: 25 de Abril, 2025 Redação:: Comentários: 0

Com o apoio e influência da avó, da mãe e da melhor amiga, Stephanie Bento partilha a sua trajetória de sucesso à frente do Maré Shrimp & Stuff. Este restaurante, conhecido pela sua originalidade, prepara-se para surpreender novamente em abril com um novo menu, que incluirá opções inovadoras como a bifana de camarão-tigre e os pastéis de nata de camarão.

Stephanie, para começar, gostava de a conhecer um pouco melhor. Que características considera que a definem enquanto mulher?

Considero-me uma mulher intensa, com uma atitude firme perante os desafios da vida e profundamente genuína em tudo aquilo que faço e sou. Tenho em mim as influências de três mulheres incríveis que diariamente me inspiram: a minha avó, pela sua sabedoria e resiliência; a minha mãe, pelo seu exemplo de coragem e amor incondicional; e a minha melhor amiga Petra, que sempre me impulsionou a acreditar em mim e a seguir os meus sonhos.

Licenciou-se em Gestão de Marketing e Publicidade e, anos mais tarde, em Direito. O que a motivou a seguir estas duas áreas tão distintas?

Inicialmente, formei-me em Gestão de Marketing e Publicidade, uma área que tem sido essencial para o sucesso do restaurante Maré, permitindo-me aplicar estratégias sólidas de comunicação e gestão. Já o Direito surgiu por uma paixão pessoal muito forte, ligada ao meu enorme sentido de justiça e à minha paixão pela leitura e pelo conhecimento. Senti uma grande necessidade de aprofundar esta área e estou prestes a concluir esta segunda licenciatura, com planos de um dia exercer esta profissão também.

Como descreve o seu percurso profissional? E em que momento surgiu o Maré Shrimp & Stuff na sua vida?

Após terminar a minha licenciatura em Marketing, fui viver para o Rio de Janeiro durante algum tempo. Foi lá que comecei a sonhar e idealizar o Maré Shrimp & Stuff.

Sou muito ligada à minha família e percebi que queria regressar com um projeto sólido, queria algo que me permitisse unir a minha paixão pela gastronomia e pelo acolhimento ao público.

Ao voltar para o Algarve, transformei este sonho numa realidade que hoje é o Maré.

Tem sido um longo caminho, com muitas adversidades pelo meio, mas se assim não fosse, talvez o Maré não seria aquilo que é hoje.

Fale-nos um pouco mais sobre este espaço. O que o distingue dos demais?

O Maré é muito mais do que um restaurante; é um espaço onde histórias acontecem e memórias são criadas. É um projeto que me transformou enquanto mulher e empresária, fazendo-me acreditar no meu potencial, algo que devo em grande parte à Petra. O que torna o Maré especial é ser um restaurante com um conceito pensado ao detalhe, onde cada prato, cada ambiente, cada experiência reflete dedicação absoluta. Todos os nossos pratos têm camarão, é este o nosso conceito. Isto só é possível graças ao chef Valdemar Marques, cujo talento, empenho e amor pelo que faz elevam diariamente a qualidade e a identidade única do nosso espaço.

Stephanie Bento, juntamente com o Chef Valdemar Marques

Que surpresas reserva o novo menu do Maré Shrimp & Stuff, lançado este mês?

Todos os anos, nesta altura mudamos o nosso menu, eu e a minha melhor amiga viajamos uma vez por ano em prol do Maré, procuramos sabores pelo mundo inteiro, e chegamos sempre cá com imensas novidades, passamos as ideias ao nosso chefe e é junto dele que conseguimos chegar ao produto final. Ao contrário dos outros anos, este ano quisemos inspirar-nos naquilo que é nosso, e não há nada tão nosso quanto o pastel de nata, então desenvolvemos um pastel de nata de camarão, uma mistura entre o doce e o salgado. É um produto único, inovador e sinto que vai ser a próxima sensação do Maré, tal como foram as nossas bolinhas de berlim de camarão. Outra novidade é também a nossa bifana de camarão tigre, em vez de ser a típica bifana com carne, vai ser com um camarão tigre frito ao alho.

Sendo uma mulher empreendedora, com o seu próprio negócio e a estudar em simultâneo, como consegue conciliar a vida pessoal, familiar e profissional?

Confesso que não tem sido nada fácil, mas só é possível porque tenho a minha mãe e o meu marido que me ajudam imenso com as rotinas do meu filho José Bernardo.

Não sinto que me deva anular enquanto mulher em prol da maternidade. Claro que a minha vida mudou e acabo por deixar imensas coisas por fazer, principalmente na faculdade, acabo por estudar muito mais em casa, há dias em que não consigo mesmo ir porque o José precisa de mim.

Mas tento não fazer disso regra, até porque já tenho um mestrado em vista.

Na realidade, acho que se eu não estiver bem, o José também não está. A minha mãe tem sido o meu braço direito nesta jornada da maternidade, e é graças a ela que continuo a ir atrás dos meus sonhos.

Para si, o que significa ser uma mulher bem-sucedida?

Há uns bons anos atrás, talvez há 20, achava que ser bem-sucedida era ter dinheiro, hoje acho que vai muito além disso. A meu ver, passa por alcançar objetivos na nossa vida pessoal e profissional. Acima de tudo, encontrar a felicidade nas mais pequenas coisas.

Para concluir, que objetivos gostaria de alcançar nos próximos anos?

O maior objetivo da minha vida já foi alcançado quando os meus avós puderam conhecer o meu filho. Agora, olho para o futuro com a mesma paixão que me trouxe até aqui. Quero continuar a viver e a partilhar esta azáfama vibrante do Maré, acolher os clientes como amigos, ouvir e contar histórias à mesa e proporcionar experiências gastronómicas memoráveis. Pretendo evoluir e consolidar ainda mais este conceito, mantendo sempre viva a essência que nos distingue.