O voluntariado é um pilar essencial na construção de uma cidade mais justa, solidária e resiliente. Na Amadora, o envolvimento ativo da comunidade — de jovens a seniores — tem sido determinante na resposta aos desafios sociais, ambientais e humanos, reforçando a coesão social e promovendo o bem-estar da população através de uma rede dinâmica de projetos, parcerias e iniciativas de cidadania ativa.
A Amadora reconhece que o desenvolvimento sustentável não se faz apenas através de políticas públicas estruturais, mas também pelo envolvimento ativo da comunidade na resposta aos desafios sociais, ambientais e humanos que marcam a vida da cidade. A intervenção do município ao nível do voluntariado encontra-se estruturada no Programa Municipal para o Voluntariado na Amadora, que promove e orienta a prática no território.
O voluntariado assume-se como uma expressão de cidadania ativa, participação cívica e solidariedade intergeracional, desempenhando um papel estratégico na promoção da coesão social, da saúde e do bem-estar da população.
O envolvimento dos mais jovens no voluntariado merece um destaque particular. Através do voluntariado jovem, promove-se uma educação para a participação, para a responsabilidade social e para o compromisso com a comunidade. O projeto Valoriza, desenvolvido pela Escola Secundária Fernando Namora, é um exemplo inspirador de como a escola pode ser um espaço privilegiado de formação cívica, capacitando os jovens para intervir de forma consciente e solidária dentro da escola e no território envolvente, contribuindo para uma cultura de participação ativa desde cedo.

No mesmo sentido, a Academia Sénior de Proteção Civil, promovida pela Câmara Municipal da Amadora, constitui um projeto inovador que valoriza o conhecimento, a experiência e a disponibilidade da população sénior. A atividade deste grupo de voluntários insere-se numa política de prevenção do risco, reforçando a literacia em proteção civil, promovendo o envelhecimento ativo e contribuindo para uma cidade mais segura e resiliente, onde todos têm um papel a desempenhar.
A promoção do voluntariado no concelho assenta também numa forte rede de parcerias. O Banco Local de Voluntariado da Amadora conta atualmente com 27 organizações promotoras de voluntariado ativas, que disponibilizam uma oferta diversificada de oportunidades de voluntariado em áreas distintas, como o ambiente e a proteção animal, a inclusão social, o combate à pobreza, entre outras, respondendo de forma integrada e próxima às necessidades da comunidade.
Neste contexto, destaque para o trabalho desenvolvido pela Associação Coração Amarelo – Delegação da Amadora, no âmbito do voluntariado de proximidade. A sua intervenção é determinante no combate ao isolamento social das pessoas idosas e dependentes, promovendo relações de confiança, apoio emocional e acompanhamento regular, com impactos significativos na promoção da saúde e do bem-estar, potenciando a qualidade de vida em meio natural.
O Município da Amadora reconhece e valoriza o contributo das pessoas voluntárias que, diariamente, se dedicam à comunidade, enaltecendo o seu mérito no Dia Internacional do Voluntariado, a 5 de dezembro.
A Amadora continuará a apostar no voluntariado, promovendo a criação de projetos inclusivos e inovadores, capazes de responder às necessidades da população, colocando as pessoas no centro da ação, fortalecendo a coesão do território e incentivando a participação de todos os que desejem dedicar o seu tempo a uma causa solidária.

