoLab Prochild e o Projeto Mentes Bilingues, em parceria com o CIPsi – Universidade do Minho. Inovamos na implementação de uma cultura de avaliação de desempenho e de melhoria contínua, ao termos mecanismos regulares de análise do desempenho das nossas pessoas e equipas, com o envolvimento dos próprios alunos, e com a implementação de mecanismos de remuneração variável, para todos os colaboradores e chefias. Inovamos na forma como desenvolvemos as competências na língua inglesa, no ensino básico e secundário, trabalhando em grupos de nível, fora do contexto turma e ao proporcionar percursos diversificados e a certificação das aprendizagens dos alunos até aos níveis mais elevados de certificação pela Universidade de Cambridge. Inovamos ao adotar novas tecnologias, de forma comprometida e estrutural e alterando radicalmente as nossas metodologias de trabalho com os alunos, como fazemos com o uso em todas as salas do Colégio, do Pré-Escolar ao Secundário, dos LCD’s interativos, retirando o obsoleto e tradicional quadro de todas as salas de aula. Acima de tudo, inovamos na atitude e na forma dinâmica como permanentemente avaliamos a nossa ação e introduzimos as mudanças necessárias para dar resposta aos novos desafios.

Quais os projetos e bandeiras que o continuarão a guiar o Colégio Efanor no futuro, para que continue a afirmar-se um espaço de referência no ensino em Portugal?

Há um projeto, também ele inspirado e posto em marcha pelo Eng. Belmiro de Azevedo que não posso deixar de referir e que é uma opção estrutural da Fundação Belmiro de Azevedo, entidade titular do Colégio: sermos uma escola inclusiva, que compatibiliza uma cultura de excelência e de formação das elites da nossa sociedade com o ser acessível a franjas sociais e económicas que estariam naturalmente, por força de constrangimentos económicos, afastadas da sua frequência. Refiro-me ao Programa de Bolsas da Fundação Belmiro de Azevedo (FBA), que proporciona já a perto de uma centena de alunos do Colégio o apoio à frequência do mesmo, cobrindo até 100% dos custos. Este Programa abrange crianças e jovens, de contextos sociais e económicos mais desfavorecidos, que iniciam a frequência do Colégio nos níveis iniciais, com 2 e 3 anos de idade ou nos níveis mais avançados do ensino básico e do ensino secundário. Temos em vista ter 15% dos alunos do Colégio (o que representa um número superior a 150 alunos) apoiados por este Programa, o que representa também, para a generalidade dos nossos alunos, uma oportunidade de enriquecermos o nosso contexto educativo com uma maior diversidade social.