
O impacto das mudanças climáticas no setor da água impõe desafios crescentes à gestão deste recurso. Para dar resposta a esses desafios, a Aquapor está empenhada em liderar o processo de transição hídrica no nosso país, através da aposta na implementação de soluções inovadoras e sustentáveis.
Líder no setor privado dos serviços de água em Portugal, a Aquapor destaca-se pelo trabalho contínuo que desenvolve com o objetivo de transformar a forma como os recursos hídricos são hoje utilizados no nosso país. Consciente de que a água é um recurso escasso e limitado, a empresa foca a sua atuação na promoção da eficiência e do uso responsável da água. Assim, através da utilização de tecnologias avançadas e soluções inovadoras, a Aquapor apoia as indústrias e os municípios a adaptarem-se aos desafios da escassez e da qualidade da água, contribuindo para garantir um futuro mais sustentável. Como resultado do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido ao longo dos anos, a empresa alcançou em 2024 o melhor resultado de sempre no combate às perdas de água. Note-se que as perdas de água representam um problema em Portugal, onde cerca de 27% do total da água tratada que chega ao sistema de distribuição é perdido ou não é faturado. Através da sua empresa Luságua Lisboa, a Aquapor registou de forma inédita apenas 0,7% de perdas, um valor muito abaixo da média nacional, assumindo também uma posição de destaque ao nível mundial.A Aquapor é hoje uma empresa de refe-rência no setor, amplamente reconhecida pelos resultados que alcança e que garan-tem uma maior eficiência no uso da água. Em 2024, seis das suas concessões foram distinguidas pela ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos com selos de qualidade exemplar de água para consumo humano. Também em 2024, a excelência dos serviços fornecidos pela Aquapor foi reconhecida, tendo vencido o concurso público para a conceção, construção e exploração da dessalinizadora do Algarve, um projeto estratégico para o país, que vai permitir garantir o abastecimento público de água à população, num contexto de crescente escassez de recursos hídricos na região.

Compromisso com a inovação e sustentabilidade
A inovação é, sem dúvida, um dos principais pilares estratégicos da Aquapor e, para cumprir esta prioridade, a empresa aposta fortemente no desenvolvimento e implementação de tecnologias avançadas para otimizar processos, reduzir custos e melhorar a eficiência na gestão dos recursos hídricos. O mais recente exemplo desta abordagem inovadora é o projeto-piloto da CTGA, empresa da Aquapor, que vai ser implementado na região do nordeste transmontano. O projeto visa o tratamento de efluentes através da monitorização da qualidade das massas de água próximas dos pontos de descarga de efluentes de unidades de tratamento de águas residuais, bem como a instalação de barreiras reativas permeáveis para melhorar a qualidade dos efluentes. Com este projeto-piloto inovador, a empresa tem como objetivo melhorar a qualidade dos efluentes tratados e criar condições para a reutilização de águas de rega e irrigação em atividades agrícolas. Num contexto em que a escassez de água é cada vez mais um desafio e a reutilização de recursos hídricos se assume como uma prioridade, esta solução é um exemplo do trabalho que pode ser feito para responder às necessidades atuais e promover a sustentabilidade no futuro. Em toda a sua atividade, a Aquapor utiliza sistemas de monitorização inteligente, que possibilitam a análise em tempo real dos dados relacionados com o consumo de água, o tratamento de efluentes e a gestão de resíduos. A aposta na digitalização das operações da empresa permite, assim, a monitorização mais precisa, a identificação antecipada de problemas e a tomada de decisões mais rápidas e informadas, que contribuem para o aumento da eficiência das operações.
“Full-Service Provider”
A Aquapor expandiu significativamente a sua oferta de serviços com a integração das recém-adquiridas CTGA e Enviman, passando a oferecer soluções “de A a Z” em todo o ciclo urbano da água e serviços ambientais. Adotando o modelo estratégico “Full-Ser-vice Provider”, a empresa disponibiliza um portfólio abrangente, que inclui engenharia, soluções industriais, serviços técnicos, gestão de edifícios e gestão de resíduos. Esta abordagem integrada permite à Aquapor responder a todas as necessidades dos clientes, através da criação de sinergias entre as diversas áreas. Por outro lado, este modelo possibilita uma atuação proativa, através da oferta de soluções integradas que respondem não só para as necessidades imediatas, mas também às necessidades futuras. Ao abranger todo o ciclo da gestão da água e resíduos, permite assegurar a redução de custos e a maximização dos benefícios ambientais, promovendo a sustentabilidade e a eficiência a longo prazo.


Futuro mais sustentável
Com o impacto das alterações climáticas a fazer-se sentir de forma cada vez mais frequente e intensa, com situações de seca e de chuvas fortes, é inegável que o setor da água enfrenta atualmente um conjunto de desafios que exigem soluções inovadoras, adaptativas e sustentáveis. Para fazer face a este problema, é crucial que o mundo se adapte e que estabeleça a sustentabilidade e a qualidade hídrica como prioridades. Com este propósito, os investimentos deverão refletir uma mudança de visão, de um eixo de prevenção para um eixo de adaptação, o que passa naturalmente pela implementação de novas políticas, mas também pelo investimento na criação de soluções que aliem a tecnologia e a inovação. Só assim será possível responder de forma eficaz aos desafios da gestão da água, um recurso indispensável para a vida. As empresas do setor deverão, por isso, estar alinhadas com estas prioridades. Porque se queremos de facto combater o problema das alterações climáticas, é urgente investir na transição hídrica. A Aquapor está não apenas preparada para lidar com esses desafios, mas também para liderar o caminho em direção a um futuro que se quer mais resiliente e sustentável.
