: 24 de Outubro, 2025 Redação:: Comentários: 0

Ricardo Sousa, diretor do Colégio do Minho, celebra os 83 anos da instituição, destacando como o Colégio tem sabido aliar os valores que sempre o definiram à inovação pedagógica. Fundado em 1942 num período de grandes desafios sociais e educativos, o Colégio do Minho mantém-se fiel à sua missão de educar com responsabilidade e exigência, formando alunos não apenas no conhecimento académico, mas também no desenvolvimento de atitudes e valores. Ao longo de mais de oito décadas, a escola consolidou-se como uma referência no panorama educativo português, combinando tradição, excelência académica e abertura às novas exigências do ensino do século XXI.

O Colégio do Minho celebrou recentemente o seu 83.º aniversário. Como descreveria o percurso da instituição ao longo destas mais de oito décadas? Que balanço faz deste caminho?

O nosso Colégio nasceu em 1942, num período marcante da nossa história e num contexto social particularmente exigente. Estávamos nos anos 40, numa sociedade e num mundo que enfrentavam enormes desafios. Nesse cenário, a educação ganhou especial relevância. Foi precisamente para responder a essas necessidades que surgiu o Colégio do Minho. Aliás, ao longo destas mais de oito décadas, mantivemos esse compromisso: enfrentar com responsabilidade os diferentes contextos e exigências que foram surgindo, sempre com uma atitude construtiva. Faço, por isso, um balanço muito positivo. Quando uma instituição se abre ao mundo, permanece atenta à realidade e procura dar respostas adequadas, isso revela vitalidade e coerência. Importa, no entanto, sublinhar que nunca nos afastámos do nosso ideário educativo. Os princípios que nos orientam continuam presentes nos nossos projetos e no quotidiano da nossa ação.

Ricardo Sousa, Diretor do Colégio do Minho

No que concerne à oferta formativa, que cursos e projetos disponibilizam atualmente a quem procura o Colégio do Minho?

Atualmente, o Colégio oferece o Ensino Básico regular, do 1.º ao 9.º ano, e mantém protocolos com Academias que possibilitam o ensino articulado, nomeadamente na área da Música. No Ensino Secundário, disponibiliza quatro Cursos Científico-Humanísticos: Ciências e Tecnologias, Línguas e Humanidades, Ciências Socioeconómicas e Artes Visuais. Além disso, os alunos têm a possibilidade de permutar disciplinas de acordo com as suas preferências e objetivos, o que enriquece e diversifica ainda mais os nossos currículos.

Quais são, na sua perspetiva, as principais características que distinguem o Colégio do Minho e o tornam uma referência no panorama educativo português?

O Colégio do Minho tem como missão educar com responsabilidade e exigência — princípios que constituem o nosso lema. Ser responsável e exigente nas competências académicas é essencial, pois procuramos que os nossos alunos alcancem a excelência no domínio do conhecimento. Contudo, valorizamos igualmente o desenvolvimento das atitudes e dos valores. Consideramos imprescindível trabalhar estas duas dimensões, que se interligam e se complementam, formando os pilares fundamentais da nossa ação educativa. Educar, hoje, é um desafio de grande complexidade, e, por isso, procuramos que os nossos alunos não se distingam apenas pelo saber académico, mas também pelo saber ser e estar. A sociedade necessita de pessoas bem formadas em todas as vertentes — e esse é o nosso ideário educativo.

O Colégio do Minho mantém-se consistentemente no topo do ranking distrital, com uma das melhores médias nos exames nacionais. Considera que este resultado reflete o empenho conjunto de alunos, professores e de toda a comunidade educativa?

Sem dúvida. O ranking é apenas um dos indicadores do muito que se faz em cada sala de aula e em cada espaço do Colégio. No entanto, o nosso trabalho — de alunos e professores — vai muito além das fronteiras físicas da escola. O empenho, a dedicação e o compromisso de todos refletem-se naturalmente nos resultados obtidos, mas sabemos que há dimensões do nosso trabalho que não podem ser traduzidas em números ou posições num ranking. O verdadeiro valor da nossa missão educativa vai muito além do que é mensurável.

Num contexto educativo em constante transformação, de que forma o Colégio do Minho se prepara para responder aos desafios da inovação tecnológica e às novas exigências do ensino no século XXI?

Ao longo dos nossos 83 anos de história, o Colégio do Minho tem procurado responder, com determinação e visão, aos desafios colocados pela sociedade e pelo sistema educativo. O ensino em Portugal transformou-se profundamente ao longo destas oito décadas, e o Colégio tem sabido acompanhar essas mudanças, mantendo-se na vanguarda da inovação pedagógica. É, sem dúvida, um grande desafio — mas estamos convictos de que saberemos dar uma resposta muito positiva às transformações que se avizinham. Esta nova realidade não nos assusta: já enfrentámos outros períodos de grande mudança e adaptação, e sempre conseguimos responder com sucesso e confiança aos desafios que o tempo nos foi impondo.

Como imagina o futuro do Colégio do Minho? Que objetivos e prioridades orientam a vossa visão para os próximos anos?

Dizem que o futuro a Deus pertence, mas eu e a minha equipa continuaremos, como sempre, a procurar dar resposta a todas as solicitações que nos são colocadas. Assim tem sido desde a primeira hora, e acredito que esse é o verdadeiro desafio: manter a capacidade de responder com dedicação, resiliência e compromisso. Estou certo de que estaremos à altura das exigências do futuro.