Todas as sociedades e empresas enfrentam diariamente vários desafios e adversidades ao seu bom funcionamento, sendo necessário encontrar meios que ajudem a mitigar esses mesmos obstáculos. E se a tecnologia for a solução? Foi com este pensamento que Filipe Portela criou a sua própria empresa, a IOTech, tal como conta à Mais Magazine.
Comece por nos contar um pouco da História da IOTech. Como surgiu a ideia de criar esta empresa e qual a sua finalidade no mercado?
A IOTech foi fundada em 2018 com a missão de desenvolver soluções tecnológicas universais, inovadoras, conectadas e diferenciadoras para a sociedade e a indústria. As soluções combinam tecnologias e áreas como programação web, inteligência artificial, internet das coisas, interoperabilidade e gamificação e integram uma forte componente de Investigação e Desenvolvimento (I&D) para potencializar os recursos das organizações e criar um sistema centralizado. A ANI reconheceu a nossa capacidade de investigação e inovação, concedendo-nos o selo de idoneidade em atividades de I&D no campo das TIC e Internet das Coisas. Nestes anos superamos diversos desafios, o que nos levou a especializar-nos em duas áreas: Cidades Inteligentes e Indústria.
Quais as marcas identitárias da IO-Tech que a diferenciam no mercado? Por que razão escolher a IOTech?
A IOTech diferencia-se pela forma única de compreender os desafios das empresas e fornecer soluções personalizadas. Mais do que vender produtos, fornecemos serviços à medida, atuando como parceiros na transição digital. Acompanhamos os nossos clientes desde a caracterização do problema até ao desenho e implementação da solução, oferecendo suporte em todas as etapas. O nosso compromisso e conhecimento em investigação e inovação são essenciais na elaboração de candidaturas e criação de projetos diferenciadores. A nossa estratégia, que une expertise tecnológica e conhecimento de processos, acrescenta um valor único às organizações.
Quais as soluções tecnológicas/projetos que a IOTech fornece aos seus clientes?
Com foco na indústria, adotamos duas abordagens: serviço e produto. Nos serviços, a nossa equipa especializada em transição digital oferece soluções completas de digitalização, interoperabilidade e inovação, tornando os processos mais eficientes e conectados. Nos produtos, o ioEnergy destaca-se como uma solução modular para monitorização de energia (eletricidade, água, outros), cálculo da pegada carbónica e controlo das máquinas. A solução utiliza algoritmos inteligentes e ferramentas integradas para detetar padrões, configurar alarmes, atuar e integrar-se com sistemas industriais já existentes.
Qual a visão da IOTech sobre as indústrias do futuro, onde naturalmente a vertente tecnológica terá um impacto cada vez mais assinalável?
Temos uma visão clara da indústria do futuro, alinhada com os princípios de sustentabilidade e passaporte digital da União Europeia e privilegiando sistemas globais e conectados. Por isso, estamos envolvidos em diversos projetos, o BE@T, onde criamos uma plataforma de simbioses industriais, o GIATEX, onde desenvolvemos modelos inteligentes para a gestão e reutilização da água e o SMARTLCA, onde implementamos uma solução completa para rastreabilidade total e avaliação do ciclo de vida de um processo/produto.
Quais as metas que ambiciona alcançar no futuro da sua empresa?
Queremos ser uma referência na transição digital e energética e contribuir para uma sociedade e uma indústria do futuro que sejam cada vez mais digitais e sustentáveis.