Amaro Vale é o principal rosto por trás do sucesso das empresas Riler e Elav, que hoje são referências no setor têxtil. Em entrevista à Mais Magazine, a sua filha, Sofia Vale, mostra-se orgulhosa da trajetória do pai e aborda o momento atual dos dois negócios, bem como as suas perspetivas para o futuro.
50 anos de Riler
Fundada em 1974, a Riler iniciou a sua atividade enquanto estamparia. A entrada de Amaro Vale na sociedade deu-se na década de 80. Este alterou significativamente o rumo da empresa, que passou a prestar serviços de tinturaria. “Com esta alteração, além do tingimento de malhas, e das rendas produzidas na outra empresa do meu pai, a Riler especializa-se no tingimento de felpos, sendo ainda hoje o seu principal produto”, explica Sofia Vale, a atual administradora.
Atualmente, com cerca de 120 colaboradores, a Riler rege-se por três valores fundamentais: rigor, qualidade e inovação. Por esse motivo, ao longo dos 50 anos de existência, a empresa recusou-se a estagnar. Pelo contrário, “arregaçou mangas” e, mantendo o espírito empreendedor de Amaro Vale, continuou a investir em equipamentos mais eficientes, novos serviços e mão de obra qualificada, “tendo sempre como lema a qualidade do produto”, comenta Sofia. Dessa forma, a Riler tem conseguido conquistar um “lugar seguro no mercado e a confiança de clientes, fornecedores e funcionários”.
Consciente do impacto que o setor têxtil tem no ambiente, Sofia revela que a empresa tem procurado adotar políticas ambientalmente sustentáveis e socialmente responsáveis. A redução de emissão de carbono, a transparência nas operações e o apoio à comunidade local são algumas das medidas postas em prática. Além disso, a empresa prioriza produtos químicos ecológicos, implementa caldeira alimentada a biomassa, investe em painéis fotovoltaicos e procura reduzir e reaproveitar a água, bem como fazer a separação de resíduos. De salientar ainda que a Riler possui os certificados OkoTex, Gots, OCS, European Flex e GTW.
Num momento em que a Riler celebra meio século de conquistas, e reconhecendo que todos os percursos são compostos por dificuldades e vitórias, Sofia Vale destaca a capacidade de adaptação como uma característica essencial para fazer face aos desafios que surgem pelo caminho. Ainda assim, admite que o saldo da trajetória da empresa é “orgulhosamente positivo”.
A trajetória de sucesso da Elav
Em 1976, Amaro Vale deu vida a um novo projeto: a Elav. Tudo começou com a aquisição de máquinas de passamanaria e, com o tempo, a empresa expandiu-se ao adquirir teares para a produção de artigos em renda. No início, a Elav focava-se exclusivamente no mercado interno. Posteriormente, ampliou as suas operações para exportação, com uma forte presença nos mercados nórdicos. Assim, a Elav foi conquistando o seu espaço consolidando-se como uma empresa de referência no setor que se destaca pela diferenciação dos seus produtos.
Entre 2000 e 2004, a empresa enfrentou alguns obstáculos, o que levou a uma profunda reestruturação. “Ultrapassada essa fase, cá estamos de novo. Reconquistámos o nosso lugar, inovamos e seguimos crescendo”, afirma Sofia.
Com uma equipa orientada para prestar um serviço de atendimento e pós venda de excelência e guiada pelos valores de integridade e confiança, a Elav produz uma gama diversificada de artigos em renda, principalmente para o segmento de artigos para o lar, incluindo mantas, colchas, toalhas de mesa, cortinas e almofadas.
No que diz respeito ao processo produtivo, a Elav assegura internamente a maioria dos setores, o que faz com que esta tenha uma grande capacidade de resposta às exigências do mercado. Além disso, a empresa permite a personalização dos artigos produzidos, tanto ao nível do design, como na produção de combinações de fibras de acordo com o caderno de encargos do cliente.
Neste momento, a empresa está a dar os primeiros passos no mundo da moda, tendo já uma carteira robusta de clientes. Neste segmento, a Elav vende tecido em rolo, permitindo que os clientes criem as suas próprias coleções.
Em relação ao futuro, Sofia almeja celebrar também os 50 anos da Elav com “muito orgulho, muita alegria e o sentimento de dever cumprido”. Faltando apenas dois anos para atingir essa meta, a sócia-gerente espera fazê-lo com um crescimento significativo nas vendas de têxteis-lar e de vestuário, com o objetivo de duplicar a faturação atual.