: Mais Magazine:: Comentários: 0

O Alentejo tem uma identidade muito própria, facilmente reconhecida pelos espaços abertos, com paisagens a perder de vista. Pela sua costa, pelo maior lago artificial da Europa, pelo casario branco, pela gastronomia rica em sabores e tradições e pela diversidade da oferta de enoturismo.

Nesta região há uma autenticidade, perpetuada pelas pessoas, que se tem traduzido na inscrição de vários bens como Património Cultural e Imaterial nas listas da UNES-CO. Em linha com este reconhecimento à escala global, importa referir que a lista de Património Mundial da UNESCO integra o Centro Histórico de Évora e a Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e suas Fortificações.

A presença de um vasto conjunto de castelos, fortalezas e outros tipos de fortificações, que se revestem de grande importância histórica e que podem ser usufruídos de forma livre ou com o acompanhamento de guias intérpretes, são testemunho de um passado rico, de lutas e conquistas neste território.

Para os amantes de turismo ativo, o património militar pode ser descoberto em bicicleta, no contexto de um percurso pedestre e de natureza, ou até num passeio de balão de ar quente. À noite é possível enriquecer uma experiência de turismo militar, combinando-a com a observação das estrelas, pois a primeira Starlight Tourism Destination do mundo fica no Alentejo, no Alqueva, e conta já com dois observatórios.

Para os que gostam de saber mais sobre a nossa herança histórica e cultural, o Alentejo oferece várias rotas culturais, estruturadas em programas de três e de sete dias, das quais destacamos a Rota de Fortes e Fortificações, que se subdivide em quatro temáticas: Castelos e Fortes; Caminhos da Conquista; Conquista dos Castelos e Fortificações Medievais.

Deixamos o convite para que venha conhecer a arquitetura militar do Alentejo, à qual estão associadas lendas, narrativas e figuras que se destacam na história dos povos da Península Ibérica, da Europa e das culturas ligadas às margens do Mediterrâneo.