Iniciativa abrange cerca de cinco mil escolas de todos os ciclos
Inscrições abertas a partir de hoje, 31 de outubro
3 prémios: Prémio Conhecimento, Prémio Desportivo e Prémio Experiência
O concurso “Jogar na linha” da Escola Virtual é uma das iniciativas do Projeto “Jogar na linha – Uma medida contra a obesidade infantil”, promovido pela Fundação Luís Figo, em parceria com a Egas Moniz School of Health and Science e o Grupo Porto Editora, para a sensibilização e consciencialização da comunidade escolar e da sociedade em geral para esta temática. Aberto a todos os ciclos de ensino e apoiado pela Direção-Geral da Educação (DGE), a iniciativa convida escolas e alunos a desenvolverem projetos que promovam estilos de vida saudáveis e incentivem à reflexão sobre a importância da alimentação equilibrada e da atividade física.
Para Luís Figo, Presidente da Fundação Luís Figo, “é um orgulho lançar o “Jogar na Linha”, um concurso que pretende envolver a comunidade escolar e alertar para estes temas que tanto impactam a vida e o bem-estar das nossas crianças e jovens. Tem sido um caminho que a Fundação Luís Figo tem vindo a percorrer, primeiro com a formalização da colaboração com a Egas Moniz School of Health and Science, depois com a assinatura do protocolo com a Direção Geral da Educação do Ministério da Educação, e agora com esta parceria com a Escola Virtual que nos vai permitir chegar a todas as escolas do país. Precisamente por termos dados cada vez mais sérios que confirmam que o aumento de patologias como a obesidade infantil ou a diabetes afetam o crescimento e o bom desenvolvimento das crianças e jovens, e que este está diretamente relacionado com o seu estilo de vida, na Fundação Luís Figo decidimos implementar este Programa de Ação que propõe uma abordagem integral e transversal.”
O estudo da Childhood Obesity Surveillance Initiative da Organização Mundial da Saúde/Europa revelou, no ano passado, que 31,9% das crianças tinham excesso de peso, das quais 13,5% apresentavam obesidade. Face a este cenário, José João Mendes, Presidente da Egas Moniz School of Health and Science, refere que “estes números são alarmantes e devemos de forma urgente promover hábitos de vida saudáveis entre as crianças e os adolescentes. A obesidade infantil é um problema que impacta não só a saúde física das crianças, mas também o seu bem-estar. Através de iniciativas como estas somos capazes de promover mais rapidamente a adoção de uma vida mais saudável e ainda envolver a comunidade escolar e sensibilizar a sociedade sobre a importância e prevenção da obesidade”.
Também Vasco Teixeira, CEO do Grupo Porto Editora, refere que se “torna essencial integrar a saúde na educação, promovendo a consciência crítica entre os alunos sobre a importância de manter hábitos saudáveis, tanto na escola como em casa. O concurso “Jogar na Linha” oferece aos educadores, através da plataforma Escola Virtual, ferramentas pedagógicas, através da combinação de criatividade e trabalho de projeto, que irão apoiar os professores na sua importante tarefa de sensibilizar e alterar comportamentos, incentivando a adoção de hábitos saudáveis e a reflexão sobre o impacto de práticas prejudiciais.”
No encerramento do lançamento da iniciativa, Teolinda Silveira, vice-presidente da Câmara Municipal de Almada, salientou que “as escolas são ambientes promotores do sucesso, pelo que é com grande entusiasmo que participamos neste programa, que encaixa na nossa missão de conseguirmos ter mais longevidade com uma melhor qualidade de vida”. Por seu lado, David Sousa, Diretor Geral de Educação, alertou para “o desafio imenso que está na base deste programa, que é, por um lado, chegar aos 809 agrupamentos de escola que temos em todo o país, e, por outro lado, fazermos com que a escola continue a ser o centro da cidadania, promovendo formas saudáveis de vida, para termos um país mais saudável e feliz”.
O concurso, aberto a todas as escolas interessadas do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico, assim como do Ensino Secundário e Profissional, convida os alunos a desenvolverem projetos criativos que promovam práticas mais saudáveis, tanto na alimentação como na atividade física.
As inscrições para o concurso começaram hoje, dia 31 de outubro, e estão abertas até 16 de fevereiro de 2025, seguindo-se uma votação pública entre 20 de fevereiro e 5 de março. Os projetos semifinalistas serão anunciados a 7 de março e a avaliação final pelo júri decorrerá entre 10 e 16 de março. Os finalistas serão revelados a 18 de março, culminando com a gala de atribuição de prémios a 2 de abril de 2025.
Serão atribuídos prémios aos alunos e aos professores orientadores dos projetos finalistas: o Prémio Conhecimento, atribuído ao 3º lugar e patrocinado pela Porto Editora, o Prémio Desportivo, atribuído ao 2º lugar com o apoio da Sport Zone, e o Prémio Experiência, para o 1º lugar, patrocinado pela MEO Kalorama.