EXPONOR recebe durante três dias, de 26 a 28, as mais recentes propostas de decoração apresentadas por 62 empresas de vários segmentos de atividade. Para reforçar a inspiração dos profissionais que visitam a feira, estarão presentes criadores emergentes e nomes já consolidados, com presença nacional e internacional.
Pássaro de Seda, Casa Atlântica, Pareidólia, Parabólica – Júlia Cal, Mineral Organic Crafts, Konjunto, Almavina e Não sou Rita. Nomes para lá dos quais se encontra muita inspiração e que darão uma renovada forma ao Espaço Criadores da 2.ª edição da inPROJECTA – Furniture, Hotel and Interior Design. Feira profissional que a EXPONOR idealizou para ser a plataforma estratégica de visibilidade, networking e de reforço da oferta nacional do cluster de mobiliário e decoração, robustecida e de portas abertas daqui a alguns dias (de 26 a 28) com 62 empresas expositoras, várias delas de referência.
BriFour, ARC – Indústria de Mobiliário, Proceramica, Animovel, Tábula, Mindol, Degori e Anaric, Classiribalta, Dislamp, AMR – Pure Furniture, Glassmedia, Nordlux, Maialamp, MGL, Estofal, Nunes & Matos, Multi Windows, Chitra e Rio Sul são apenas alguns exemplos de um conjunto diversificado de marcas premium presentes, onde se incluem fabricantes com forte capacidade industrial e marcas reconhecidas pela qualidade do design.
O evento, estima a organização, através de Diogo Barbosa, diretor-geral da Feira Internacional do Porto, apresentar-se-á ainda com uma componente internacional mais vincada (a lista de profissionais que solicitaram convite confirma esta tendência, abrangendo visitantes provenientes de Espanha, Alemanha, Bélgica, Brasil, Canadá, Colômbia, França, Itália, Moçambique, Nigéria, Qatar, Reino Unido, Senegal, Suíça e Suécia, entre outros), além de dar expressão a um reforço da inovação aplicada ao habitat residencial e ao Contract.
A Pure Edition, área de inspiração e negócio, é uma dessas montras, onde vai ser exibido, em primeira mão, as novas coleções de tecidos e revestimentos de decoração. Já a inPROJECTA Pop‑up, também em 2.ª edição, leva o certame da EXPONOR ao centro do Porto, mais concretamente à loja A Vida Portuguesa, que, sob curadoria do designer André Teoman, acolherá uma seleção de peças de várias empresas expositoras. Para mostrar como o design de interiores só consegue cultivar emoções se a génese criativa tiver tido como aliada inspiração quanto baste.
É um balão cheio desse oxigénio que vai ser possível usufruir durante três dias, desde logo no Espaço “From Concept to Emotion”. Que receberá várias quase uma dezena de propostas de criadores que estão já a dar cartas nos mercados de atuação, e que traduzirão, a um alto nível, a interseção funcional entre o design e a arte, e as preocupações de sustentabilidade ambiental evidentes em muitos projetos atuais, que estão a fazer a diferença no mundo da decoração de interiores.
Novos criadores, conferências e workshops diversificados
O ateliê aveirense da Pássaro de Seda, onde Maria João Cravo faz nascer peças (de cerâmica, tapeçaria e bijutaria cerâmica) que levam a cada habitat a “energia tranquila e leve do sonho, a força intemporal da Terra e o cuidado que não dispensa em cada detalhe do dia”, é um dos exemplos. Sem moldes, com o tempo e o instinto a guiar, desprovidos de medos de imperfeições, aqui celebradas como parte da beleza criativa. Aquela que faz entrelaçar as técnicas ancestrais portuguesas em combinações inesperadas de cor e textura.
A Casa Atlântica, que une Galiza a Portugal desde Pontevedra, será outro dos projetos em destaque no Espaço Criadores. Lester, Belén y Pedro, os três amigos fundadores, têm colaborado com marcas como Loewe, Puig, MoMA Design Store, Zara Home e ANSÓN + BONET. Mas mantêm-se fiéis ao seu barro, que revaloriza, com outros traços, os objetos do quotidiano fazem parte da cultura galega e portuguesa. Produtos úteis e belos, com ar artesanal, que se integram nos décors mais atuais.
A inPROJECTA evidenciará ainda os objetos e móveis únicos da Pareidólia, de Tatiana Ferreira (Lisboa). Autora que explora a plasticidade do barro, os seus limites e a interação entre o objeto e o utilizador. Sempre motivada pela ideia de que os objetos têm um poder inato de melhorar o humor do utilizador através da sua forma e função.
Com uma abordagem inovadora e minimalista no segmento dos ambientadores de gesso perfumado, 100% biodegradáveis e “infinitamente” recarregáveis com o mesmo perfume, a Mineral Organic Crafts, de Santa Maria da Feira, também terá o seu espaço na feira. Para Cláudia Gomes mostrar as criações que já lhe valeram vários prémios nacionais.
Quase ao seu lado, no Espaço Criadores, estará Julia de la Cal | La Parabólica. Com projetos únicos de cestaria e design aplicados ao paisagismo, ao design de interiores, ao mobiliário e à iluminação, além de derivações artísticas de intervenção no espaço e na escultura. E que, seguramente, não deixará de partilhar ideias com a Almavina (de Santo Tirso), marca idealizada por Liliana Pereira Studio, e que cria, em cerâmica, bustos personalizados inspirados em homens e mulheres de tradição, que trabalharam os campos e as vinhas lusitanas.
Mas, haverá ainda Não sou Rita (Caldas da Rainha), a assinatura cerâmica de Joana Nogueira, que explora personagens imaginárias e mágicas “que vivem entre a sombra e a luz”, concebidas para “incentivar o público a praticar a arte de sorrir”; e, por último, a Konjunto, com uma abordagem inovadora ao design de superfícies e objetos modulares, explorando o couro como matéria-prima nobre, sustentável e altamente versátil.
A 2.ª edição da inPROJECTA – Furniture, Hotel and Interior Design é tudo isto, porém, muito mais ainda (ver programa completo em anexo). Haverá um encontro da rede europeia FITT-NESS, que reúne empresários e entidades de quatro ecossistemas regionais de inovação no setor do mobiliário — Lombardia e Sicília (Itália), Múrcia (Espanha) e Norte de Portugal —, com foco na promoção de casas inteligentes, digitalizadas e mais ecológicas, bem como ambientes inclusivos, adequados a todas as idades. E o programa contempla ainda um ciclo de talks especializadas.
“Expandir para crescer: mercados emergentes na internacionalização da madeira e mobiliário”, “Como utilizar a IA no setor do mobiliário para aumentar as vendas online” e “É no detalhe que está a emoção!” são alguns dos temas em agenda. Que contempla igualmente workshops de talha em madeira, tecelagem com vime, olaria e composição floral (ver detalhes inclusos).
