: Mais Magazine:: Comentários: 0

Filipe Costa, CEO da aicep Global Parques, dá destaque ao maior parque industrial do país e espera aumentar a receita da empresa pública, este ano, em mais de cinco pontos percentuais.

A aicep Global Parques é uma empresa pública de gestão de parques industriais e serviços de localização empresarial. Tem sob gestão a ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines e o BlueBiz – Parque Empresarial da Península de Setúbal, este vocacionado para a metalomecânica de componentes aeronáuticos. A aicep Global Parques gere ainda o Portugal Site Selection, ferramenta pública online de seleção de localizações empresariais, e dinamiza a nova Associação Portuguesa de Parques Empresariais.

O BlueBiz está perto da autoestrada, do caminho-de-ferro e do Porto de Setúbal. Com 56 hectares, oferece instalações com uso industrial, forte suprimento elétrico e a sua própria ETAR, que o tornam muito atrativo para indústrias metalúrgicas, metalomecânicas e químicas. Além de naves industriais, o BlueBiz disponibiliza escritórios para serviços e áreas de estacionamento para a logística automóvel, num parque fechado com serviços de condomínio, segurança e espaços verdes.

A aicep Global Parques associou-se ao Cluster Português para as Indústrias da Aeronáutica, Espaço e Defesa em 2020, para melhor colocar no mercado a oferta do BlueBiz, que tão bem responde às elevadas exigências do setor. Segundo o CEO, “as nossas naves industriais adaptadas aos mais elevados padrões atraíram empresas de metalomecânica de precisão para aeronáutica como a Lauak e a Mecachrome”. A tradição metalúrgica de Setúbal, a disponibilidade de mão-de-obra e as nossas parcerias com o Instituto Politécnico de Setúbal e o IEFP “são fundamentais para a atração destes investimentos, garantindo formação à medida do setor e de cada empresa”

Com a pandemia do Covid 19, a aeronáutica foi um sector também muito afetado, mas a empresa continua a trabalhar “na captação de novos investimentos e no apoio à indústria aeronáutica já presente em Portugal”, confidencia Filipe Costa, que esclarece ainda que, apesar das dificuldades, em 2021, a receita da aicep Global Parques cresceu 9,43%, com a entrada de novos projetos industriais estratégicos para Portugal na ZILS. Para 2022 está previsto novo crescimento, entre 14% e 15%.