Integrado no Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, o Laboratório de Produtos Vitivinícolas e Bebidas Espirituosas da Madeira representa o serviço que permite a este Instituto Público, na esfera da Administração Pública Regional, executar as competências de certificação e autorização de comercialização dos produtos dos setores do vinho e das bebidas espirituosas produzidos na Região. Neste contexto, importa referir as Denominações de Origem (DO) “Madeira” e “Madeirense” e as Indicações Geográficas (IG) “Terras Madeirenses”, “Rum da Madeira” e “Poncha da Madeira”.
Revestindo-se estes produtos de grande importância para a Região, atendendo à sua História, que se traduz na utilização dos mesmos em eventos de importância mundial, de entre os quais a comemoração da Independência dos Estados Unidos da América com Vinho Madeira, a relação destes produtos com o povo e a cultura madeirense e o elevado valor económico, com grande impacto na balança comercial da Região que representam, não serão de somenos. Assim, particular importância deve ser dada à garantia da qualidade e genuinidade destes produtos, conseguida com base em resultados laboratoriais fidedignos e rastreáveis a outros laboratórios, nacionais e internacionais.
Com base nestes pressupostos e no facto de o laboratório ter sido nomeado pela União Europeia como o laboratório oficial de controlo dos setores do vinho e das bebidas espirituosas, sendo atualmente o único na Madeira com capacidade técnica laboratorial instalada para proceder às análises físico-químicas legalmente definidas, cedo houve a consciência de que, para além da obrigatoriedade, a acreditação seria uma mais-valia para os setores envolvidos que necessitam dos resultados do laboratório para comercializar os seus produtos.


Como consequência, foi implementado um sistema de gestão com base na norma ISO 17025, tendo-lhe sido concedida a acreditação pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC) em outubro de 2000, a que corresponde o número de certificado L0236. Ao longo dos anos, o âmbito da acreditação tem vindo a alargar-se a outros produtos e ensaios, sempre que estrategicamente justificável, como resultado de um mercado cada vez mais competitivo e exigente, nomeadamente devido a preocupações ambientais e relacionadas com a saúde pública.
Por outro lado, a acreditação do laboratório pressupõe a melhoria contínua dos processos, tornando-os mais eficientes. Este fator tem impulsionado ao longo dos anos a desmaterialização de processos, com consequentes mais-valias para a pegada ecológica, bem como o investimento em instalações e equipamentos e o aumento das competências técnicas dos recursos humanos, com o objetivo de acompanhar os avanços da ciência e da tecnologia.
Por todas as vantagens conseguidas com a acreditação, traduzida no reconhecimento da competência técnica por entidade independente e idónea, acrescentando vantagens competitivas e económicas para os produtos e operadores envolvidos, é intenção deste Instituto não apenas continuar a alargar o âmbito de acreditação do laboratório, mas também estendê-la a outros serviços, dos quais se destaca a câmara de provadores, pelo papel que exerce na certificação das DO e IG produzidas na Região.

