Foi num ambiente de grande sofisticação e requinte que se realizou, no Convento do Beato, em Lisboa, a primeira edição dos TheFork Awards em Portugal, onde foram reconhecidos os restaurantes que abriram portas no último ano e que demonstraram padrões de qualidade acima da média. O evento, que juntou as principais figuras do setor gastronómico em Portugal, permitiu “dar maior visibilidade aos projetos de restauração ainda numa fase embrionária”, tal como conta à Mais Magazine, Sérgio Sequeira, Country Manager Iberia do TheFork.
O projeto TheFork tem ganho cada vez maior preponderância no setor da restauração não apenas em Portugal, como também pela Europa, graças à sua missão de promover os restaurantes, aproximá-los dos seus clientes e divulgar o melhor da gastronomia local. Assim, depois do sucesso em Itália, França e Espanha, contando já com várias edições, os TheFork Awards chegaram este ano a Portugal. Um galardão diferenciado dos restantes deste setor, visto que dão destaque apenas aos restaurantes que entraram no mercado nos últimos 12 meses e que ainda se encontram numa fase embrionária. “Este é um galardão que se distingue dos restantes, porque se maioria dos prémios desta área são direcionados para todos os restaurantes, ainda que alguns sejam setoriais, os TheFork Awards destinam-se apenas aos projetos mais recentes e que se encontram ainda nos primeiros meses de atividade, onde existem maiores obstáculos e risco. Por isso mesmo, nesta fase a visibilidade extra que nos propomos a dar é fundamental para o seu sucesso, dando-lhes um acréscimo de procura”, explica Sérgio Sequeira.
A escolha dos 31 restaurantes nomeados e posterior eleição do grande vencedor surge através de uma dinâmica “muito interessante que junta o conhecimento dos Chefs e a experiência dos consumidores junto dos restaurantes”. Numa primeira ase, 49 Chefs e seis grandes personalidades do panorama gastronómico português compuseram o júri que, usufruindo do seu vasto conhecimento no setor, nomeou os restaurantes a concurso, fazendo uma pré-seleção onde foram identificados um conjunto de estabelecimentos com qualidade assinalável. Numa segunda fase, o concurso foi aberto unicamente ao público que teve a responsabilidade de eleger o grande vencedor da noite. “Pareceu-nos que a participação do público era importante e conseguimos encontrar um conceito interessante onde, primeiro, os especialistas identificaram um grupo de restaurantes com qualidade e, depois, chega o reconhecimento do público”, explica Sérgio Sequeira.
Um evento aberto a todo o setor gastronómico em Portugal
Ainda que Portugal tenha sido palco destes prémios gastronómicos pela primeira vez, Sérgio Sequeira não tem dúvidas do sucesso que esta iniciativa terá anualmente, promovendo os novos empreendimentos na restauração e divulgando o melhor da gastronomia portuguesa. “Em 2022, estive presente no lançamento da primeira gala do TheFork Awards em Espanha, sendo que um restaurante saiu vencedor do People’s Choice Award. No ano seguinte, durante a gala, encontrei-me com os donos desse mesmo espaço e eles confidenciaram-me que depois de terem vencido este galardão notaram maior visibilidade e um pico de procura fantástico. Desta forma, temos verificado que somos percursores a identificar a qualidade, visto que muitos dos restaurantes nomeados, anos mais tarde, estão a ser distinguidos de outras formas, como referências no Guia Michelin, o que só vem atestar a qualidade que foi identificada por nós no início dos projetos. A missão destes prémios é exatamente esta. Dar visibilidade não só aos vencedores, mas também a todos os nomeados, mesmo aos restaurantes que não trabalham com o TheFork. Um evento aberto a toda a restauração de Portugal”.Durante a gala dos TheFork Awards as mulheres estiveram em destaque, com o jantar da gala a ser preparado pelas chefs Justa Nobre, Ana Moura, Marlene Vieira e Sara Soares. Um menu criativo e composto por pratos que celebram a riqueza da gastronomia portuguesa e o talento feminino na cozinha portuguesa. “Quando olhamos para a alta cozinha portuguesa verificamos que as mulheres ainda não têm um papel devidamente reconhecido. Portanto, decidimos dar este passo e dar também visibilidade ao talento nacional feminino que existe em Portugal”, esclarece Sérgio Sequeira.
O restaurante ÀCosta by Olivier (Lisboa) foi consagrado com o cobiçado Peo-ple’s Choice Award, sendo que os restaurantes Petiscaria da Esquina (Lisboa), Nem Carne Nem Peixe (Porto), Taberna Sal Grosso (Évora), Oculto (Vila do Conde), Áurea (Lisboa), Rural 150 (Valada do Ribatejo), Touta (Lisboa), Pata Gorda (Porto) e Canalha (Lisboa) compõem a lista dos dez restaurantes mais votados pelo público. Durante a noite, foram ainda entregues alguns prémios especiais, sendo que o restaurante Lura (Baião) recebeu o galardão Mundo Rural, que premeia os projetos localizados fora dos grandes centros urbanos; o Ciclo (Lisboa) recebeu o prémio Cozinha Sustentável, que destaca os espaços com foco nas práticas sustentáveis e responsabilidade ambiental; o Ryoshi (Lisboa) recebeu o galardão Cozinha Contemporânea, fruto da modernidade na cozinha; e o Bar Alimentar (Lisboa) foi distinguido com o Media Choice, escolhido por um grupo de jornalistas.