: Mais Magazine:: Comentários: 0

As características ímpares das suas águas foram cedo descobertas pelos locais que a elas recorriam para tratar inúmeras maleitas. A sua fama curativa rapidamente se espalhou e durante anos as termas de Pedras Salgadas foram local de visita obrigatória para milhares de pessoas. Hoje, Pedras Salgadas é uma vila termal histórica conhecida nacional e internacionalmente, que encontra no belíssimo Parque Termal um dos seus ex-líbris, como nos explica a Vereadora do Município de Vila Pouca de Aguiar, Manuela Castanheira.

Há muito que esta água mineral natural era utilizada por habitantes locais no alívio de algumas doenças. As propriedades únicas desta água permitiram o seu engarrafamento, inicialmente apenas com fins medicinais. Durante décadas as termas de Pedras Salgadas foram destino de curas termais de milhares de pessoas, graças à composição da sua água mineral natural: bicarbonatada, sódica e gasocarbónica, com gás 100 por cento natural. “Muito poucas águas com gás, em todo o mundo, são 100 por cento naturais como são as águas de Pedras”, ressalva Manuela Castanheira. Dadas as suas características, as águas de Pedras são tradicionalmente usadas no tratamento de doenças do aparelho digestivo, renal, doenças metabólicas e endócrinas, otorrinolaringológicas e músculo-esqueléticas.

Um novo espaço, o mesmo valor medicinal
O Parque Termal de Pedras Salgadas é um dos mais belos parques termais do interior de Portugal. Depois de um período de inatividade, reabriu com o Balneário Termal totalmente requalificado. Foram implementadas as Eco Houses e as Tree Houses, de arquitetura moderna e inovadora, em perfeita comunhão com a natureza, surgindo assim o “Pedras Salgadas spa & nature park”. Com 20 hectares de extensão o parque convida a passeios a pé ou de bicicleta à volta do lago, entre família ou amigos. Preservando a sua beleza e imponência histórica, o renovado balneário disponibiliza tratamentos termais clássicos, um circuito de águas pela piscina interior, sauna, banho turco, bem como técnicas complementares de spa e bem-estar.

Oferta ancorada no potencial turístico

As termas de Pedras Salgadas, pela sua representatividade, constituem hoje um importante ativo turístico para o concelho. No entanto, a oferta termal não para por aqui. “Em breve, irá nascer um novo balneário, na zona do Cardal, que esperamos que complemente a oferta termal da região e assuma um papel importante na promoção do termalismo e da saúde, reforçando a importância e mais-valia do território no panorama nacional”, confidencia Manuela Castanheira. De um estudo médico-hidro-lógico, promovido pelo Município de Vila Pouca de Aguiar, espera-se o desenvolvimento científico em torno das indicações terapêuticas desta água mineral natural.

Para além da oferta nos segmentos da saúde e bem-estar, a região oferece ainda recursos culturais e naturais que merecem ser explorados. A loja Interativa de Turismo de Pedras Salgadas pode ser um excelente ponto de partida para quem deseja explorar o Concelho de Vila Pouca de Aguiar. “É uma região muito atrativa, atravessada pelo Caminho Português Interior de Santiago, pela rota da Estrada Nacional 2 e pela ciclovia Vila Real-Chaves”. Apreciar a beleza da lagoa na Serra do Alvão, partir à descoberta do ouro em Tresminas e Jales, subir ao miradouro do Castelo de Aguiar, observar a paisagem, ou passear a cavalo são ainda algumas das opções ao dispor de quem quer conhecer esta região. Dotado de uma fauna e flora características e envolvido por uma paisagem verde, este é um ótimo destino para conhecer. Manuela Castanheira deixa-lhe desde já o convite: “Lembrando uma campanha publicitária icónica da década de 70, que continua presente na memória de muitos portugueses, “Todas as horas são boas para beber Água das Pedras”, diria que todas as épocas do ano são boas para visitar as Termas de Pedras Salgadas e o Concelho de Vila Pouca de Aguiar”, afirma. Desde o termalismo até ao património edificado e cultural, ao contacto com a natureza, à hospitalidade da população e não esquecendo a riqueza gastronómica, o Município de Vila Pouca de Aguiar tem muito para oferecer a todos quantos o queiram visitar e desfrutar.